A GM finalmente apresentou o Chevrolet Onix 2020. Antes mesmo da imprensa andar no carro, várias concessionárias da rede já estavam com o produto pronto para entrega, que começou nesta quarta (27).
O campeão de vendas do mercado nacional finalmente entra para o jogo com muitas mudanças para continuar dando as cartas por aqui. O Novo Onix 2020 chega sem aumento de preços em relação ao antigo, que agora vira Joy e fica na linha de entrada.
Custando a partir de R$ 48.490, o Novo Onix 2020 cresceu e ganhou uma cara encorpada, mas sem ousar nas linhas. Bem funcional, embora com detalhes que o mantém jovem, o hatch traz plataforma nova, mecânica com motor de três cilindros, segurança de cinco estrelas e conectividade que vai manter muita gente plugada a bordo.
Disponível nas versões de entrada, LT, LTZ e Premier, o Novo Onix 2020 traz um novo motor de três cilindros com 1.0 litro e duas versões. A aspirada com até 82 cavalos e a turbinada de 116 cavalos.
Mantendo a transmissão de seis marchas, manual ou automática (apenas turbo), o compacto foca agora no baixo consumo e desempenho superior, centrando a atenção sobre a nova calibragem de suspensão e direção, assim como da propulsão mais forte.
A proposta do Novo Onix 2020 inclui ainda três pacotes de personalização (Sport, Elegance e Adventure), bem como um conjunto de itens de série que se destacam pelos seis airbags de série, assim como controles de tração e estabilidade, sem esquecer do assistente de partida em rampa.
Além de uma gama ampla de versões, o líder de mercado vem ainda com tecnologias que tornam o produto mais interessante, como conexão 4G com Wi-Fi e planos que vão de R$ 29,90 a R$ 89,90, indo de 2GB até 20GB, a partir da versão LT.
O Novo Onix 2020 pode ter ainda (na versão Premier) sistema de estacionamento automático, sensor de ponto cego, ar condicionado automático, OnStar, MyLink com Android Auto e Car Play, câmera de ré, chave eletrônica, sensor crepuscular e carregamento indutivo de smartphone, que ainda deve baixar o app myChevrolet, que permite acesso remoto ao carro e dados de performance do mesmo, entre outros.
Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, diz: “O Onix definiu uma nova era. É indiscutível que seja uma escolha inteligente por oferecer conteúdo com preços competitivos, ter o melhor valor de revenda, ser a referência em conectividade e ter o melhor conjunto. Mas, para consumidor, os atributos do modelo vão além dos aspectos técnicos em si. Nesta nova geração, o Onix entrega itens que até então só estavam disponíveis em veículos de categorias superiores”.
Chevrolet Onix 2020 – Impressões gerais
O Novo Chevrolet Onix ficou bem maior. São 23 mm a mais, o que deixa o modelo com 4,163 m de comprimento e entre eixos com 2,551 m. O ganho mais expressivo foi no comprimento, deixando-o maior que o Renault Sandero, por exemplo.
Ainda um compacto, o Novo Onix lembra muito visualmente o Cruze, especialmente na versão Premier, que possui faróis com projetor e assinatura visual em LED. Os LEDs diurnos no para-choque também reforçam a proposta jovial do hatch, que tem ainda grade bipartida.
A carroceria é mais volumosa, mas a primeira impressão é que o Novo Onix 2020 não cresceu tanto assim. Ainda que não se possa ver, ele ganhou 17% a mais de aços de alta resistência, bem como perdeu 6 kg na suspensão nova, assim como 15 kg no propulsor. Isso fora o eixo traseiro (4 vezes) mais rígido.
Com portas de tamanho adequado, retrovisores grandes e maçanetas semi-embutidas, o hatch da Chevrolet tem colunas C destacadas e chama atenção pelas belas lanternas com assinatura em LED, dando um visual mais sofisticado ao Onix.
Ainda causa estranheza os dois pequenos spoilers pretos na vigia traseira, mas a tampa tem boa abertura e o para-choque ganha um aspecto mais esportivo com refletores verticais e vincos acentuados, que deixam a parte inferior proeminente e contrastando com preto.
As rodas de liga leve aro 16 polegadas da versão Premier são atraentes e de bom acabamento. Antena em estilo barbatana, frisos cromados nas janelas e grade, bem como spoilers pronunciados nas extremidades do para-choque frontal, marcam a nova cara do Onix.
Se o visual parece não empolgar tanto, o Novo Onix tem os pacotes de customização já mencionados, sendo que o Sport chama atenção pelos retrovisores em preto brilhante, rodas de liga leve de cor preta, rack no teto, entre outros.
Por dentro, o ambiente do Onix Premier 2020 em tonalidade cinza parece mais simples do que aquela de tom marrom, que tem um aspecto mais premium. O cluster de fácil leitura tem display TFT bem completo, mas pouco ergonômico em acesso.
O volante multifuncional com direção elétrica tem boa pegada e agrada visualmente. A multimídia MyLink atualizada vem com tudo o que é necessário, inclusive com os úteis Android Auto e Car Play, tendo ainda comandos de climatização e o OnStar.
Este, por sinal, pode ser acessado também no teto, seu lugar original. Mas, de volta ao MyLink, o que realmente chama atenção é a internet 4G a bordo, que usa conexão Wi-Fi para alcançar 7 aparelhos móveis até 15 m de distância.
De boa velocidade, dá até para trabalhar usando a internet do carro, porém, o dispositivo não fica ligado direto sem o acionamento do motor. Os planos de dados são semelhantes aos de celulares, sendo que a GM “dá” 3 GB grátis ou três meses no ato da compra do Novo Onix.
A conexão é bem fácil de fazer e o cliente pode colocar nome da rede e senha que desejar. Ela é tão boa que usamos para trabalhar durante o test drive.
O ambiente tem acabamento condizente com a proposta, sem pender mais para o premium. Os bancos com apoios de cabeças integrados, também apresentam parte do visual em cinza.
O revestimento em couro com costuras brancas chama atenção. Confortáveis, os bancos do Onix 2020 garantem uma boa condição para o motorista ao volante e também passageiro.
Quem vai atrás, apesar do aumento do entre eixos, não goza tanto assim de mais espaço para as pernas. Se quem vai na frente é alto, então fica um pouco mais complicado para quem vai atrás.
O banco traseiro bipartido vem com a mesma padronagem da frente e os itens de segurança necessários, inclusive Isofix. Já o porta-malas ficou menor, perdendo 5 litros e agora com 275 litros.
Diz a GM que houve um novo arranjo interno para levar bagagens com mais eficiência. Ainda assim, visualmente, ele parece adequado. Ainda por dentro, o Onix 2020 tem portas com acabamento macio e cor cinza na frente, sendo preta e com plástico duro atrás.
O hatch tem ainda luzes de leitura e três entradas USB, sendo duas atrás. O porta-luvas é pequeno, assim como o porta-objeto entre os bancos. O carregamento indutivo de smartphone inutiliza o espaço à frente da alavanca de câmbio, já que quase qualquer outro objeto é recusado com alerta de perigo, por conta da conexão wireless, que pode queimar o que estiver em cima.
Chevrolet Onix 2020 – Impressões ao dirigir
Gravataí-RS – No último parágrafo acima, citamos a segurança do carregador wireless para objetos que não sejam para o fim de recarga, mas isto também nos faz lembrar – compreensivelmente – do recente recall do Onix Plus. E o Onix 2020?
Ele já vem atualizado em seu motor 1.0 Ecotec Turbo com 116 cavalos a 5.500 rpm e 16,3/16,8 kgfm a 2.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. O pequeno propulsor turbinado tem intercooler e injeção indireta com pré-aquecimento na partida a frio.
Após a atualização de software, ele se mostra um motor forte, apesar do tamanho, tendo bom torque em rotações baixas e com curvatura plana na maior parte do tempo de trabalho, o que garante disposição extra.
Com transmissão automática de seis marchas, a GF6-3, o Novo Onix tem um bom desempenho, mas passando a impressão de ser um pouco menos que o Onix Plus que andamos e avaliamos. Ainda assim, ele é condizente com a proposta de “melhor de dois mundos”.
Isso é muito bom, pois, permite ao hatch andar como gente grande e evita que o mesmo sofra com espaço cheio e em trechos que exijam mais força. Com uma estrutura leve, apesar de volumosa, o Onix de nova geração se mostra um carro bem ágil nas saídas.
Com aceleração vigorosa, o ponteiro logo alcança 4.000 rpm e ele já está andando bem. Se afundar o pé, mesmo com uma pausa muito breve, ele retoma o embalo e alcança 6.000 rpm sem cerimônia, onde é cortado.
Na rodovia, andando a 110 km/h, ela aponta para 2.300 rpm. Com pista reta e plana na maior parte do tempo, não deu para perceber se ele responde nas subidas longas da mesma forma que o Onix Plus fez. Vamos esperar a Avaliação NA para termos essa resposta.
Contudo, pelo que pudemos notar no primeiro contato com o Onix hatch, ele se mostrou bem e disposto. É um carro – na versão automática – feito para se andar em Drive.
A opção L com mudanças manuais no botão da alavanca, ruim de ser manuseado, dá apenas uma sensação rápida de liberdade na condução, mas é possível ver reduções e avanço de marchas sem que o painel acuse essa alteração…
A GM fala que o Onix 2020 vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e tem consumo em torno de 17,7 km/litro. No mais, parece estar de acordo com o irmão sedã, que tem bom consumo em cidade e estrada.
Por ser um carro mais curto, a GM providenciou uma calibração do conjunto direção, freios e suspensão especialmente para o Novo Onix, que assim tem um handling melhor que o antigo.
Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM, diz: “O novo Onix alcança aqui um patamar de refinamento dinâmico que extrapola os níveis até então conhecidos na categoria. Para o hatch, trabalhamos numa nova calibração dos amortecedores que resultou em uma menor rolagem dinâmica da carroceria, que, somado ao fato de a direção elétrica ter ficado mais direta, a sensação que se tem é de maior agilidade e esportividade em curvas”.
De fato, sentimos a direção mais leve e direta, entretanto, durante a condução, ela parece muito mais leve que o ideal. Já a suspensão é mais firme que a do Onix Plus e igualmente do hatch antigo.
Mais no chão, ao entrarmos por engano em uma estrada sinuosa, deu para perceber que o conjunto melhorou bastante. Em curvas mais fechadas, ele apresenta boa estabilidade para seu porte.
Em pisos irregulares, porém, sente-se mais os impactos dos buracos, mas ainda dentro da proposta de conforto do segmento. Os freios são mais que suficientes para sua missão.
Os sistemas de auxílio à condução, incluindo monitoramento de pressão de pneus (item de série no Onix), dão ao compacto uma garantia de direção segura.
No mais, o Chevrolet Onix 2020 ainda apresenta o bom alerta de ponto cego, que ajuda a evitar colisões laterais, bem como o estacionamento automático, que permite facilmente estaciona-lo em vagas paralelas ou perpendiculares.
Assim como no Onix Plus, o sistema no hatch também faz vários movimentos para deixa-lo na posição certa. Com tudo isso, o hatch agradou nesse primeiro contato e parece bem preparado para continuar sendo líder de mercado.
Chevrolet Onix 2020 – Galeria de fotos
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