Está com dúvida sobre o que é pneu remold? Aqui neste texto respondemos:
Se comparado com os originais, o pneu remold pode custar 50% a menos – o que agrada o consumidor. Ao invés de ir para o lixo, outra vantagem é o reaproveitamento de material na sua fabricação.
Contudo, a durabilidade pode chegar a 30% a menos do que aqueles originais, e esse é um dos motivos que fazem alguns motoristas não adquirirem esse produto.
O remold que também é conhecido como remodelado ou remoldado, se popularizou no Brasil; bem como em outros países da Europa.
Por aqui, o custo dos convencionais ainda é alto, combinado com a crise financeira, muitos motoristas tiveram que optar pelo modelo mais em conta.
Agora, por que ainda esse tipo de pneu gera tanta dúvida deixando consumidores a favor e contra? Antes de responder essa pergunta, é preciso entender todo o seu processo.
Pneu remold: o que significa e como é a fabricação
Um pneu remold ou remoldado é um pneu usado que recebe uma nova banda de rodagem.
Ele passa por um processo de reaproveitamento, as empresas coletam aqueles que já estão em péssimas condições de uso para dar nova vida e voltar ao mercado, gerando benefícios ao meio ambiente.
Com a chegada das carcaças do pneu na fábrica, é realizada uma avaliação e seleção das peças.
Posteriormente, essas carcaças são inspecionadas por um especialista, passando por inflação à procura por defeitos e assim recebendo os reparos.
Caso o pneu seja aprovado, ele segue para a etapa de raspagem do talão e banda de rodagem, ficando-o sem rebarbas.
Os fabricantes ainda testam com uma câmara, recebendo cola líquida importante para seguir pelos trilhos até chegar numa máquina, que faz a aplicação da camada de borracha.
Para finalizar, o pneu passa por um processo de colação da borracha anti-quebra. Depois, as carcaças passam pela prensa vulcânica.
Vale a pena comprar um pneu remold?
Responder se compensa ou não adquirir um pneu remold é um tanto complexo, requer avaliar alguns pontos.
O primeiro passo é não comprar pneu reformado sem antes conhecer a sua procedência. Portanto, apenas compre pneus remoldados com selo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
Além da certificação do órgão nacional, é importante comprar de empresas especializadas em remodelados.
Por mais que ele passe por um amplo processo de renovação, o pneu remoldado não é a mesma coisa que um novo de fábrica, em vista disso, considere a sua baixa durabilidade.
Fique atento as informações que constam na lateral do produto. Antes de 2015, o Inmetro não tinha regras claras e muitas falcatruas poderiam acontecer.
A resolução 554/2015 definiu algumas regras a serem seguidas, como: marcação de identificação em ambos os flancos; informações visíveis se o pneu é recauchutado, recapado ou remoldado; deve conter a expressão “M+S” (ou “M&S”), quando se tratar de pneu para lama ou neve, com altura mínima de 4,0 mm; o CNPJ do fornecedor; a data de reforma, dentre outros detalhes disponíveis aqui.
Logo, podemos ter como conclusão que pneu remold só vale a pena em casos onde o motorista não consiga adquirir um novo, mas o indicado é comprar em lojas especializadas, com testes comprovados e selo do Inmetro.
No mais, ainda é recomendado o pneu original, novo de fábrica, pois a segurança é algo muito importante em um carro.
Além do pneu remold, outros pneus reaproveitados
Na hora de procurar por pneus reformados, atente-se às outras opções comercializadas no mercado.
Fora o remold, o consumidor poderá encontrar os recapados, método que tem a banda de rodagem – parte que possui contato direto com o solo – substituída.
E o recauchutado, que é feita a substituição da banda de rodagem e dos ombros do pneu, parte externa que fica entre a banda de rodagem e o flanco, na área lateral do pneu.
O que diz o Inmetro sobre pneu remold
Você pode encontrar informações na internet de que o Inmetro não estabelece regras para pneus reformados.
Em virtude dessas controvérsias, a reportagem do Notícias Automotivas entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão governamental para esclarecer sobre o assunto.
Como mencionamos anteriormente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia garante por meio da Portaria nº 554, de 29 de outubro de 2015 que:
“As informações relacionadas à segurança do produto devem estar presentes, como a designação da dimensão do pneu; a capacidade de carga; o limite de velocidade; a marca, a denominação registrada e o CNPJ do fornecedor; a data de reforma; e indicadores de desgaste da banda de rodagem, entre outras” – afirma a assessoria de imprensa.
Além disso, o Inmetro informou ao Notícias Automotivas que é comum não haver o nome comercial no pneu, pois, eles passam pelo processo de reforma.
Sendo assim, ao procurar por um remold, pode ser que não tenha a marca do fabricante, contudo, nele deve seguir as informações do produto.
Veja o que o Inmetro diz:
“Quanto aos modelos, caso se refira aos nomes comerciais, eles não são utilizados pois, no processo de remoldagem, são substituídos a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos do pneu. A ausência, no entanto, não implica em redução da segurança, pois todas as informações que caracterizam o produto são apostas, como descrito acima”.
O órgão finaliza dizendo que, por enquanto, não há atualizações em curso referente à legislação de pneus com recapagem, recauchutagem ou remoldagem.
Pneu remold para moto é proibido?
Sim, desde 2004, pneus remold, recauchutado ou recapado para motocicleta estão proibidos, pois, eles não garantem segurança, podendo ocasionar acidentes com muito mais facilidade do que em um carro.
O Inmetro estava prestes a fazer a liberação para motos, com nota, inclusive, publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo então presidente do órgão, Carlos Augusto Azevedo.
A informação acabou vazando, sendo publicada pelo portal UOL.
A liberação seria feita sem inspeção técnica mesmo Carlos Augusto ciente dos riscos. Inclusive, o próprio Inmetro tem conhecimento dos perigos há muito tempo.
Por ora, está proibido o uso de pneus recapados, recauchutados, reformados ou remoldados em motos, motonetas e ciclomotores.
Caso o motociclista seja flagrado utilizando algum desses pneus em sua moto, o mesmo estará cometendo infração grave, com adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um prejuízo financeiro de R$ 195,23 (multa).
É sempre bom lembrar que os pneus bem cuidados são fundamentais para a segurança de motoristas e motociclistas, eles são os únicos equipamentos que têm contato direto com o solo.
Um pneu mal conservado pode ocasionar graves acidentes.
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