Com a pandemia de coronavírus, muitos donos de carros querem evitar sair de casa para efetuar manutenção ou pequenos reparos em seus veículos. Diante disso, temos algumas dicas do que dá para você fazer sem precisar se expor.
Embora as oficinas e assistência técnicas das redes autorizadas estejam funcionando em alguns estados, muitos proprietários de automóveis temem sair de casa.
O motivo é que, ao buscar tais serviços de manutenção e reparação, acabem por se contaminar com o Covid-19. Assim, seguindo a recomendação das autoridades em ficar dentro da residência, muitos acham que não podem fazer nada.
Pelo contrário! Em casa, principalmente quem tem garagem disponível, terá mais facilidade em realizar pequenos serviços de manutenção e reparação em seus veículos. É sempre importante estar de olho no estado do carro (confira 10 dicas).
Obviamente, aqueles que ainda possuem garantia de fábrica, precisarão entrar em contato com o fabricante para ver como proceder diante da quarentena instituída.
Assim, pequenas dicas podem ajudar você a manter seu carro em bom estado para saídas eventuais nesse período, sendo o carro de extrema necessidade diante de um transporte público de alto risco de contágio, assim como nos carros coletivos.
Coronavírus – manutenção no carro
Troca de óleo e filtro
Coronavírus – manutenção: Uma das coisas que você pode fazer em casa é a troca de óleo do motor e seu filtro. A maioria dos carros têm altura livre do solo suficiente para dar acesso ao bujão que permite sangrar o lubrificante usado.
Então, antes de tudo, faça esse serviço com o carro frio. Esteja munido de uma chave apropriada para remover o bujão e uma bacia rasa para colher o óleo usado. Além disso, tenha em mãos o óleo novo na especificação do modelo do carro.
É importante que essa especificação seja a mesma do veículo. Compre o óleo na quantidade determina, excedendo um pouco. No caso de 3,5 litros, terá de adquirir 4 litros. Junto, adicione o filtro de óleo específico do motor do carro.
Alguns exigem a troca de um anel de vedação no bujão, compre também. Munido disso, tire a tampa do óleo superior do motor e, então, deite sobre um dos lados do carro que te dê acesso ao bujão do óleo.
Remova-o com a chave específica. Deixe o conteúdo cair completamente na bacia. Quando perceber que não há mais lubrificante caindo, troque o anel de vedação no bujão e coloque-o de novo, apertando bem.
Com a mão, retire o filtro de óleo, que pode ser acessado por baixo do carro ou, dependendo do modelo, até por cima. Se estiver muito duro, pode usar uma cinta metálica ou, na hipótese mais remota, fura-lo com uma chave de fenda, girando-o.
Capture também o óleo que irá cair do mesmo. Ao remove-lo, adicione o novo filtro. Não há necessidade de adicionar óleo nele, basta rosqueá-lo no local e forma a encaixar bem. O aperto é feito com a própria mão.
Feito isso, levante a vareta do óleo e adicione a quantidade de lubrificante especificado para o motor de seu carro. Evite deixar cair ou pingar óleo sobre o motor.
Verifique o nível de óleo, se estiver no nível máximo, está bom. Feche a tampa e pronto. Marque a quilometragem do carro. Esta tem que coincidir com os períodos regulares de troca de óleo do motor ou tempo do mesmo.
Trocando velas
Coronavírus – manutenção: As velas são importantes para ignição correta da mistura ar-combustível. Esses dispositivos que produzem centelha ficam um em cada cilindro, salvo “raridades” como o Honda Fit 1.4 até 2008 e os “Twin-Spark” da Alfa Romeo, por exemplo.
Dependendo do motor, as velas ficam mais expostas, presas aos cabos conectados na (s) bobina (s). Os cabos devem ser marcados ou proceda a troca de uma por vez, para não mudar a posição de ignição.
Motores mais modernos possuem uma bobina por vela e é necessário, nesse caso, desconecta-las individualmente e remove-las para acessar.
Se não tiver conhecimento nesse caso, não faça o serviço, deixe para um profissional. Na internet, porém, existem vídeos explicativos. Para sacar as velas, é necessário uma chave específica para retira-las. Se não tiver, não faça.
Caso disponha dessa chave, aí a coisa fica mais fácil. Ao retira-las, coloque as novas, que devem ser específicas de seu modelo/marca/motor. Reconecte os cabos nas posições marcadas previamente e pronto.
Substituição de filtro de ar e combustível
Coronavírus – manutenção: A limpeza do filtro de ar do motor é fundamental para que o mesmo admita a quantidade correta de ar e o mesmo purificado para que haja uma mistura ar-combustível adequada.
Esse componente varia em forma e tamanho, assim como o local onde fica no carro. Remova a tampa do mesmo, que pode estar presa por parafusos ou travas. Retire o elemento sujo. Não tente limpa-lo e coloca-lo novamente.
Coloque então o novo elemento, específico de seu motor. Antes, porém, dê uma limpeza na caixa do filtro, para deixar o local livre de poeira ou óleo. Depois, basta fechar a tampa e pronto.
Já o filtro de combustível, outro item importante para manter o combustível livre de impurezas ao chegar no motor, pode ser trocado facilmente. Alguns ficam próximos do motor, no cofre, mas outros geralmente ficam sob o carro.
O acesso é fácil e o elemento possui travas específicas. Compre o filtro próprio de seu modelo/marca e motor. Ele virá com uma seta, indicando a posição na linha de alimentação. Solte as travas do antigo, removendo-o, trocando pelo novo.
É importante fixar bem essas travas para evitar vazamento de combustível com potencial risco de incêndio. Caso pareça complexo, na internet existem diversos vídeos que mostram alguns modelos diferentes.
Substituição da água do radiador
Coronavírus – manutenção: Nem todos os carros precisam ter a água do radiador trocada com frequência, algumas marcas como a Honda, por exemplo, possuem sistemas selados que utilizam um fluído específico para refrigeração.
No manual do proprietário, a necessidade ou não da substituição de água do radiador está especificada. Caso seja necessário, você vai precisar de – dependendo das travas das mangueiras – de chave de fenda, alicate e alicante de pressão.
Também é necessário dispor de um aditivo para radiador, assim como água desmineralizada para radiador na quantidade especificada no manual. Com o carro frio, solte a mangueira no bocal inferior do radiador para sair toda a água suja.
Se estiver muito sujo, limpe o reservatório de expansão do radiador, onde é adicionada/completada a água, mas após remove-lo. Utilize uma mangueira para lavar o circuito se estiver muito sujo, caso contrário não é necessário.
Conecte novamente as mangueiras (do radiador e do reservatório de expansão). Misture a proporção recomenda de água e aditivo de radiador, adicionando-a ao reservatório até chegar ao nível máximo.
Se não tiver a válvula chamada “ladrão”, aperte as mangueiras para retirar as bolhas de ar do sistema, o que deve reduzir o nível no reservatório. Complete e pronto. Feche-o bem e dê partida no motor.
Troca do filtro do ar condicionado
Coronavírus – manutenção: Em tempos de coronavírus, a contaminação pelo ar é algo que vem sempre à mente. Nos automóveis, o sistema de ar condicionado possui um filtro para reter as impurezas e bactérias que estão presentes na atmosfera.
Para manter o ar mais limpo dentro do carro, a troca do filtro é fundamental. Para isso, é necessário verificar no manual do proprietário a localização do elemento e como proceder para substitui-lo.
Em muitos carros, o filtro do ar condicionado fica atrás do porta-luvas, que precisa ser removido para dar acesso ao compartimento interno. Com travas ou parafusos, retire a tampa de acesso e o elemento filtrante.
Limpe o local onde ele se acomoda e adicione o filtro de ar novo. Depois, basta fecha-lo. É bom ainda limpar os difusores de ar e adicionar um produto para limpeza do A/C, a fim de fazer uma higienização do circuito de ar.
Coronavírus – Manutenção: Pequenos reparos no carro
Coronavírus – manutenção: Pequenos reparos podem ser feitos em casa, se necessário, evitam assim sair nas ruas. Com a manutenção básica do carro já feita, verifique o que pode estar errado com o carro.
No caso de uma lâmpada queimada, verifique no manual como fazer sua troca, tendo sempre em mente que você precisa de uma substituta. Em boa parte dos carros, as lanternas são mais simples.
Já em relação ao farol, dependendo do modelo, o trabalho será maior ou menor. Compre a lâmpada na especificação correta de seu carro.
Outro item que é facilmente substituído é a palheta do limpador do para-brisa, que possuem geralmente dois tipos de encaixe. Bem usada ou com problemas, as borrachas podem riscar o vidro e tornar a visibilidade ruim.
Na embalagem do produto, é exibida a forma como deve ser feita a troca das palhetas. Compre sempre do modelo/marca.
Estes são pequenos reparos importantes, que colocam em risco a segurança se não forem efetuados. Com o longo tempo de quarentena, pode-se ainda fazer outros trabalhos no carro, tais como:
Coronavírus – manutenção no carro
Sempre fique atento ao estado do carro e as condições de seus componentes. Mesmo longe da oficina, é possível resolver muitos outros problemas, mesmo que alguns sejam elétricos.
Geralmente, alguns itens deixam de funcionar, mas basta a troca de um fusível para resolução do problema. Feito tudo isso, deixe o carro limpo por fora e por dentro.
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