quarta-feira, 20 de março de 2019

EUA: empresário propôs comprar Cruze por 5 anos para manter produção

EUA: empresário propôs comprar Cruze por 5 anos para manter produção

Assim como a Ford pretende fechar as portas de Taboão, a General Motors fez e cumpriu promessa semelhante em Lordstown, Ohio. Nessa planta americana, a montadora fazia o Chevrolet Cruze, que se despediu no último dia 6 de março e levou consigo as chaves da instalação, que foi encerrada com a demissão de 1.500 trabalhadores.

Lordstown já havia sido um ponto de debate entre o presidente Donald Trump e a indústria automobilística americana, quando se discutia a geração de mais empregos no país e menos investimentos no exterior, notadamente no México, onde a GM também fazia o Cruze.

Mas, em seu derradeiro dia, a fábrica de Lordstown recebera uma última ação para salvar empregos e manter o Cruze em produção. E isso não veio nem do sindicato e muito menos da GM. Bernie Moreno apareceu na cena deste condado de Ohio com uma proposta para manter a instalação em funcionamento.

EUA: empresário propôs comprar Cruze por 5 anos para manter produção

Moreno teria proposto à GM, a compra de toda a produção do Chevrolet Cruze pelos próximos cinco anos. Isso garantiria os empregos e permanência do modelo em produção, mas provavelmente não no mercado americano. Isso porque o empresário de Cleveland, cidade do mesmo estado, quer lançar um serviço de aplicativo de transporte como Uber e Lyft.

O Cruze seria o carro principal desse serviço que, devido ao tamanho do mercado americano, poderia ser suficiente para manter a produção regular do médio da GM em dois turnos de trabalho.

A estimativa de Moreno – que tem redes de concessionários nos EUA – era de comprar entre 150.000 e 180.000 unidades. O sindicato UAW confirmou a proposta do empresário, que não revelou detalhes, pois eram confidenciais. A montadora também reconheceu que um acordo estava sendo negociado.

Porém, a GM reiterou que o segmento do Cruze está em declínio e que não é mais possível mante-lo em produção nos EUA e nem no México, já que ambos atendem basicamente o mercado doméstico americano. A resposta foi não.

Se a proposta de Moreno fosse atendida, seria a primeira vez que um modelo regular sustentaria um serviço de compartilhamento. É exatamente isso que a própria GM quer fazer no futuro, ter uma produção essencialmente voltada para o uso do produto e não sua posse, algo que chocou muita gente dentro e fora dos EUA. Entretanto, com seu próprio serviço via app.

[Fonte: The Vindicator]

© Noticias Automotivas. A notícia EUA: empresário propôs comprar Cruze por 5 anos para manter produção é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

EUA: empresário propôs comprar Cruze por 5 anos para manter produção publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário