David Colander e Roland Kupers são coautores do livro “Complexity and the Art of Public Policy: Solving Society’s Problems from the Bottom Up” (Princeton University Press, 2014).
Eles sintetizam a narrativa central da Ciência da Complexidade. Envolve ver a economia como um componente de um sistema social complexo em evolução, indo muito além do controle do governo ou de qualquer Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. É mais uma entidade viva em lugar de uma entidade mecânica.
Sua natureza fundamental não permite o tipo de planejamento central defendido pela esquerda não sofisticada. Da mesma forma, ver o sistema social como um sistema evolutivo complexo é bem diferente de vê-lo como um sistema autodirigido, onde se exige o governo não desempenhar nenhum papel, como parece ser sugerido por defensores fundamentalistas não sofisticados de O Mercado.
Em vez disso, Colander e Kupers veem o sistema social como complexo e adaptável, desenvolvendo múltiplos mecanismos institucionais de controle endógeno. Eles o fazem funcionar e o colocam em constante evolução ao longo do tempo. O governo é apenas um componente desses mecanismos de controle endogenamente desenvolvidos.
Simpatizantes da esquerda mais sofisticados e também defensores mais sofisticados de O Mercado sempre reconheceram essas interconexões e interações das quais emerge ou configura um sistema complexo. Mas quando a discussão sobre política econômica é colocada dentro do quadro de política padrão, essa sofisticação geralmente é perdida. O debate é então empurrado para um impasse infrutífero com base em posições intelectuais não sofisticadas. Leva apenas a xingamentos e falta de comunicação.
Aí é importante o conhecimento da Ciência da Complexidade. Explora matematicamente sistemas altamente interconectados e desenvolve modelos capazes de lançar luz sobre como esses sistemas interconectados se configuram de maneira dinâmica. Sintetiza as visões sofisticadas de ambos os lados: a Economia Hayekiana do Lado da Oferta e a Economia Keynesiana do Lado da Demanda.
Complexidade e Arte das Políticas Públicas: Resolução dos Problemas da Sociedade de Baixo para Cima publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário