sábado, 22 de fevereiro de 2020

Avaliação: JAC iEV40 tem boa proposta, mas preço alto atrapalha

Avaliação: JAC iEV40 tem boa proposta, mas preço alto atrapalha

O JAC iEV40 é um dos cinco modelos de veículos elétricos que a JAC Motors comercializa no Brasil. O crossover compacto foi o primeiro disponível para o público.

Muito parecido com a versão 1.6 CVT do JAC T40, o iEV40 é 100% elétrico e vem numa proposta de eficiência energética que, no entanto, esbarra em alguns detalhes.

Talvez, o principal deles seja mesmo o custo de aquisição, porque mantê-lo é realmente muito mais em conta que qualquer carro popular que exista no mercado.

Avaliação: JAC iEV40 tem boa proposta, mas preço alto atrapalha

Custando agora R$ 161.900, o JAC iEV40 é importado e já subiu de preço algumas vezes desde o lançamento, o que torna sua proposta cada vez mais difícil num ambiente como esse.

Bem equipado, silencioso e com bom espaço interno, o crossover elétrico tem ainda um desempenho agradável e eficiência comprovada. Será que vale a pena?

Por fora…

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O JAC iEV40 tem detalhes externos que o diferenciam do T40 e nem é preciso os adesivos “de concessionária” da JAC para ele ser facilmente identificável nas ruas.

Na frente, o crossover apresenta um visual que remete ao futuro, tendo acabamento em preto brilhante e cromo, para destacar a ausência da grade, clara indicação de que é um elétrico.

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Em seu lugar, uma tampa automática expõe o conector de 5 pinos padrão do Brasil, além de um duplo para outros mercados. Nas portas, o badge declara que ele é 100% elétrico.

Nas colunas C, o logotipo iEV fica em destaque num fundo preto. Na traseira, além do “iEV40”, mais um badge igual ao das portas para confirmar que se trata de um elétrico. De resto, é igual ao T40.

Por dentro…

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No interior, o ambiente escurecido do JAC T40 é reproduzido quase fielmente no iEV40, mas com alterações óbvias.

O cluster é digital, mas com três telas, onde aparecem a temperatura das células, o nível de carga da bateria (inclusive em percentual) e um display central como um computador de bordo.

Nele, temos velocímetro, autonomia e hodômetros, entre outras informações. Um econômetro em forma de círculos indica a posição exata de economia de energia.

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Diferente de outros carros elétricos, a instrumentação é simples, mas funcional, sem apresentações exageradas e complexas de entender.

Na multimídia, além da falta de Android Auto e Car Play, o JAC iEV40 traz informações relativas ao consumo em km/kWh, bem como histórico e distribuição de energia no veículo.

No carregamento, o status da carga é informado também. O display traz ainda monitoramento em 360 graus, sensor de pressão dos pneus e um espelhamento de celular muito ruim de fazer.

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É preciso um sistema de entretenimento mais completo e com os sistemas de Google e Apple. Há também reprodução dos ajustes de temperatura.

No túnel, a alavanca vem em formato de joystick, com boa aparência, montada sobre uma base em preto brilhante.

Entre os bancos, comandos dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além das 4 câmeras do monitoramento em 360 graus, que possui uma animação em 3D.

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O freio de estacionamento é eletrônico, diferente do T40, que tem o mecânico. Ao seu lado, o botão do Auto Hold garante conforto no anda-e-para.

No lado esquerdo do volante, os botões do modo Eco e da abertura da tampa de carregamento são interessantes.

O ruim é que o modo Eco não fica visível da posição do motorista, dificultando seu acionamento durante a condução.

A coluna de direção não tem ajuste de profundidade, o que incomoda motoristas altos. Aliás, a posição de dirigir é elevada, ficando a cabeça próxima do teto, mas sem raspar.

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O motivo é que sob os assentos estão as baterias de lítio. Com pedais esportivos, o JAC iEV40 tem um piso mais alto, porém, perceptível mesmo apenas atrás.

Já os bancos revestidos em material premium são bem envolventes e confortáveis, tendo o do motorista, apoio de braço retrátil.

Atrás, o espaço para as pernas é o mesmo do T40, porém, o piso é mais alto e os joelhos ficarão mais dobrados por conta disso.

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Já no porta-malas, o espaço é o mesmo do T40, com os 450 litros até o teto. Não é muito olhando pessoalmente, mas dá para suprir as necessidades do dia a dia.

Não há estepe, mas um calibrador com reparador para os pneus, que ocupa o lugar que bem poderia acondicionar a bolsa do carregador de 220V e 20A.

Por ruas e estradas…

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O JAC iEV40 é um carro bem esperto para seus 1.460 kg. Seu motor elétrico dianteiro de 115 cavalos e 27,5 kgfm, entrega tudo de uma vez e dá ao crossover boa agilidade no trânsito.

A JAC Motors fala que ele vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e tem máxima limitada de 140 km/h. Para sua proposta, está muito bom.

Antes de acelerar, porém, um detalhe é importante. No modo normal, a autonomia é de 280 km com a bateria 100% cheia. Nesse caso, a força está toda disponível.

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No modo Eco, o alcance vai para 300 km, mas com redução da força já no pedal, assim como de outros periféricos. Não há corte de funções, como no Jaguar I-Pace, por exemplo.

Então, mesmo na função de economia, o JAC iEV40 é totalmente funcional, tendo ar condicionado bem eficiente e multimídia com todas as opções disponíveis.

Ao ligar o botão de partida, a palavra Ready se acende no painel e o chinês elétrico está pronto para sair. Basta colocar em Drive para que ele comece a rodar.

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Silencioso, o iEV40 deixa apenas que o ruído dos pneus e um leve zunido do motor acompanhem o condutor em um ambiente com o som desligado.

Se enfiar o pé no acelerador, o JAC iEV40 arranca como se tivesse um motor com turbo e injeção direta no cofre, porém, mais imediato, devido à força 100% instantânea.

Para sua proposta, o conjunto motriz é mais que suficiente e ele não fica devendo em nada no que diz respeito ao desempenho. Mesmo no modo Eco, ele anda bem.

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Há um retardo inicial no pedal, que incomoda nesse caso, mas a condução é tranquila e sem sobressaltos. Sem som de trólebus no modo de regeneração, o iEV40 passa discreto.

Aliás, é bom frisar que, essa função do chamado i-Pedal, só funciona abaixo de 80% da carga, reduzindo bastante a velocidade, mesmo em aclives longos.

Com ela, pode-se até antecipar as paradas em semáforos. Fora dessa condição de recuperação energética máxima, a redução é bem menos perceptível, assim como a regeneração.

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Ar condicionado ligado é outro fator que reduz a carga da bateria e consequentemente a autonomia, variando seu impacto de acordo com o nível de energia disponível.

Não há um modo Boost ou qualquer outra opção de poupar energia ou de performance adicional. O iEV40 é bem simples nesse caso, mas isso é o suficiente.

Na estrada, ele anda melhor que o T40, já que tem mais energia para ultrapassagens e subidas longas que os motores 1.5 JetFlex e 1.6 DVVT.

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Rodando na cidade, o consumo ficou em 7 km/kWh, o que é bom, pois significa em torno de 280 km de autonomia. Na estrada a 110 km/h, caiu para 5 km/kWh ou cerca de 200 km.

Se for acelerar de forma esportiva, ele faz 4 km/kWh. No uso geral, tanto em cidade quanto em estrada, o JAC iEV40 mostrou que é um carro viável.

Sua direção elétrica é bem ajustada e confortável, enquanto os freios atendem muito bem em eficiência. Já a suspensão tem um ajuste macio, porém, com curso pequeno.

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Isso incomoda em valetas e depressões no asfalto, onde as rodas acabam saindo do piso e provocando a batida seca. O T40 vai pelo mesmo caminho.

Tendo centro de gravidade mais baixo, ele é mais estável em curvas fechadas e desvios rápidos de trajetória, sendo um carro bem mais neutro durante a condução.

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Como é um carro alto, mesmo cheio, ele não raspa o fundo em lombadas e nem a frente em calhas de água. Se a rua tiver água? Sim, ele passa até um nível aceitável, tranquilamente.

Obviamente, como todos os carros, evitar áreas alagadas onde ninguém está passando é mais que prudente.

Para carregar, custa quanto?

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Carregamos as baterias de lítio de 40 kWh em tomada doméstica de 220V, usando um adaptador de 20A para receber o plugue que veio no carro, um item que custa R$ 3.990.

Com ele, você pode carregar o JAC iEV40 em casa, durante a noite. Também pode fazer o mesmo no trabalho, caso haja disponibilidade, assim como na casa de veraneio.

Sim, o JAC iEV40 pode ir de São Paulo às praias do litoral ou do Rio para a região dos Lagos, por exemplo. Ele pode ainda ser recarregado em estações de carga rápida nas estradas.

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De volta à casa, em 10 horas de carregamento, a carga da bateria passou de 27% para 70%, um ganho de 43%. A autonomia passou de 64 km para 202 km, 138 km adicionais.

O consumo de energia, descontando-se o gasto diário da residência, foi de 20 kWh. Com o custo unitário do kWh na CPFL de R$ 0,25394000, o valor chega a R$ 5,0788.

Na conta, o kWh é praticamente dobrado com os impostos, então calculamos que o custo para uma recarga completa fique perto de R$ 12,00 com o custo unitário da energia.

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Isso dá quase o mesmo que a JAC divulgou como custo em São Paulo, onde uma carga completa custaria R$ 23,00.

Para quem roda 30 km diários e deixa o fim de semana para rodar com seu outro carro à gasolina, especialmente para viagens mais distantes, a média mensal ficaria em 600 km.

Num ano, seriam R$ 552 para rodar 7.200 km. Como comparação, um carro 1.0 fazendo 15 km/l de média, teria que desembolsar R$ 2.551 em gasolina com o preço médio de R$ 4,69, o litro. Trata-se realmente de uma boa redução de quase R$ 1.700 por ano.

Por você…

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Como se vê, o impacto no “abastecimento” do JAC iEV40 e de outros elétricos, é bem menor que num carro comum. O problema é a disponibilidade de pontos de recarga no Brasil.

Contudo, ainda assim, o preço alto na aquisição atrapalha, mesmo com um serviço de concierge que conecta cliente e JAC, podendo socorrê-lo em caso de emergência.

O cabo de carregamento doméstico é outro custo, sem contar o wallbox, que sai por R$ 8.500 para acelerar a recarga em casa e ainda com direito aos eletropostos da EDP.

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Para uma comparação de valores, o T40 CVT custa R$ 78.490. Ou seja, daria para comprar dois e ainda sobraria R$ 4.920, pouco mais que o valor do cabo doméstico de 220V.

Por ora, o JAC iEV40 é uma aposta cara, que apenas consumidores de alto poder aquisitivo poderão pagar para tê-lo em suas garagens com mais de um carro.

Ainda assim, o caminho da eletrificação já foi iniciado e espera-se que num futuro, que não seja tão distante, carros como o iEV40 possam ser mais acessíveis. Aí sim! Ele valerá a pena!

Medidas e números…

Ficha Técnica do JAC iEV40 2020

Motor/Transmissão

Motor – 1 elétrico (um no eixo dianteiro)

Potência – 115 cv a 0 rpm

Torque – 27,5 kgfm a 0 rpm

Transmissão – automática de uma velocidade

Tração – Dianteira

Baterias – Íons de lítio com 40 kWh

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,8 segundos

Velocidade máxima – 140 km/h (limitada)

Consumo urbano – 7 km/kWh

Consumo rodoviário – 5 km/kWh

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.135 mm

Largura – 1.750 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.565 mm

Entre eixos – 2.490 mm

Peso em ordem de marcha – 1.460 kg

Porta-malas – 450 litros (até o teto)

Preço: R$ 161.900 (preço base)

JAC iEV40 2020 – Galeria de fotos

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