sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

O Kia Carens é um monovolume médio lançado oficialmente em 1999. Atualmente, o modelo encontra-se em sua terceira geração, que, inclusive, sofreu uma modificação radical nessa última fase, ficando mais moderno e com visual robusto.

Enquanto no Brasil ele é conhecido como Carens, há países que a Kia batizou o modelo de “Rondo”. Na Malásia o nome seguia igual ao do Brasil, mas posteriormente, em janeiro de 2005, foi modificado para Naza Citra.

Embora restrito, o primeiro Carens até veio ao Brasil, mas foi na segunda geração que o carro ficou mais conhecido em território nacional.

Mesmo ficando mais conhecido a partir da segunda fase, cerca de um ano após a estreia, o Kia Carens não conseguiu o auge. Os monovolumes mais emplacados em 2009 foram: Chevrolet Zafira com 9.363 unidades; Xsara Picasso com 7.660; C4 Picasso com 4.500, Scenic / Grand Scenic com 2.593 e Carens fechando em 1.466 unidades.

Já nos cinco primeiros meses de 2010, apenas 329 unidades foram comercializadas. Na época, o carro custava R$ 69,4 mil.

O conforto sempre foi um ponto positivo na minivan, assim como o espaço. Por isso que em viagens ou para carregar itens, ele não decepcionava. São 4545 mm de comprimento, 1820 mm de largura, 1650 mm de altura e 2700 mm de distância entre-eixos.

O preço elevado, a falta de alguns equipamentos e o design faziam parte do ponto negativo do Kia Carens segunda geração.

Confira abaixo todas as gerações do modelo:

Kia Carens – primeira geração

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

A primeira geração do Kia Carens foi lançada em 1999 e sua produção permaneceu até o ano de 2006, quando a montadora coreana apresentou seu substituto. Antecedendo a estreia do Kia Carens, a fabricante também comercializava outra minivan, a Kia Joice, produzida entre os anos de 1999 a 2002.

O primeiro Kia Carens não teve lá tanto sucesso como na segunda geração, que ficou mais famosa. Em outros mercados, o modelo recebeu outros nomes, como, por exemplo: Kia Euro Carens, em Taiwan, Naza Citra na Malásia e Kia Carens II na Coreia do Sul e Indonésia.

A minivan deixou de ser produzida em 2001 na Austrália, mas recebeu versão atualizada em 2002 em outros mercados pelo mundo.

O primeiro Kia Carens (série RS) foi produzido em três regiões diferentes: em Hwasung, na Coreia do Sul, Cikarang, na Indonésia e Chu Lai, no Vietnã.

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

Entre os equipamentos básicos, Kia oferecia para-choque na cor do veículo, espelhos elétricos, airbag duplo (passageiro e motorista), bancos traseiros rebatíveis, vidros dianteiros e traseiros elétricos e outros.

Em alguns níveis de acabamento, ele vinha com ar-condicionado, rodas de liga leve, teto solar elétrico, sensores de estacionamento, cinto de segurança de três pontos, banco de couro e o do motorista com ajuste de altura, airbags laterais, controle de tração, rodas de aço e ancoragem ISOFIX.

O motor que o equipava era 1,8 L FP I4 a gasolina. A transmissão era manual de cinco velocidades ou automática de quatro velocidades.

A primeira geração deixou de ser produzido em 2006.

Kia Carens – segunda geração

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

Durante o Salão Internacional do Automóvel de Los Angeles de 2006, a Kia apresentou a segunda geração da minivan. Enquanto no Brasil ele era conhecido como Kia Carens, na América do Norte foi batizado de Rondo e Rondo7.

Após a apresentação oficial, o novo Kia Carens foi lançado em dezembro de 2006 no Canadá, e no início de 2007 nos Estados Unidos. Na Austrália, ele só foi lançado em abril de 2008. No Brasil, não foi diferente: no meio do ano de 2008.

Com capacidade para sete pessoas, o Carens veio ao Brasil para concorrer diretamente com o Chevrolet Zafira, Renault Grand Scénic e Grand C4 Picasso. Por aqui, foi comercializado por R$ 79.900, enquanto seus concorrentes: Zafira por R$ 65.399, C4 Picasso por R$ 89.800 e Scénic por R$ 87.990.

Se precisasse de uma versão maior, o comprador poderia optar pelo Kia Carnival, com capacidade para oito pessoas. O interessado teria que desembolsar R$ 140 mil. O carro ainda é vendido no Brasil como “Grand Carnival” e sair por R$ 292.990.

O Kia Carens praticamente tem o mesmo tamanho do seu concorrente Renault Grand Scénic. A minivan coreana tem 4545 mm de comprimento, 1820 mm de largura, 1650 mm de altura e distância entre-eixos de 2700 mm.

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

O modelo tem capacidade para transportar sete ocupantes. O espaço é um ponto forte nesse carro, pois os passageiros podem acomodar bem pernas e ombros. No banco traseiro o conforto não é diferente.

Os assentos são revestidos em couro e quando ocupados por sete pessoas, o porta-malas passa a ter 220 litros. Se estiver com cinco passageiros, esse número passa a ser de 400 litros.

Embora seja um carro grande, o Kia Carens tem todos os comandos de forma fácil para o motorista. Por exemplo, o volante conta com funções de som, enquanto alavanca do câmbio, ar-condicionado e rádio ficam em uma posição elevada, facilitando o acesso.

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

Outro ponto a se destacar no monovolume médio é a segurança. O Kia Carens foi oferecido com seis airbags, apoio de cabeça ativos, que são erguidos caso haja colisão, além de cinto de segurança pré-tensionadores.

Com relação aos equipamentos de série, o veículo oferecia: ar-condicionado digital, apoio de braço, rodas de liga leve, volante multifuncional, transmissão automática sequencial, computador de bordo, freios ABS, alarme antifurto perimétrico, faróis de neblina, cintos de três pontos para todos os ocupantes, sensor de estacionamento traseiro, iluminação no porta-malas e trio elétrico (travas, vidros e retrovisor).

Quanto ao conforto, o Kia Carens possui: direção assistida, apoio de braço, ajuste de altura do volante, comando interno do porta-malas e ajuste elétrico dos retrovisores.

O motor da minivan é o Theta de quatro cilindros em linha, gera 149 cv de potência e 6.000 rpm. Já torque é de 19,5 kgfm a 4250 rpm. Sua velocidade máxima é de 182 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos.

A suspensão dianteira é Independente (McPherson) e a traseira Independente (multi-link).
Enquanto seu principal concorrente (Chevrolet Zafira) tinha motor flex, o Carens era abastecido apenas com gasolina.

Seu consumo é de 8,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na rodovia. Já a autonomia é de 467,5 km na cidade e 616 km na rodovia.

A segunda geração do Kia Carens anda conforme a proposta do modelo, com facilidade nas retomadas. Em ultrapassagens, o carro responde muito bem.

O design externo nunca foi o destaque do Kia Carens, exceto na terceira geração que recebeu um upgrade e ficou mais robusto. Mas em sua segunda geração, o Carens tem faróis grande e as lanternas ficam bem nas laterais, deixando a traseira mais limpa. Elas ainda têm uma curva diferenciada que vai em direção à porta do porta-malas.

O Kia Carens vinha para o Brasil importado da Coréia do Sul e era comercializado com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem. Sua produção foi finalizada em 2013 para dar lugar a nova geração.

Kia Carens – terceira geração

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

A apresentação oficial da terceira geração do Kia Carens ocorreu durante o Salão do Automóvel de Paris 2012. Meses antes do evento, a montadora já havia soltado um teaser no qual já era possível visualizar bem as mudanças no carro.

Após revelado, o novo Kia Carens começou a ser comercializado na Coreia do Sul em 2013. Na América do Norte, o Kia Rondo (como é conhecido por lá) não foi vendido nos Estados Unidos por conta da baixa nas vendas. Portanto, a Kia resolveu disponibilizar o modelo apenas no Canadá. Para o Brasil, a montadora coreana não trouxe a minivan.

O carro passou por uma modificação completa e lembrou bastante o hatch Kia Ceed.

Sua dianteira também lembra o Kia Picanto, especificamente no farol que acompanha os vincos laterais do capô. A revolução no design foi uma orientação de Peter Schreyer, diretor de design das montadoras Kia e Hyundai. A mudança foi inspirada nos modelos futuras da época, como o Cerato além do Ceed.

Além disso, houve mudança na base. O novo Kia Carens passou a utilizar a plataforma C pertencente ao grupo Hyundai-Kia. Quanto à capacidade, nada foi alterado, a minivan manteve a possibilidade de carregar até sete passageiros.

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

Com seu visual contemporâneo, a grade frontal foi um dos principais destaque. O formato “boca de tigre” presente no Carens já é marca registrada da fabricante. Esse estilo também é empregado no Cerato, Sportage e Stinger GT.

Os faróis receberam modificações. Eles já eram grandes e ficaram ainda maiores. Passou a “invadir” as laterais do veículo e ganhou novos materiais. Embora isso tenha mudado em atualizações recentes, o Carens de 2013 ganhou para-choque dianteiro mais limpo e gerou uma aparência mais agradável.

