segunda-feira, 18 de março de 2019

Volkswagen: GTI elétrico poderia ter de 306 a 408 cavalos

Volkswagen: GTI elétrico poderia ter de 306 a 408 cavalos

A Volkswagen está em busca de variedade em seu futuro portfólio de carros elétricos e não descarta esportivos. A marca alemã deu indícios fortes de que quer atrair a atenção dos consumidores com carros divertidos (ID Buggy) e propostas até disruptivas (Sedric), mas também quer manter o “tradicional”, nesse caso, a linha esportiva GTI.

A sigla usada pela VW desde os anos 70 inspira muita gente e faz a alegria de outros tantos. Acontece que, nesta nova virada de página, o mercado automotivo mundial migra do motor a combustão para os elétricos, sem dar chance para qualquer preparação com base em modificações mecânicas e eletrônicas.

Volkswagen: GTI elétrico poderia ter de 306 a 408 cavalos

No entanto, isso não exclui uma ligeira melhora no desempenho dos carros elétricos comuns. Em realidade, a mudança trará ainda mais performance para propostas como essa da VW. A plataforma modular MEB sustenta desde a versão de entrada, pelo menos vista até o momento, cavalaria bem mais generosa que aquela dos motores EA.

O ID Buggy, por exemplo, tem 204 cavalos, o mesmo que o Seat e-Born. Isso poderia ser comparado com o GTI atual, mas passará longe dessa proposta no novo mundo dos automóveis. O mais provável é que os esportivos elétricos da VW tenham entre 306 e 408 cavalos.

Volkswagen: GTI elétrico poderia ter de 306 a 408 cavalos

Tudo feito de forma tão simples, como um enorme Lego. Isso se deve ao fato de os motores elétricos serem modulares. Ou seja, a unidade padrão de tração traseira tem 204 cavalos, enquanto a dianteira pode ter 50% menos ou mesmo ser igual.

E mais, isso não é exclusividade da Volkswagen, pois a Audi vai no mesmo caminho, assim como o Mercedes-Benz EQC (a BMW pode compartilhar com ele) dispõe de mesma distribuição de potência que o e-tron SUV. Com os elétricos, acaba a engenharia de motores a combustão, a assinatura do mecânico que o montou e o propulsores exclusivos.

Volkswagen: GTI elétrico poderia ter de 306 a 408 cavalos

Basta apenas tirar este e botar aquele, fazendo os ajustes necessários em tamanho de bateria (mais densidade) e restando apenas o ajuste de chassi e suspensão que, felizmente, continuará a existir.

Assim, um VW Neo GTI pode até pretender se equiparar ao Golf GTI e ao R, ostentando 306 e 408 cavalos, respectivamente. Mesmo sem queimar nenhuma gota de gasolina, ele despejará tudo na hora e virtualmente deixará o velho hot hatch comendo poeira. Alguém duvida? A Tesla está aí para nos lembrar que isso é possível.

[Fonte: Carbuzz]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen: GTI elétrico poderia ter de 306 a 408 cavalos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Volkswagen: GTI elétrico poderia ter de 306 a 408 cavalos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário