O Novo Chevrolet Tracker chegou, embora em momento muito ruim para o Brasil e o mundo. Ainda assim, ele surge como uma opção bem interessante no segmento de SUV compacto.
Com design agradável e proposta de oferecer um bom conteúdo de fábrica, além de desempenho com duas opções de motores turbinados, o Chevrolet tem tudo para brigar pela ponta.
Na versão Premier, a topo de linha, o Novo Tracker se apresenta com um pacote realmente interessante e ainda veio com alguns acessórios, que previamente custam R$ 3.500.
Assim, o SUV que sai por R$ 112.000, neste visual da avaliação, pula para R$ 115.500. Com preço próximo do VW T-Cross Highline, o Tracker 2021 quer seu lugar ao sol e a liderança.
Por fora…
Com uma cor azul bem chamativa, o Chevrolet Tracker 2021 não passa despercebido dos olhares das pessoas nas ruas. Afinal, para alguns, é uma novidade alcançável.
Bem equilibrado esteticamente, o Novo Tracker Premier destaca os faróis de LED com luzes de curva embutidas e assinatura em LED.
A grade cromada se funde com o conjunto ótico, dando fluidez. O para-choque possui LEDs, mas estes são os repetidores de direção e não luzes diurnas, como se possa imaginar.
Já as rodas aro 17 polegadas possuem um acabamento bom, assim como as lanternas traseiras em LED, mas com a luz de ré em lâmpada comum.
O aspecto geral é bom e se torna ampliado com os acessórios embutidos, que consistem em bumper pronunciado na frente e atrás, escape duplo cromado e estribos laterais exclusivos.
Por dentro…
O ambiente do Tracker Premier 2021 é bem amplo e iluminado, graças ao aumento na área envidraçada e ao teto solar panorâmico.
No painel, um acabamento texturizado em azul chama atenção, assim como nas portas dianteiras, já que as traseiras dispensaram qualquer acabamento extra.
Isso é um mal que acomete a maioria dos carros nacionais, infelizmente. O cluster analógico é de fácil leitura e bem completo.
Já a multimídia MyLink é a mais recente e tem boa integração entre os aplicativos, vem com Android Auto e Car Play, além de OnStar e câmera de ré.
A tela é levemente inclinada para trás, diferente dos Onix e Onix Plus. Isso daria melhor visibilidade, porém, com o teto aberto, fica bem difícil visualizar o display.
O ar condicionado é automático, mas pelo preço, o Tracker 2021 podia trazer um sistema dual zone. Continuando pelo painel, o porta-luvas é pequeno e curto, expondo filtro do ar e itens sob o painel.
Os bancos possuem boa padronagem com revestimento premium com detalhes em azul e uma faixa de material semelhante ao jeans. Atrás, o espaço é mediano, mas suficiente.
Não há difusores de ar adicionais, o que é uma pena. Contudo, existem duas portas USB (na frente tem outra, que não estava funcionando).
Para quem é alto e vai atrás, as laterais são boas. No centro, a altura é bem menor, devido à travessa do teto. Na frente, o conforto é nitidamente maior.
Há luz interna traseira e de leitura individual na frente. Os para-sóis são iluminados em seus espelhos. Falando no reflexo, o retrovisor eletrocrômico treme bastante em piso irregular.
Os retrovisores externos são de bom tamanho, mas não possuem rebatimento elétrico. Deveriam, pelo preço. O teto tem persiana elétrica e dois estágios, um automático.
Assim como no Equinox, mas em menor medida, o ajuste de profundidade do Tracker 2021 podia ser um pouco mais longo, mas é bem melhor nele que no irmão maior.
No porta-malas, o espaço também é mediano, mas dá para o cotidiano e viagens sem levar a casa toda… A prancha interna ajuda e a tampa superior cabe embaixo, o que é bom.
Sim, a abertura do bagageiro é fácil, basta ter a chave no bolso e ele abre sem problemas. No lançamento do Tracker 2021, o carro estaria em N, o que impede a abertura da tampa.
Quanto aos acessórios, os bumpers acrescentam alguns centímetros ao carro, mas não o suficiente para atrapalhar em locais apertados. O escape duplo é bem legal.
Os estribos são atraentes, mas não tão uteis na cidade. Na saída do carro, pode-se sujar a perna neles e pisar direto no chão. Esse degrau só é bom mesmo em picapes e SUVs grandes.
Por ruas e estradas…
O Chevrolet Tracker Premier 2021 vem com o novo motor 1.2 de três cilindros com turbocompressor e intercooler, mas dotado de injeção indireta.
Segundo a GM, o custo de produção e manutenção é menor que os injetores diretos. Ainda assim, tal como visto no 1.0 Turbo de Onix e Onix Plus, isso não parece fazer muita diferença.
Pequeno, o LIH tem 132 cavalos na gasolina e 133 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm, enquanto o torque é de 19,4/21,4 kgfm a 2.000 rpm, respectivamente.
A GM conseguiu sacar 2 kgfm a mais de torque com etanol, mas mesmo na gasolina, o propulsor 1.2 Turbo não faz feio.
Mesmo motor usado no Novo Onix Sedan mexicano, o LIH tem funcionamento suave e silencioso, tendo boa resposta logo de cara, enchendo em 2.000 rpm e seguindo forte.
Com um bom casamento com a caixa automática GF6-3 de seis marchas, o 1.2 Turbo garante vigor ao Novo Tracker nas saídas e acelerações mais fortes, tendo também boas retomadas.
Subindo rápido de giro, ele facilmente alcança 6.000 rpm, cortando pouco depois. Até aí, ele age muito prontamente e nem é preciso recorrer às mudanças manuais.
Aliás, a GM insiste em sua proposta de botão para mudança de marchas na alavanca do câmbio, em posição desfavorável. A operação só funciona em posição L no câmbio.
Rodando na cidade, o Tracker 2021 é bem gostoso e sobra em desempenho, girando entre 1.500 e 2.000 rpm, mas disparando rápido nos semáforos se for necessário.
Sem chamar atenção, o 1.2 Turbo fez média de 11,5 km/l, o que poderia ser um pouco melhor, dado que o carro tem Start&Stop. Entretanto, este não funcionou em nenhum momento.
Na estrada, o Tracker Premier 1.2 Turbo fica bem à vontade, ultrapassagem com vigor e sem o esgoelar do motor nos carros aspirados. Ele exige pouco mais de 3.000 rpm para isso.
Em subidas de pontes ou aclives longos, o giro se mantém fixo nos 2.000 rpm, que é a mesma rotação rodando no plano e a 110 km/h. É mais baixa que dos Onix e Onix Plus: 2.300 rpm.
Isso não só contribui para o conforto a bordo, mas também para a economia e esta não decepcionou: 16,0 km/l. Claro, usando apenas gasolina fornecida pela fábrica.
Entretanto, seu tanque pequeno limita o alcance, que calculamos em pouco mais de 700 km na estrada. Na cidade? Roda pouco mais de 500 km, teoricamente.
Feito para andar no automático, o Novo Tracker 1.2 Turbo é um carro bem gostoso de dirigir. A posição do condutor é correta, com limitação suave da coluna de direção para pessoas altas.
A visibilidade é boa, exceto para trás, onde a vigia é bem estreita, como seu limpador. O nível de ruído a bordo é mediano.
Na estrada, com chuva, parecia em dado momento que as janelas estavam abertas, por causa do ruído de vento e do rodar.
Já a direção elétrica tem um bom ajuste e é agradável, respondendo bem. No caso dos freios, mesmo com tambores atrás (no T-Cross são discos de série), cumprem bem sua função.
A suspensão é firme com suas rodas aro 17 e pneus 215/55 R17, incomodando um pouco em pisos ruins, como bloquetes, paralelepípedos e asfalto ruim.
Na estabilidade, o Tracker Premier 2021 é um carro bem acertado, não inclinando muito e totalmente na mão. A carroceria é alta, mas o ajuste compensou nesse caso.
Em lombadas, depressões e valetas, ele passa bem. Cheio de recursos, o Chevrolet Tracker Premier 2021 traz um benéfico assistente de frenagem autônomo e alerta de colisão.
Outro ponto positivo é o alerta de ponto cego nos retrovisores, que ajuda a evitar colisões laterais em condução. O Easy Park é bem prático e funciona corretamente em vagas apertadas.
Estas podem ser paralelas ou perpendiculares. O SUV tem sensores de estacionamento na frente e atrás, assim como controle de cruzeiro e limitador.
Por você…
O Novo Tracker Premier 2021 é para quem quer tudo num pacote realmente equilibrado. Agora longe de Equinox, é a opção mais completa do novo SUV.
Tem uma boa quantidade de equipamentos de série e um dos destaques é a internet a bordo, com conexão Claro 4G e planos de dados de até 20 GB mensais.
Com Wi-Fi, conecta até sete e dá um extra em entretenimento. Ou seja, dá para viajar sem usar os dados do smartphone, que empresta os navegadores e apps de música.
Faltaram alguns itens já mencionados e mais atenção atrás. De resto, a proposta do Tracker 2021 é aceitável.
Pelo que vimos, o conjunto mecânico do Novo Tracker 1.2 é mais equilibrado que o do T-Cross 250 TSI, onde a proposta não condiz com o poder do motor, tal como no Peugeot 2008 THP.
Tirando o efeito “novidade”, o Tracker Premier se mostra um carro bem agradável e de proposta atraente, ainda mais num momento em que os SUVs médios decolaram de preço. Vale a pena.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo 2021
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 3 em linha, turbo, flex
Cilindrada – 1.199 cm³
Potência – 132/133 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 19,4/21,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Automática com 6 marchas e mudanças na alavanca
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – ND
Velocidade máxima – ND
Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm
Consumo urbano – 11,5 km/litro
Consumo rodoviário – 16,0 km/litro
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 17 com pneus 215/55 R17
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.270 mm
Largura – 1.791 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.626 mm
Entre eixos – 2.570 mm
Peso em ordem de marcha – 1.271 kg
Tanque – 44 litros
Porta-malas – 393 litros
Preço: R$ 112.000 – Versão avaliada: R$ 115.500 (acessórios externos)
Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo 2021 – Galeria de fotos
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