Nas laterais, nada de exagero. A Kia destacou os vincos que ficaram harmônicos. O mesmo acontece com a traseira do carro, que ficou ainda mais limpa e sem exageros.

Uma mudança radical foi feita no interior. Ele ficou mais moderno e “premium”. Ganhou detalhes minimalistas e modernos para o ano. O plástico de baixa qualidade foi um dos pontos negativos reportados pela imprensa internacional. Por exemplo, as mesas de bandeja nos bancos traseiros são frágeis.

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

Para ampliar o bagageiro, as duas fileiras dos bancos traseiros podem ser dobradas. O mesmo pode ser feito com o banco dianteiro do passageiro. Já a segunda fileira é mais estreita. No entanto, é viável deslizar sem dificuldades para a frente. Inclusive, os três podem ser dobrados de forma individual.

O Kia Carens também fornece um leque de compartimentos de armazenamento. O motorista e passageiros podem contar com compartimentos de piso, porta-luvas com amplo espaço e porta-garrafas.

Na Austrália, o Carens / Rondo foi comercializado em três configurações: Si, SLi e Platinum. A versão básica (Si) era oferecida com rodas de liga leve de 16 polegadas, retrovisores dobráveis elétricos, controle de cruzeiro, sistema de áudio com seis alto-falantes e Bluetooth, e central multimídia com tela sensível ao toque de 4,3 polegadas.

Ainda há sensores de estacionamento com câmera de visão e volante multifuncional presente em todas as três versões.

Ainda na Austrália, o Kia Carens foi vendido nas configurações: Kia Rondo 2.0L GDI Si – $ 29.990; Kia Rondo 2.0L GDI SLi – $ 33.990 e Kia Kondo Rondo 2.0L GDI Platinum – $ 38.990. Todos esses movidos a gasolina. As versões a diesel eram: Kia Rondo 1.7L CRDi Si – US $ 32.490 e Kia Rondo 1.7L CRDi SLi – US $ 36.490.

A Platinum — topo de linha — era oferecida com: rodas de liga leve de 18 polegadas, chave inteligente com acionamento por botão, freio de estacionamento eletrônico e faróis HID e luzes traseiras LED.

Atualização

Kia Carens: detalhes das três gerações da minivan coreana

No segundo semestre de 2016 a Kia fez uma atualização no monovolume. O mesmo foi lançado no final do mesmo ano no mercado europeu. O modelo recebeu principais atualizações no design e alguns extras de tecnologia.

No visual, o Kia Carens 2016 recebeu novos faróis de neblina, o para-choque também foi modificado e o carro ganhou novas rodas com aro de 16, 17 e 18 polegadas.

A minivan manteve a câmera de ré e ganhou outros equipamentos interessantes: som premium da JBL, integração com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, central multimídia com tela sensível ao toque de sete ou oito polegadas, além de navegação GPS da TomTom.

A Kia deixou o interior com novos revestimentos nas cores bege e preto, e novo acabamento nos bancos. Debaixo do capô, há o motor 1.7 diesel que gera 114 cv de potência. O câmbio é manual de seis velocidades e sistema start-stop.

Há destaque também para os equipamentos de segurança: monitor de pontos cegos, alerta de tráfego traseiro e identificação de sinais de trânsito para alertar o condutor sobre a velocidade permitida.

Outras opções Kia

Sem o Kia Carens no Brasil, outras opções da marca coreana estão disponíveis. A principal minivan da empresa hoje é o Grand Carnival.

O carro é ideal para a família e propicia conforto para os oito ocupantes. No entanto, requer bom planejamento, uma vez que a minivan tem mais de cinco metros de comprimento (são 5115 mm de comprimento, 1985 mm de largura, 1755 mm de altura e 3060 mm de distância entre-eixos). Ou seja, garagem grande é indispensável.

De série, ele oferece: ar-condicionado digital com ionizador, banco do motorista e passageiro com ajuste elétrico, botão Start/Stop para partida do motor, carregador de celular wireless, cortinas para passageiros na segunda e terceira fileiras, piloto automático com controles no volante, porta-luvas refrigerado, acendimento automático dos faróis e assistente de controle de partidas em aclive.

A van de luxo é comercializada no Brasil por R$ 292.990 e é equipada com motor V6 3.3L 24 valvulas a gasolina. A potência máxima é de 270 cv a 6.400 rpm.

A transmissão é automática de 6 velocidades, com trocas sequenciais. Se você pretende usá-lo para viajar e tem família grande — com mais de cinco pessoas — o Kia Grand Carnival vai ser uma boa opção.

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