segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Projeção: Fiat Argo com base no Opel Corsa

Projeção: Fiat Argo com base no Opel Corsa

A fusão quase inesperada de Fiat Chrysler com Peugeot Citroën pode trazer muito coisa interessante nos próximos anos e uma delas é o compartilhamento de plataformas entre as duas empresas, que formarão juntas a quarta maior montadora do mundo. O processo, no entanto, não será nada fácil.

Com 50% de cada lado, FCA e PSA querem ter 80% de sinergia nos próximos quatro anos e isso significaria mudanças radicais em várias linhas de produtos, tendo grande impacto no mercado brasileiro também. Hoje, reunidas, as duas empresas detêm a liderança no país com mais de 20%.

Tendo marcas populares como Fiat e Peugeot, a nova companhia deverá apostar obrigatoriamente em uma plataforma única em sua base. Hoje, a FCA usa diversas bases, sendo que uma delas é a utilizada pela Fiat nos modelos Argo e Cronos, que são uma evolução da antiga dos modelos Linea, Idea, Grand Siena e Punto.

Projeção: Fiat Argo com base no Opel Corsa

Na Europa, a família Tipo não compartilha a mesma base e apenas uma arquitetura modular pode dar a sinergia que a FCA-PSA deseja. Assim, a CMP desta última surge como alternativa. E mais, dará à FCA o que ela precisa de imediato, reduzir suas emissões de CO2.

Assim, um dos possíveis produtos será o próximo Fiat Argo com base do Opel Corsa, a mesma do Novo Peugeot 208. Os antecessores já compartilharam a plataforma na época do Corsa C e do Punto, aqui modificado. Essa projeção de Kleber Silva dá uma ideia de como seria esse Fiat by PSA.

A CMP pode sustentar os principais produtos da Fiat na América do Sul e Europa, especialmente num retorno do Punto ou mudança de missão para o Tipo. Também pode contribuir para os pequenos SUVs dos dois grupos, uma vez que não existe modularidade semelhante nas plataformas da FCA.

Projeção: Fiat Argo com base no Opel Corsa

Realmente, se pensarmos no trabalho que dará para converter toda a gama de Fiat e Jeep, pelo menos, em produtos sobre a CMP, a engenharia da nova companhia não terá folga. Isso sem contar nas demais plataformas. Vai a EMP2 para a FCA e a Giorgio para a PSA? E a picape Peugeot? Vai gerar uma RAM média?

Num vislumbre rápido, podemos projetar quatro plataformas globais da FCA-PSA, sendo a CMP na base (com versão elétrica de cada modelo), a EMP2 híbrida para os médios, a Giorgio para os luxuosos e chassi RAM para picapes médias e grandes. Todos com SUVs em suas categorias.

[Projeção: Kleber Silva]

© Noticias Automotivas. A notícia Projeção: Fiat Argo com base no Opel Corsa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Projeção: Fiat Argo com base no Opel Corsa publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário