A PSA estava preparando um sedã topo de linha para sua marca premium DS, que nasceu a partir da Citroën. O modelo era aguardado com alguma expectativa, já que é a aposta de luxo do grupo francês.
Agora, surge o DS 9 Tense e, para muita gente, o que se vê é um Peugeot 508, mas não a versão europeia e sim o modelo chinês, que é mais longo e conhecido como 508L. Ainda assim, o novo carro é maior e igualmente feito por lá.
Com 4,93 m de comprimento e 2,90 m de entre eixos, o DS 9 Tense é um sedã realmente bem grande, superando bastante tanto 508 europeu quanto o chinês, que mede 4,85 m de comprimento e 2,85 m de entre eixos.
Com isso, o DS 9 Tense se converte no segundo maior sedã da PSA (incluindo Opel e Vauxhall), perdendo apenas para o Citroën C6 da China, que mede 4,98 m de tem os mesmos 2,90 m de base.
Embora ambos tenham a mesma distância entre os eixos, eles possuem plataformas diferentes. O C6 é um Dongfeng Fengshen A9 por baixo, enquanto o DS 9 Tense é construído sobre a plataforma modular EMP2, tanto que herdou as características do sedã da Peugeot.
Visualmente, o DS 9 Tense tem a frente muito semelhante em aspecto ao DS 3 Crossback, incorporando faróis triplos full LED, assim como assinatura em LED sinuosa sob o conjunto ótico. Na traseira, as lanternas em LED retangulares possuem acabamento cromado.
Sofisticado, o DS 9 Tense possui maçanetas retráteis e vigia traseira com luzes auxiliares, enquanto “sabres laterais” sob as lanternas fazem alusão aos carros franceses dos anos 30. No capô, o emblema “Clous de Paris” é usado pela primeira vez do lado de fora de um modelo da marca.
Por dentro, o ambiente é ricamente decorado e estilisticamente ousado, tendo um relógio BRM no topo do painel, bem como cluster digital e multimídia com apresentações gráficas elegantes. Couro e outros materiais de primeira linha se encontram no acabamento interno. No banco traseiro, comandos de mídia e climatização, por exemplo.
O DS 9 Tense tem condução semiautônoma e estacionamento automático, bem como faróis adaptativos e um sistema preditivo de condução, que permite visualizar as condições da estrada e tráfego, antecipando as ações do câmbio. A suspensão é adaptativa e foi desenvolvida exclusivamente para ele.
Na mecânica, o DS 9 Tense vem com motor Puretech 1.6 Turbo (THP) com 225 cavalos. Não há versão diesel, tendo três opções híbridas. A primeira tem 225 cavalos (1.6 Turbo com 180 cavalos e elétrico com 110), enquanto outra vem com 250 cavalos e a mais potente, entrega 360 cavalos nas quatro rodas.
O câmbio é automático de 8 marchas e as baterias de lítio são recarregáveis em fontes externas. Só na versão 225 cavalos, a autonomia é de 50 km no modo elétrico, podendo alcançar até 135 km/h usando energia.
DS 9 Tense – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia DS 9 Tense incorpora o Peugeot 508l chinês para o mercado europeu é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
DS 9 Tense incorpora o Peugeot 508l chinês para o mercado europeu publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário