quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Tesla: Santa Catarina seria o estado escolhido para Gigafactory

Tesla: Santa Catarina seria o estado escolhido para Gigafactory

Parece que a repercussão sobre a Tesla no Brasil está levando a novos desdobramentos na intenção do Brasil de atrair o investimento da montadora de Elon Musk. Como já havíamos publicado, o deputado Daniel Freitas (PSL/SC) e autor do PL 4825/2019, quer criar uma comitiva com o presidente Jair Bolsonaro para atrair a atenção da montadora para o país.

Autor do projeto de lei – citado acima – que isenta de IPI os carros elétricos até 2029, Freitas busca a entrada da Tesla no país com uma fábrica, conhecida na Tesla como Gigafactory. Já reunido com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o deputado federal sugere a instalação da planta em Santa Catarina.

Sem ainda citar a Tesla, Freitas menciona que a intenção da empresa é abrir uma unidade na América do Sul em até três anos, o que significa concluir o negócio até 2023, que é o primeiro ano do próximo governo ou o segundo período se o atual conseguir a reeleição.

Como a intenção da Tesla seria “abrir” uma fábrica até 2023, a conclusão do negócio teria de ser feita ainda na atual gestão. Por ora, ainda não se sabe quando essa comitiva de visita à Tesla será formada e fará a viagem até Fremont, Califórnia. Elon Musk não se pronunciou sobre o assunto em sua conta no Twitter. Deve estar aguardando o contato.

Model 3 25% mais barato

Tesla: Santa Catarina seria o estado escolhido para Gigafactory

Atualmente, a Tesla conta com uma Gigafactory nos EUA fazendo carros, além de outra na China com o mesmo propósito. A terceira será feita na Alemanha. O que se sabe sobre novas linhas de montagem é que Musk está interessado em fabricar no Texas, onde possivelmente faria a picape Cybertruck, que atualmente tem 500.000 reservas feitas.

Além disso, em relação aos preços, a Tesla estaria desenvolvendo uma versão do Model 3 com baterias de LiFePO4 (lítio-fosfato de ferro), que reduzirá seu preço em 25%.

O projeto está sendo tocado pela fornecedora chinesa Ninge para introdução numa versão local, que poderia ser feita aqui também. Nos EUA, o preço do Model 3 cairia de US$ 37.500 para US$ 28.125, dessa forma. Além disso, ainda na China, a marca busca desenvolver um modelo menor que o sedã elétrico para custar menos ainda.

© Noticias Automotivas. A notícia Tesla: Santa Catarina seria o estado escolhido para Gigafactory é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Tesla: Santa Catarina seria o estado escolhido para Gigafactory publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário