quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Empatia: Capacidade de Análise dos Argumentos dos Adversários

Inicio este Texto para Discussão com uma síntese do documento oficial da Secretaria da Política Econômica, onde ela explicita por escrito a base teórico-ideológica da estratégia de política econômica implementada atualmente na economia brasileira.

Em seguida, exponho os dois polos do debate público na área econômica.

No terceiro tópico, contraponho duas correntes teológicas para sugerir como o debate entre essas correntes de pensamento econômico está carregado de dogmatismos quase religiosos.

No quarto tópico, para entender a fase do ciclo vivenciada atualmente, apresento um diagnóstico de acordo com as flutuações do endividamento nos principais ciclos de alavancagem financeira da economia brasileira.

No quinto tópico, apresento conceitos-chaves do pensamento neoliberal: reaganomics, “trickle-down economics” ou Economia do Gotejamento, Economia pelo Lado da Oferta e Curva de Laffer.

Concluo com a defesa da importância do conhecimento da Ciência da Complexidade, para um terceiro pensamento oferecer uma alternativa ao pensamento binário (“preto ou branco”) e ser incluído na discussão sobre a política econômica.

Download: Fernando Nogueira da Costa – Empatia: Capacidade de Análise de Argumentos dos Adversários

Empatia: Capacidade de Análise dos Argumentos dos Adversários publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário