A Fiat chegou ao Brasil em 1976 e trazia na mala o adaptado 147, que logo iria gerar alguns derivados, entre eles Fiorino, Panorama e o sedã Oggi. Só que assim como o primeiro, todos eram bem pequenos e apertados.
Então, com a chegada do “global” Uno, uma nova família começou a se formar no portfólio de produtos da Fiat e um dos novos elementos era um sedã pequeno por fora, mas espaçoso por dentro. Este era o Fiat Prêmio.
Assim como o Uno, o Fiat Prêmio aproveitou bem os recursos de engenharia do ótimo projeto do hatch e assim pode fazer o “impossível” para seu porte, aproveitando cada canto para dar o máximo em volume interno.
Lançado em março de 1985, o Fiat Prêmio logo assumiu a posição do Oggi e se tornou o único sedã da marca por aqui. Equipado inicialmente com motores 1.3 e 1.5, oferecendo as versões S e CS, respectivamente, o modelo tinha somente duas portas, como era a preferência do consumidor na época.
Contudo, a Fiat decidiu mudar as coisas e lançou o belo Prêmio CSL em 1987, que se tornou o topo de linha da gama e incluía quatro portas. Estas traziam maçanetas convencionais e davam um ar mais equilibrado ao sedã.
A versão S 1.3 também ganhou 4 portas. Com seus 530 litros no porta-malas, estepe no cofre do motor, cinzeiros móveis e painel com um check-control vistoso, o Fiat Prêmio era a racionalidade absoluta em forma de sedã.
Em 1990, o Prêmio ganhou motor 1.6 da Sevel, mesma origem do 1.5, mas no ano seguinte, ganhou facelift que trouxe o 1.5 Fiasa, nacional. O modelo já havia passado por alterações na suspensão dianteira e ganhara um novo painel.
Recebeu também injeção eletrônica monoponto em seus últimos anos no Brasil, sendo eliminado das linhas de montagem em Betim, no ano de 1994. Então, passou a vir da Argentina somente com motor 1.6 e o nome Duna.
Pouco depois, o Fiat Prêmio deixou de ser vendido também como Duna, dando ao Siena seu lugar de destaque no segmento de sedãs compactos até a chegada do Grand Siena e, posteriormente, do Cronos.
O Prêmio chegou a ser vendido na Itália sob a marca Innocenti, junto com a Elba, entre 1987 e 1991. Na Argentina, a produção foi de 1987 a 2000, chegando a ser exportado para o Reino Unido.
Fiat Prêmio – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Fiat Prêmio: Há 35 anos nascia o sedã espaçoso da marca italiana é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Fiat Prêmio: Há 35 anos nascia o sedã espaçoso da marca italiana publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário