A fusão quase inesperada de Fiat Chrysler com Peugeot Citroën pode trazer muito coisa interessante nos próximos anos e uma delas é o compartilhamento de plataformas entre as duas empresas, que formarão juntas a quarta maior montadora do mundo. O processo, no entanto, não será nada fácil.
Com 50% de cada lado, FCA e PSA querem ter 80% de sinergia nos próximos quatro anos e isso significaria mudanças radicais em várias linhas de produtos, tendo grande impacto no mercado brasileiro também. Hoje, reunidas, as duas empresas detêm a liderança no país com mais de 20%.
Tendo marcas populares como Fiat e Peugeot, a nova companhia deverá apostar obrigatoriamente em uma plataforma única em sua base. Hoje, a FCA usa diversas bases, sendo que uma delas é a utilizada pela Fiat nos modelos Argo e Cronos, que são uma evolução da antiga dos modelos Linea, Idea, Grand Siena e Punto.
Na Europa, a família Tipo não compartilha a mesma base e apenas uma arquitetura modular pode dar a sinergia que a FCA-PSA deseja. Assim, a CMP desta última surge como alternativa. E mais, dará à FCA o que ela precisa de imediato, reduzir suas emissões de CO2.
Assim, um dos possíveis produtos será o próximo Fiat Argo com base do Opel Corsa, a mesma do Novo Peugeot 208. Os antecessores já compartilharam a plataforma na época do Corsa C e do Punto, aqui modificado. Essa projeção de Kleber Silva dá uma ideia de como seria esse Fiat by PSA.
A CMP pode sustentar os principais produtos da Fiat na América do Sul e Europa, especialmente num retorno do Punto ou mudança de missão para o Tipo. Também pode contribuir para os pequenos SUVs dos dois grupos, uma vez que não existe modularidade semelhante nas plataformas da FCA.
Realmente, se pensarmos no trabalho que dará para converter toda a gama de Fiat e Jeep, pelo menos, em produtos sobre a CMP, a engenharia da nova companhia não terá folga. Isso sem contar nas demais plataformas. Vai a EMP2 para a FCA e a Giorgio para a PSA? E a picape Peugeot? Vai gerar uma RAM média?
Num vislumbre rápido, podemos projetar quatro plataformas globais da FCA-PSA, sendo a CMP na base (com versão elétrica de cada modelo), a EMP2 híbrida para os médios, a Giorgio para os luxuosos e chassi RAM para picapes médias e grandes. Todos com SUVs em suas categorias.
[Projeção: Kleber Silva]
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