O Honda HR-V 2018 chegou ao mercado naquele ano com algumas novidades importantes, recebendo um retoque visual, agregando mais itens e eliminando um tipo de transmissão.
Com três anos de mercado e já tendo sido líder, o Honda HR-V pedia uma atualização para manter seu desempenho, embora já não fosse o mesmo de sua estreia.
Feitos ajustes na dirigibilidade e no conforto a bordo, o crossover da Honda tornou-se um carro ainda melhor para se guiar e mais silencioso, bem como também conectado.
Entre as mudanças feitas no campeão da Honda, encontravam-se alterações na calibração da suspensão, que ficou mais firme. Esse novo ajuste em molas e amortecedores foi acompanhado ainda de modificações na direção.
O sistema de assistência elétrica ficou mais direto e firme, mesmo em manobras, dando mais controle e precisão durante a condução. Com handling aprimorado, o Honda HR-V 2018 recebeu ainda modificações no CVT.
A transmissão continuamente variável recebeu uma calibração para ficar mais curta nas saídas, dando uma resposta melhor nas acelerações iniciais, ampliando a agilidade no trânsito sem depor contra a economia e o conforto.
A Honda faria o mesmo com o Civic posteriormente, sendo um recurso importante para tornar a CVT mais ágil no dia adia do trânsito urbano.
O HR-V não ganhou apenas modificações mecânicas nesses itens. O isolamento acústico foi ampliado com a adição de batentes mais suaves na suspensão, bem como revestimentos mais espessos em partes importantes da carroceria.
Com isso, o crossover da Honda passou a ter um rodar mais suave e silencioso, mesmo com ampliação da estabilidade, trazida também com a introdução de apenas rodas aro 17 polegadas com pneus 215/55 R17.
Além disso, o SUV compacto recebeu também mudanças no visual, adicionando um novo para-choque dianteiro, que recebera ainda faróis de neblina circulares.
Os faróis também tiveram alterações, ganhando projetores diferenciados e assinatura visual em LED. A grade cresceu, assim como a barra cromada que a sobrepõe.
O Honda HR-V 2018 também adicionou rodas de estilo mais sofisticado, assim como lanternas traseiras com assinatura em LED e lentes escurecidas.
No interior, as novidades se concentraram nos assentos, que ficaram mais firmes e envolventes, console em preto brilhante e porta-copos redesenhados. O cluster foi modificado com arcos iluminados.
A multimídia com tela de 7 polegadas ganhou os sistemas Android Auto e CarPlay. O HR-V teve remanejamento de equipamentos entre as versões, que perderam a LX manual e a Touring.
Assim, o crossover ficou apenas com transmissão CVT, mantendo seu motor 1.8 i-VTEC FlexOne com a inusitada configuração de potência, inédita no mundo: a potência é maior na gasolina que no álcool.
Mais fraco no etanol, esse motor tem 140 cavalos na gasolina e 139 no combustível vegetal, seguindo o mesmo com o torque. Isso se deu porque um dos focos do HR-V é a economia.
Compartilhando a plataforma com Honda Fit e City, o Honda HR-V é um carro que reúne as mesmas peculiaridades destes, tais como tanque central (sob os assentos dianteiros) e sistema de articulação do banco traseiro (ULTraSeat).
Isso sem contar o motor com arrefecimento selado e tecnologia VTEC de abertura e fechamento de válvulas usando um único comando, que permite manter apenas 8 das 16 válvulas operando em baixa rotação, por exemplo.
Honda HR-V 2018 – detalhes
O Honda HR-V 2018 é um crossover compacto com visual atraente, mesmo tendo já cinco anos de mercado nacional. Com linhas fluidas, chama atenção por seu porte compacto e bem esculpido.
Volumoso, o SUV chama atenção pelos faróis duplos com parábolas destacadas e luzes diurnas em LED. A barra cromada com o logotipo da Honda é outro destaque, assim como a nova grade inferior, mais ampla e equilibrada.
Já o para-choque agrega faróis de neblina circulares com molduras estilísticas, tendo ainda grade inferior ampla e pequenos spoilers.
Com saias de rodas e laterais com molduras plásticas e pretas, o HR-V traz ainda rodas de liga leve aro 17 polegadas com cinco raios diamantados com fundo em cinza escuro. Elas são calçadas com pneus 215/55 R17.
Os retrovisores são bem aerodinâmicos e possuem repetidores de direção, enquanto as barras longitudinais no teto apresentam acabamento escurecido. Característica do HR-V, as portas traseiras possuem maçanetas embutidas.
Na traseira, a tampa do porta-malas possuem um grande defletor de ar sobre a vigia, que é bem ampla. As lanternas escurecidas possuem feixes de LED.
O para-choque, integrado ao desenho da tampa, traz a parte inferior com acabamento preto e refletores. No teto, apenas uma antena pouco proeminente.
Dentro, o Honda HR-V 2018 tem um ambiente bem aconchegante e amplo, com materiais escurecidos na parte inferior, mas com colunas e teto claros.
O painel tinha cluster analógico com velocímetro e conta-giros, além de display digital com nível de combustível e temperatura da água, bem como computador de bordo. O modelo ganhou iluminação diferenciada.
No conjunto frontal, a nova multimídia com tela de 7 polegadas veio com sistemas Apple CarPlay e Google Android Auto, sendo assim possível utilizar os apps Waze, Google Maps, Spotify, entre outros.
Tem ainda câmera de ré e hotspot Wi-Fi, permitindo utilizar a internet do smartphone. Com difusor de ar contínuo no lado do passageiro, o HR-V tem ar condicionado manual ou automático digital touchscreen, dependendo da versão.
O crossover tem ainda console central elevado com acabamento preto brilhante, que era novidade, assim como freio de estacionamento eletrônico, função Brake Hold e alavanca de mudanças sem opção de mudança manual.
Esta última era feita por paddle shifts no volante, que podia ter revestimento em couro e comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático. A coluna de direção era ajustada em altura e profundidade.
No elemento vazado do console central, entradas USB e auxiliar se apresentavam, apesar da retirada da porta HDMI. Do outro lado, porta-copos ajustáveis se apresentavam.
As portas tinham acabamento em couro apenas nos apoios de braço, tendo ainda vidros elétricos one touch (apenas os dianteiros, sendo isso novidade) e comandos dos retrovisores.
Os bancos ganharam nova padronagem, sendo que os dianteiros eram novos, admitindo espuma de densidade mais densa e abas elevadas no assento e encosto, segurança melhor o corpo.
Atrás, o assento bipartido tem o sistema ULTraSeat, que permite o ingresso de objetos verticais e longitudinais dentro do habitáculo com o rebatimento de assentos ou encostos.
Todos os lugares possuem cintos de segurança de três pontos e também apoios de cabeça, além de Isofix no banco traseiro. O porta-malas do Honda HR-V tem 437 litros, além de iluminação e estepe sob o assoalho.
Honda HR-V 2018 – versões
O Honda HR-V 2018 é oferecido em uma gama de versões, já que a LX manual fora retirada e a Touring dava uma pausa de meses até o ano seguinte, quando chegaria a versão turbinada.
A oferta de versões foi bem enxuta para promover o WR-V e assim manter a dupla em um nível de preço elevado, oferecendo um conjunto parecido.
Embora as três versões tenham conteúdo diferente, todas apresentam um visual muito parecido, especialmente com o emprego de um único modelo de roda. Assim, o Honda HR-V 2018 acaba parecendo um produto de versão única.
- Honda HR-V LX
- Honda HR-V EX
- Honda HR-V EXL
Equipamentos
Honda HR-V LX – Motor 1.8 com transmissão CVT, mais ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, travamento central elétrico, chave canivete com controle remoto, alarme, freios a discos nas quatro rodas, freios com ABS e EDB, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, Brake Hold, VSA (ESP+direção), airbag duplo, Isofix, freio de estacionamento eletrônico, faróis de neblina, piloto automático, entre outros.
Honda HR-V EX – Itens acima, mais ar condicionado digital, volante em couro, paddle shifts, airbags laterais e CVT com simulação de sete marchas.
Honda HR-V EXL – Itens acima, mais acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bancos em couro, airbags de cortina, retrovisores com rebatimento elétrico e tilt down e detalhes internos cromados.
Preços
Os preços do Honda HR-V 2018 estava em uma faixa de preço que ainda hoje é considerada alta, posicionando-se cada vez mais próximo dos SUVs maiores maiores, como o Jeep Compass.
Isso influi diretamente no valor de revenda do produto, cuja desvalorização é uma das mais baixas do mercado, devido à confiabilidade mecânica, que torna o crossover um dos carros mais duráveis do mercado, mesmo com revisão básica.
Além disso, a Honda mantém preços altos para o HR-V como forma de manter a imagem do produto, bem recebido no mercado desde o lançamento, embora sofrendo de forte concorrência posteriormente.
Com preços em elevação, o HR-V deve subir de nível na próxima geração, reforçado pela chegada de um novo crossover, que será chamado ZR-V.
- Honda HR-V LX – R$ 92.500
- Honda HR-V EX – R$ 98.700
- Honda HR-V EXL – R$ 108.500
Honda HR-V 2018 – motor
O Honda HR-V 2018 é equipado com motor 1.8 i-VTEC FlexOne e tem bloco de alumínio com cabeçote de 16 válvulas, acionadas por um comando único variável, que permite alterar o funcionamento das válvulas de acordo com a rotação.
Comumente em giro baixo, apenas oito válvulas abrem e fecham nos tempos de funcionamento do motor, buscando assim mais torque em baixas rotações. Em alta, todas as válvulas ficam abertas, garantindo mais potência e desempenho.
Acionado por corrente, o comando do VTEC garante o funcionamento do motor com taxa de compressão de 10,6:1 e potencia de 140 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, ambos a 6.300 rpm.
O torque é de 17,4 kgfm no derivado de petróleo e de 17,3 kgfm no vegetal, ambos a elevados 5.000 rpm. Esse propulsor funciona bem com gasolina, mas é gastão com álcool.
Ele tem ainda injeção eletrônica multiponto com bobinas individuais e sistema de arrefecimento selado, onde a troca do fluido (um galão) é feita em dezenas de anos, não necessitando medidor de temperatura e lavagem do sistema.
Já o câmbio CVT tem dupla correia de aço e duas polias variáveis, tendo programação eletrônica e um novo software que permitiu um ajuste melhor nas saídas, encurtando a relação para ganhar mais impulso no anda-e-para das cidades.
Ele tem ainda um modo Sport e Low, para subidas bem íngremes. Nas versões EX e EXL, há simulação de sete velocidades, controladas manualmente pelos paddle shifts no volante, mas não pela alavanca de marchas no console.
Desempenho
O Honda HR-V 2018 tem um desempenho suficiente com motor 1.8 i-VTEC, cuja calibração é exclusiva do modelo, diferindo daquela que foi usada no Civic anterior.
O propulsor foi escolhido para oferecer um desempenho equilibrado para a proposta do crossover, utilizando o motor que era usado no Civic em detrimento de utilizar um menor, que no caso era o 1.5 i-VTEC dos Fit e City.
Embora com rotação alta, o motor geralmente trabalha em giros mais baixos por conta da transmissão continuamente variável (CVT), que utiliza relações infinitas para manter uma rotação adequada em velocidades diversas.
No Honda HR-V, a condução é suave por conta disso, onde o motor não é usado constantemente em giros elevados, sendo forçado a trabalhar no limite pára oferecer desempenho.
Com ele, pode-se manter 1.500 rpm por um bom tempo, mesmo acelerando, uma característica que só o CVT possui. As alterações feitas no Honda HR-V 2018 foram importantes para manter uma dirigibilidade agradável.
Assim, com câmbio CVT, ele faz de 0 a 100 km/h e tem velocidade final de:
- Honda HR-V 1.8 CVT – 11,2 segundos e 175 km/h
Consumo
Apesar do foco na economia, com o uso da transmissão CVT, o Honda HR-V 2018 é um carro com peso mediano, tendo mais de 100 kg acima do peso do rival Nissan Kicks, por exemplo.
Então, seu motor 1.8 i-VTEC FlexOne não confere exatamente um consumo excelente, mas apenas bom para sua proposta, tendo médias de cidade/estrada com etanol e gasolina.
Como a maioria dos motores japoneses, o i-VTEC não se dá bem com o álcool, rendendo mais na gasolina, o que é um fator importante na hora de abastecer, ainda que considerando o preço do mesmo.
O CVT ajuda, mas o ideal para um consumo realmente bom seria o emprego de um motor menor, com turbocompressor e injeção direta de combustível, permitindo assim ter melhor desempenho e economia.
Isso só deve acontecer na próxima geração, embora o Honda HR-V Touring de 2019 tenha motor 1.5 VTC Turbo com 173 cavalos e 22,4 kgfm, este é muito potente e cobra em consumo essa característica, embora seja mais eficiente que o 1.8.
- Honda HR-V 1.8 CVT – 7,7/8,6 km/l e 11,0/12,3 km/l
Honda HR-V 2018 – manutenção e revisão
O Honda HR-V 2018 tem preços de revisão variando de acordo com a concessionária, infelizmente. Trata-se de uma política arcaica da marca japonesa, que deixa o cliente “refém” dos preços praticados pelas revendas.
Embora algumas tenham valores próximos, a falta de um preço tabelado em nível nacional, depõe contra o pós-venda da Honda e contra a própria imagem da marca.
Os preços abaixo são de uma revenda de São Paulo Capital e revelou um custo alto até 60.000 km. O SUV compacto tem ainda intervalos de troca de fluídos a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro.
No caso da Honda, é sempre bom ficar de olho no programa de revisões estabelecidas para ver se, especialmente, a troca de líquido de arrefecimento e complementação de lubrificantes do CVT estejam em dia.
Confiável, o Honda HR-V 2018 é um produto que, se levado em manutenção regular, pode durar muitos anos sem apresentar defeitos graves, assim como outros produtos da marca japonesa, daí outro ponto que reforça seu valor.
Embora o serviço de pós-venda da Honda não seja padronizado em preço, pelo menos cumpre a maioria dos requisitos para manutenção e reparação dos veículos da marca.
Revisão | 10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total |
1.8 i-VTEC | R$ 313,78 | R$ 507,37 | R$ 537,78 | R$ 1.214,90 | R$ 537,78 | R$ 1.527,33 | R$ 4.638,94 |
Honda HR-V 2018 – ficha técnica
O Honda HR-V 2018 tem porte compacto, medindo 4,294 m de comprimento e tendo 2,610 m de entre eixos. O crossover é conhecido por seu bom espaço interno, especialmente no banco traseiro, que ainda possui o sistema ULTraSeat.
Seu bagageiro de 437 litros está mais do que dentro da proposta desse tipo de veículo no Brasil, podendo ainda ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro.
Ele também se destaca pelo motor 1.8 i-VTEC com calibração para favorecer potência e torque maiores com gasolina, em vez do álcool, que então ficou relegado a segundo plano. Esse arranjo é único no mundo.
O CVT tem relações infinitas na versão LX, mas pode muda-las no volante nas versões EX e EXL, ambas com paddle shift e simulação de 7 marchas. Levando cinco pessoas, o Honda HR-V 2018 chega a ter 1.276 kg e capacidade de carga 470 kg.
Com suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás, o HR-V é um carro com um conjunto bem equilibrado em estabilidade e conforto, tendo boa largura e altura: 1,772 m e 1,586 m, respectivamente.
Motor | 1.8 i-VTEC |
Tipo | |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1799 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 10,6:1 |
Injeção eletrônica | Indireta Flex |
Potência máxima | 140/139 cv a 6.300 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 17,4/17,3 kgfm a 5.000 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |
Tipo | CVT de 7 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve, aro 17 polegadas |
Pneus | 215/55 R17 |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 4.294 |
Largura (mm) | 1.772 |
Altura (mm) | 1.586 |
Entre eixos (mm) | 2.610 |
Capacidades | |
Porta-malas (L) | 437 |
Tanque de combustível (L) | 51 |
Carga (Kg) | 470 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.276 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |
Honda HR-V 2018 – fotos
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