O Novo Citroën C4 e sua variante elétrica ë-C4 acabaram aparecendo antes da hora, logo após o teaser que destacava a lanterna traseira. Como já se imaginava, o hatch virou crossover para poder surfar na onda dos SUVs.
A Citroën não liberou todos os detalhes do Novo C4, já que o lançamento oficial será dia 30, mas revelou completamente seu visual, inclusive o painel.
O modelo não teve o tamanho revelado, mas acreditamos que terá porte médio ou algo perto das medidas sugeridas pela plataforma CMP.
Nesse caso, pensamos em um crossover indo de 4,26 m de comprimento com 2,65 m de entre eixos até por volta de 4,40 m e a mesma base. Se não fosse por este último detalhe, já que poderia ter 2,54 ou 2,59 m de entre-eixos, imaginaríamos o Novo C4 como concorrente direto do VW Nivus.
Além de ser um crossover, o Novo C4 também usa e abusa do perfil cupê, ainda mais com a traseira exótica, onde um defletor de ar com uma lente em LED, além das lanternas – também em LED – fixadas na carroceria.
O defletor passa sobre a vigia traseira e cria um visual bem aerodinâmico. A tampa tem fundo preto na base e o para-choque é bem pronunciado na traseira.
Na frente, as luzes diurnas foram afiladas ao máximo, deixando que o conjunto ótico principal fosse de maior diâmetro, tendo faróis full LED, repetidores de direção e assinatura em LED. O duplo chevron cromado se funde com estas duas partes.
O para-choque tem uma pequena grade superior e o desenho do protetor lembra o C3 Sedan chinês. De fato, o Novo C4 também será um irmão asiático deste produto exclusivo daquele país.
Com vincos acentuados nas portas dianteiras e Airbumps nas laterais, o crossover aposta no visual para se dar bem. Dentro, ele também fará jus à marca parisiense, tendo um painel retangular com cluster digital e multimídia de tela plana.
O ar condicionado dual zone com displays nos botões é menos chamativo, mas o túnel entre os assentos tem um console apenas com botões de marcha, julgando ser esse o conjunto do ë-C4. Contudo, o Novo C4 em versões a gasolina ou diesel deve receber o joystick da PSA.
O Novo Citroën C4 – como se apresenta na Europa – dificilmente será vendido aqui com tudo o que tem. Não estamos falando de conteúdo opcional, mas mecânico mesmo.
O crossover recebe o pacote Advanced Comfort, que inclui batentes hidráulicos progressivos para suavizar e nivelar a suspensão, assim como bancos com densidade exclusiva.
Até o ë-C4 recebe o ë-Comfort, que adiciona as vantagens da propulsão elétrica, especialmente o baixíssimo nível de ruído e condução ágil.
Na mecânica, o Novo C4 terá motores Puretech 1.2 Turbo com 110 ou 130 cavalos, além do Puretech 1.6 com 180 ou 225 cavalos. No diesel, a oferta deve ser centrada no BlueHDi 1.5.
No caso do ë-C4, o propulsor de 136 cavalos e 26,4 kgfm se fará presente com baterias de 50 kWh, tendo autonomia acima de 320 km. Por ora, é o que sabemos.
Se tiver um porte de Nivus ou pouco acima, dificilmente virá para não concorrer com o Cactus, mas se medir muito mais, poderia ser um intermediário entre o brasileiro e o francês C5 Aircross.
Citroën C4 e ë-C4 2021 – Galeria de fotos
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