O Golf GTI está se despedindo e a chegada do GTE com seus limitados 100 exemplares, não trará aos entusiastas e amantes de alto desempenho, o resultado desejado.
No entanto, mesmo sem o hot hatch mais querido de sempre – o Polo GTS quer mudar isso, mas não sabemos se o fará – existe uma alternativa muito boa: Jetta GLI.
Longe da sigla “GT” que conhecemos desde os anos 80 na linha VW, o sedã importado do México quer seu lugar no coração dos clientes de esportivos.
Para isso, ele vem com números melhores que os do GTI e, de quebra, com um preço para arrebatar aqueles que ainda estavam em dúvida. Sai por R$ 144.990 ou R$ 149.980 com teto.
Com a mesma mecânica, centrada no conjunto 2.0 TSI de 230 cavalos e câmbio DSG de seis marchas, o Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2020 assume (com direito) a coroa do icônico alemão.
Por fora…
Aparentemente era para ser um casamento infeliz entre um sedã muito longo de entre eixos “curto” com uma roupa esportiva. Aliás, levemente esportiva.
Com 4,709 m de comprimento e 2,680 m de entre eixos, o Jetta acaba sendo um sedã bem comprido para sua base, mas nem isso atrapalha quando ele se veste de GLI.
A compensação vem das linhas fluidas e equilibradas, que a VW fez questão de adicionar ao modelo, de modo que não parecesse simplesmente um carro familiar com pegada jovial.
A frente com faróis duplos envolvidos por luzes diurnas, num conjunto em LED, dá outra cara para o Jetta GLI, assim como sua grade estilizada com o friso vermelho.
Com molduras em preto brilhante, o para-choque até dispensa os faróis de neblina. As rodas aro 18 polegadas com suas “lâminas” calçam bem visualmente o sedã, assim como suas pinças de freio vermelhas.
Um pouco sóbrio até, o Jetta GLI dispensa aerofólio, tendo apenas um sutil defletor de ar. As lanternas escurecidas trazem boas lembranças dos nossos “GT’s” do passado.
Duas bocas de escape cromadas, difusor de ar inferior, teto solar panorâmico e antena tubarão. Esse Jetta não precisa dizer a que veio. Basta apenas o “GLI” nos quatro lados e nada mais.
Por dentro…
Se você já olhou para o painel do Jetta todo, pode ter tido uma lembrança bem familiar do clássico sedã da VW dos anos 80.
Isso não é saudosismo ou ilusão de ótica, é Bauhaus. As lições da extinta escola técnica que moldam o design alemão até os nossos dias dita que forma e função caminham juntos.
A essência disso é ver como clássicos do passado parecem retornar nos modelos atuais.
Hoje em dia, entretanto, a preocupação é entreter os olhos e desvia-los de alguns detalhes não tão bons. Nisso, o cluster Active Info Display em tom vermelho cumpre seu papel.
O mesmo em relação à multimídia Discover Media com sua tela de 8 polegadas e apresentações visuais que realmente impressionam.
No GLI, ela traz algo mais. Ela vem com informações adicionais sobre a performance do Jetta GLI, incluindo medidor de força G, pressão do turbo, uso de potência, aceleração e tempo de volta.
Para completar o visual frontal interno, o volante esportivo tem couro e fundo chato, com os obrigatórios paddle shifts e o logo GLI bem vistoso na base.
A alavanca do DSG por si só já é bem estilosa, casando bem também com os pedais esportivos. O ar condicionado dual zone e a iluminação presencial em LED com ajuste de cores estão no pacote.
Os bancos esportivos não são aqueles da Recaro, mas são confortáveis e seguram bem o corpo na frente. O motorista tem ajustes elétricos com três memórias.
Revestimentos em couro, design exclusivo e costuras vermelhas agradam nos assentos do Jetta GLI, que na frente tem ventilação, o que é muito bom no calor desse país.
O ambiente com teto e colunas pretas ainda conta com sistema de som Beats de alta qualidade e com slots para SD Card no porta-luvas.
No Jetta GLI ainda temos Android Auto, Car Play e MirrorLink, fora um navegador nativo e câmera de ré, tudo como manda o figurino.
O espaço atrás é muito bom. No entanto, assim como nas demais versões, o Jetta GLI vai empobrecendo de acabamento da frente para trás.
As portas carecem de mais atenção e parte da carroceria pode ser vista junto ao banco traseiro, cujas extremidades são moldes duros de plástico. Falta até difusor de ar atrás. Agrado mesmo é para quem vai na frente…
O porta-malas é bem espaçoso e não será problema para o cliente desse carro.
Por ruas e estradas…
Se ele peca no acabamento, pelo menos anda como deveria. O Jetta GLI não é um sedã com motor grande e suspensão mais firme, ele é um carro muito além.
Com um ajuste fino, o GLI impõe um comportamento bem diferente das demais versões, sendo um carro bem mais na mão. Direto, sem meias-palavras, ele é um esportivo nato.
Seu propulsor EA888 2.0 TSI é uma usina de força programada para ir da mansidão ao track day com picos elevados de giro e respostas de empolgar qualquer um.
São 230 cavalos que flutuam de 4.700 a 6.200 rpm, enquanto seu torque de 35,7 kgfm vai dos 1.500 rpm até 4.600 rpm.
Por apenas 100 rpm, potência e torque não atingem seu máximo ao mesmo tempo. Esse poder plano traz ao Jetta GLI um desempenho bem interessante.
Pulando as casas e indo ao modo Sport, mudado na Discover Media ou num botão no console, o GLI muda de ronco mesmo em marcha lenta.
O som suave do 2.0 TSI engrossa e fala alto quando o pedal aperta, fazendo o controle de tração trabalhar como nunca para evitar o giro em falso das rodas dianteiras.
Com crescimento rápido de giro, cortando a quase 7.000 rpm, o Jetta GLI alcança fácil os 100 km/h em 6,8 segundos. Se continuar acelerando, o ponteiro vai descendo…
Sim, porque aí ele já está contornando o círculo virtual até os 280 km/h, mas ele para nos 250 km/h. A força na aceleração é bem forte e não deixa a desejar.
As mudanças da DSG são quase imperceptíveis, tamanha suavidade e falta de sensação de perda de força nas trocas.
Nessa condição, a direção fica bem direta e o câmbio responde de outra forma, mais rápida, fazendo com que a tocada esportiva seja realmente muito boa e segura.
Nada de saídas assustadoras de traseira, por mais que ela seja longa. O Jetta GLI é um sedã bem equilibrado para sua proposta de performance.
Por conta disso, até mesmo o ambiente se inunda com o som produzido pelo motor e enaltecido pelo sistema de som, que potencializa isso para os ouvidos do motorista.
Aí, a sensação é que ele pede para continuar sendo acelerado. As retomadas no modo Sport são cavalares e é fácil deixar qualquer coisa para trás saltando de 80 km/h para 120 km/h.
Assumindo o comando pessoalmente, usando de preferência os paddle shifts, o Jetta GLI permite explorar todo o potencial do conjunto, mesmo mantendo-se acima dos 6.000 rpm.
Nisso, é bom ter certeza do que está fazendo, pois, o Jetta GLI te dá liberdade para surfar em qualquer marcha.
O equilíbrio dinâmico também impressiona, deixando curvas ou desvios rápidos de forma segura e totalmente na mão.
Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 1.900 rpm, o que garante conforto nas viagens. Mesmo em modo Eco, o GLI responde bem acima do Jetta 250 TSI e no Normal, ele supera o antigo Jetta Highline 2.0 TSI.
Para quem quer sua tocada pessoal impressa no carro, pode optar pelo modo Individual e alterar os parâmetros de funcionamento, mesclando-os ao bel-prazer.
No dia a dia, o Jetta GLI surpreende por não ser um carro gastão. Conseguimos média de gasolina de 10,5 km/l no modo Eco na cidade e 14,7 km/l na estrada.
Nada mau para algo que anda mais que muitos carros com motor V6 e cavalaria muito maior. Rodando de forma normal, no cotidiano, o sedã da VW é um carro até confortável.
Com exceção da firmeza necessária de sua suspensão, o esportivo da Volkswagen atende bem para quem quer ter dois mundos num mesmo carro.
Trocando a 2.000 rpm e mantendo-se boa parte abaixo disso, o Jetta GLI é suave no trânsito e nem chama atenção para si, se estiver nos modos Eco e Normal.
O nível de ruído é bom e o ronco do 2.0 TSI é suave, encorpado, mas sem denotar suas reais capacidades.
A direção elétrica é leve e agradável, enquanto os freios são imediatos, seja qual for o modo. No início até assusta os desavisados, mas depois de acostumar, são realmente bons.
A suspensão vai sentir asfaltos remendados, buracos de todo tipo e depressões indesejáveis. Dependendo do pavimento, ele vai reclamar, tal como em bloquetes de concreto, por exemplo.
Para sua proposta, essas sensações são justificadas, afinal, não dá para fazer milagre e ter tudo, não é mesmo?
O Jetta GLI ainda conta com ACC Front Assist, que é o controle de cruzeiro adaptativo da VW, mas que não dispõe de alerta de faixa, por exemplo.
Garante uma condução mais segura com ajustes de distância para o carro da frente, sendo um recurso que era opcional no Golf GTI.
Em desempenho, o Jetta GLI cumpre seu papel. Agarra bem nas curvas, acelera de forma empolgante e tem um handling preciso, afinado.
Por você…
Por R$ 150 mil, um valor bem abaixo do Golf GTI nacional, o Jetta GLI é um convite para muita gente acelerar.
O modelo chega de fato para assumir o posto de esportivo topo de linha da VW, que deixará de ter GTI por algum tempo.
O mais próximo dele será o Virtus GTS, mas até ele chegar, no próximo ano, o Jetta GLI será a única opção e, realmente, a melhor.
Com um bom conjunto, acertado, desempenho esportivo e conteúdo generoso, o Jetta GLI é uma opção em carro de alto desempenho que nós recomendamos.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Volkswagen Jetta GLi 350 TSI 2020
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1984 cm³
Potência – 230 cv a 4.700 rpm (gasolina)
Torque – 35,7 kgfm a 1.500 rpm (gasolina)
Transmissão – automatizada de dupla embreagem com seis marchas e mudanças manuais na alavanca ou volante
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 6,8 segundos
Velocidade máxima – 250 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.900 rpm
Consumo urbano – 10,5 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 14,7 km/litro (gasolina)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 18 com pneus 225/45 R18
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.709 mm
Largura – 1.799 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.474 mm
Entre eixos – 2.680 mm
Peso em ordem de marcha – 1.479 kg
Tanque – 50 litros
Porta-malas – 510 litros
Preço: R$ 144.990 (preço base) R$ 149.980 (versão avaliada)
Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2020 – Galeria de fotos
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