Seu nome surgiu numa época em que a General Motors tinha seu próprio “Salão do Automóvel” e o antílope africano logo ganhou a gravata dourada dois anos depois, em 1958. Grande e imponente, o Impala refletia o gigantismo do estilo de vida americano dos anos 50.
Hoje, 62 anos depois da estreia do Chevrolet Impala no “Motorama” de 1958, a GM diz adeus ao seu icônico sedã de luxo, que atravessou 10 gerações para morrer diante dos SUVs. Estes já não são tão dinossáuricos quanto seus pares da época do lançamento, porém, estão devorando as vendas de todas as outras espécies de automóveis que ainda resistem.
O segmento de sedãs nos EUA está sendo envolvido pelos SUVs e crossovers, vitimando diversos modelos, em especial de Ford e GM. Nesta última, o Impala não suportou a queda nas vendas e sai de cena junto com Cruze. Em 2019, as vendas caíram 20,5% e pouco mais de 44 mil unidades encontraram seus donos.
O Chevrolet Impala sai da linha de montagem em Detroit-Hamtramck para dar lugar a um ex-dinossauro, que agora ressuscita como um veículo amigável em tempos de batalhas climáticas. O Hummer da GMC será fabricado nesta fábrica da GM, que recebeu US$ 2,2 bilhões para produzir SUVs grandes e picapes, ambos elétricos.
Dali sairá também o futuro da GM, na forma do Cruise Origin, um monovolume elétrico e autônomo, que converterá os clientes da empresa em usuários de serviços e sem direito à direção. Quanto ao Impala, ele entra para a história do automóvel, tendo influenciado inclusive nosso Chevrolet Opala.
Feito sobre a plataforma Epsilon II da GM, a mesma dos modelos Saab 9-5, Buick LaCrosse e Cadillac XTS, o Impala atual chegou a ser fabricado no Canadá e usou os motores 2.4 eAssist com 197 cavalos combinados, 2.5 SIDI com 200 cavalos (o mesmo da S10 Flex) e V6 3.6 de 310 cavalos. Chegou a ter uma versão GNV.
Chevrolet Impala – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Após 62 anos, Chevrolet Impala sai de cena para dar lugar aos SUVs é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Após 62 anos, Chevrolet Impala sai de cena para dar lugar aos SUVs publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário