Saiba como fazer a renovação da CNH.
Se a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está prestes a vencer ou já venceu, saiba que você pode continuar dirigindo por um período de 30 dias, prazo disponível para que o condutor regularize a renovação.
Passados 30 dias, se o proprietário não renovar o documento, o mesmo ficará impedido de dirigir.
Se o indivíduo for pego, ele estará cometendo infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Lembrando que, ao atingir 20 pontos durante 12 meses, a sua CNH é suspensa.
Todo motorista brasileiro conhece as regras e períodos de atualização do documento. A cada 5 anos deve-se renovar no CIRETRAN ou Departamento Estadual de Trânsito (Detran); para maiores de 65 anos, é preciso renovar a cada 3 anos.
Para os novatos que estão com PPD – Permissão Para Dirigir, esses terão o documento com validade de 1 ano, após esse período, caso não cometa infrações, eles poderão trocar para receber a definitiva com validade de 5 anos.
A renovação da CNH é muito importante para o Departamento Estadual de Trânsito atestar se o condutor ainda está apto para trafegar com veículos automotores. É assim que eles conseguem fiscalizar de perto cada motorista brasileiro.
Contudo, já estamos acompanhamos algumas mudanças no sistema de trânsito do Brasil: novos emplacamentos, nova carteira de motorista, CNH digital e uma possível ampliação do período de atualização do documento.
Como noticiamos aqui no Notícias Automotivas, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL) deseja modificar o prazo de validade da CNH de 5 para 10 anos.
Em um tweet publicado em 28 de dezembro de 2018, Bolsonaro expressou:
“Parabenizo o governo do RJ por extinguir a vistoria anual de veículos. Outrossim, informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação (hoje, seu prazo é de 5 anos)”.
A alteração é vista como perigosa por especialistas. Embora não haja reciclagem na renovação da CNH a cada cinco anos, o Detran consegue acompanhar as condições de cada condutor num período médio.
A medida, que se trata mais de uma ação popular, precisa de avaliações antes de ser implementada.
Outra novidade que será lançada oficialmente nos próximos anos é a substituição da Carteira Nacional de Habilitação de papel por um material em plástico, igualmente a um cartão de crédito.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todas as entidades e órgãos de trânsito terão até o dia 31 de dezembro de 2022 para se adaptarem ao novo formato e iniciar a emissão.
A nova CNH, que terá um chip, será mais eficiente, podendo ser usada para o pagamento de transporte público, pedágio, controle de acesso às universidades e prédios públicos.
Passo a passo para renovação da CNH
Enquanto essas novidades não são implementadas, as regras continuam a mesma. Como noticiamos no início da reportagem, todo motorista brasileiro tem um mês para regularizar a situação.
Portanto, ao ver a data de vencimento, não precisa se desesperar, continue dirigindo, mas não deixe de ir ao Detran para providenciar a nova CNH.
Para identificar a data de vencimento, basta olhar na própria carteira de motorista, ela está em vermelho, ao lado da sua foto.
Confira a seguir o passo a passo de como fazer.
Documentos necessários para renovar a CNH:
Inicie pelos documentos necessários de renovação da CNH.
É necessário apresentar original e a cópia simples de: documento de identidade (RG); cadastro de Pessoas Físicas (CPF); comprovante de residência (conta de água, energia elétrica ou telefone – de preferência recente); CNH vencida ou prestes a vencer.
Dependendo da situação, o Detran pode solicitar outros documentos, por isso, não deixe de consultar antes de dar abertura na atualização.
Abertura da solicitação e pagamento da taxa:
Dirija-se até um posto avançado do Detran com os documentos em mãos. Se estiver faltando algum, você terá que retornar outro dia, então, certifique que está levando tudo corretamente.
O órgão emitirá uma guia de pagamento, pois, para renovação da CNH é necessário pagar e o custo varia de estado para estado. É possível consultar todos os valores diretamente no portal na internet do Departamento Estadual de Trânsito.
Exame médico e psicológico:
Lembra que informamos que o Detran acompanha se o motorista está apto para dirigir? Isso é feito através do exame médico e psicológico, que deve ser realizado após a confirmação de pagamento.
Os exames, também conhecidos como de aptidão física e mental, devem ser feitos em uma clínica credenciada ao Detran, ou seja, o condutor não poderá fazer em qualquer uma de sua escolha.
Motoristas que possuem CNH categorias C, D ou E precisam também realizar o exame toxicológico. Ele consiste em analisar se o cidadão usou alguma droga durante os últimos 90 dias.
Aguardando a emissão da nova Carteira Nacional de Habilitação:
Após levar os documentos, pagar a taxa e realizar o exame, basta aguardar a emissão da nova carteira de motorista. Geralmente, em apenas cinco dias já é possível tê-la em mãos.
O condutor poderá fazer a retirada no posto do Detran gratuitamente ou solicitar o envio para a sua residência através dos Correios. Na última opção, é cobrada uma taxa que em média custa R$ 11.
Com isso, você terá mais cinco anos para trafegar com a nova CNH.
Em alguns estados, é possível fazer a atualização via internet através de uma certificação digital. O equipamento garante a autenticidade e validade jurídica. Para obtê-lo, é necessário pagar.
Meus pontos de infrações são retirados ao renovar a CNH?
Há muitos motoristas com essa dúvida e se vir alguém confirmando essa informação, saiba que ela não passa de um mito. Ao renovar a CNH, os pontos não são automaticamente retirados.
Todos os pontos de infrações que o condutor obter são acumulados e ao atingir 20, ele terá sua carteira cassada, ficando impedido de dirigir qualquer veículo.
Eles são abatidos após um ano contando a partir da data em que o indivíduo recebeu a autuação. Sendo assim, quando ter em mãos a nova Carteira Nacional de Habilitação, aqueles pontos permanecem sem nenhuma alteração.
Deixar de renovar não é um crime. Em momentos de crise muitos condutores deixam de ir ao Detran para providenciar a atualização. Ficar alguns meses com ela vencida não irá gerar penalidades, no entanto, você ficará impedido de dirigir.
Se mesmo assim você pegar o carro, as consequências poderão ser ainda piores com multa e penalizações.
© Noticias Automotivas. A notícia Renovação CNH: veja como fazer é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Renovação CNH: veja como fazer publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário