segunda-feira, 8 de junho de 2020

FCA-PSA: Vans podem acabar com fusão antes dela começar

FCA-PSA: Vans podem acabar com fusão antes dela começar

Elas possuem nomes diferentes, mas todas compartilham peças e componentes. Elas também são feitas num mesmo local, Atessa, uma comuna italiana da região dos Abruzos.

Essa fábrica é a da Sevel, uma joint-venture entre Fiat (agora FCA) e a PSA (Peugeot Citroën). Lá são feitos comerciais leves, furgões e vans, que alimentam as linhas das três marcas europeias.

Ducato, Boxer e Jumper são produtos que os brasileiros conhecem bem, já que o primeiro foi feito no Brasil junto com os outros dois, até que a produção voltou ao exterior.

FCA-PSA: Vans podem acabar com fusão antes dela começar

A chamada Sevel Sud, onde a planta de Val Di Sangro produz os três modelos, pode ser a pedra no sapato da fusão entre FCA e PSA. O motivo é que o trio é responsável por 34% do mercado de vans na Europa.

De olho nisso, a Comissão Europeia estaria pressionando por um argumento das duas empresas sobre um possível desequilíbrio da concorrência no mercado de comerciais leves do continente após a fusão.

Segundo uma fonte da Reuters, com a fusão, as duas montadoras quebrarão as regras de concorrência da União Europeia. A informação fala ainda que FCA e PSA têm dois dias para responderem e convencerem as autoridades de Bruxelas, que a fusão não trará prejuízo ao mercado de vans.

FCA-PSA: Vans podem acabar com fusão antes dela começar

Sabe-se que após o prazo, se as empresas não conseguirem provar que a Sevel Sud afetará o mercado de comerciais leves na Europa de alguma forma, a Comissão Europeia iniciará uma investigação de quatro meses mas, sem antes suspender o as negociações de união das montadoras.

O temor é que o trio de Atessa ponha as demais concorrentes em uma situação de desvantagem, já que a joint-venture simplesmente estaria agora sob um mesmo grupo industrial. Se ficar comprovado e ambas não resolverem a questão, a fusão não deverá ocorrer.

Especialistas acreditam que a UE exigirá a dissolução da Sevel Sud, algo que não deverá ser acatado pelos fabricantes, devido a “questões técnicas”. Sozinha, Atessa produzia nada menos que 1.200 vans por dia antes da pandemia.

Com a retomada dos mercados, a joint-venture quer acelerar novamente a produção, num momento em que, qualquer vacilo nos volumes entregues, significará uma redução na liderança.

[Fonte: Reuters]

© Noticias Automotivas. A notícia FCA-PSA: Vans podem acabar com fusão antes dela começar é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

FCA-PSA: Vans podem acabar com fusão antes dela começar publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário