quarta-feira, 10 de junho de 2020

Bolsas de Valores em W

Laurence Fletcher (Financial Times 05/06/2020) informa: os hedge funds estão se preparando para outro crash das bolsas de valores, sob a leitura de a escalada de preços não estar refletindo problemas econômicos futuros. Algumas gestoras temem os investidores de ações terem se tornado complacentes demais com a rapidez imaginada de as economias se recuperar da crise do coronavírus e com a eficiência a ser exibida pelos pacotes de incentivos dos bancos centrais e governos.

O Índice S&P 500 concluiu sua melhor série de 50 dias da história no dia 04/06/2020, de acordo com a LPL Financial. Os mercados estão precificados para a perfeição. A estabilidade dos mercados não reflete perdas de emprego em insolvências futuras.

Fundos de Hedge têm comprado opções de venda. Eles protegem contra quedas do mercado ao permitir seu detentor vender o ativo a um preço predeterminado. Isso tando em índices de ações quanto em moedas sensíveis ao apetite por risco como o dólar australiano e o won sul-coreano. Esperam novas baixas nas bolsas mundiais posteriormente neste ano. Como março de 2020 mostrou, os preços não conseguem divergir dos fundamentos econômicos por muito tempo.

Outras gestoras de recursos manifestaram preocupação com a recuperação acentuada das ações a partir das baixas de março. Esperam uma onda de falências e uma recuperação econômica em forma de V a é uma “fantasia”. É mais provável diversos WWW.

Uma vez que o impacto da desaceleração da economia é maior do que o da crise de 2008, o instinto nos diz que uma queda de 50% ou mais em relação à máxima de fevereiro pode ser a trajetória definitiva dos mercados de ações mundiais. Investidores precavidos buscam encontrar novas maneiras de se proteger contra outra queda do mercado após algumas operações de hedge terem ficado mais caras.

Apesar de uma enxurrada de dados econômicos sombrios – como os 40 milhões de pedidos seguro-desemprego nos EUA e a perspectiva de contração recorde da economia da zona do euro no segundo trimestre -, o S&P 500 subiu quase 40% desde a mínima março, o que resultou em queda de apenas 3% no ano. O índice está sendo negociado hoje a mais de 22 vezes os lucros previstos para os próximos 12 meses, segundo dados da FactSet, nível não visto desde o começo da década de 2000.

Os investidores vão acabar descobrindo em breve a “opção de venda do Fed (“Fed put”, em inglês) – a noção de o BC dos EUA interferir para sustentar os mercados – pode estar chegando aos seus limites.

Algumas pessoas acham as medidas pouco convencionais do Fed serem ilimitadas, mas isso não é verdade. Tudo depende agora da “opção de venda de Trump” (ou “Trump put”) – quanto estímulo mais ele pode aprovar? O presidente dos EUA, Donald Trump será contido pelos Democratas.”

É totalmente possível que haja um acerto de contas no quarto trimestre, onde uma segunda onda de perda de empregos e um período prolongado de falências de empresas coloquem à prova o sentimento para com as ações.

Fundo hedge Fasanara Capital, em Londres, mantém 70% de sua carteira em dinheiro e está usando opções de venda e outros instrumentos para proteger enquanto espera uma “ruptura grave” das bolsas.

Há a tendência em direção à “desglobalização puxar a inflação para cima, e na crescente interferência política no setor de tecnologia. Ela poderá prejudicar os retornos dos acionistas. Haverá uma potencial “crise de liquidez diária, ao estilo de 2008, em momento quandoos investidores tentam sacar dinheiro dos fundos negociados em bolsa (ETFs, nas iniciais em inglês), e eles podem não conseguir atender aos pedidos.

No entanto, muitas gestoras relutam em apostar frontalmente contra as ações diante dos esforços de incentivo do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) e do Banco Central Europeu (BCE), ambos os quais argumentaram ter uma reserva de poder de fogo.

É possível o mercado de ações alcançar novas baixas. Os pacotes de incentivos do governo e dos BCs assumiram proporções quase míticas. Não há dúvidas sobre que direção os formuladores de políticas públicas querem que as bolsas tomem.

Bolsas de Valores em W publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário