No Internationale Automobil-Ausstellung de 1963, a Alemanha e o mundo viram nascer um novo carro esportivo, o icônico Porsche 911. Sucessor do não menos lendário 356, o bólido de Zuffenhausen apareceu com o peculiar DNA dos carros de Ferdinand Porsche, que logicamente passou sua essência ao neto de nome quase homônimo, mas apelidado Butzi.
É essa essência que agora se mantém viva no Novo Porsche 911, a geração 992, tão aguardada no mercado mundial. O superesportivo germânico finalmente chega ao Brasil com preços a partir de R$ 679.000 em sua Carrera S, que ainda vem com opção de tração nas quatro rodas (4S) e Cabriolet nas duas opções.
Com encomendas já iniciadas na rede Porsche, o Novo 911 desembarca ostentando as mudanças que dão ao 992 um passo importante rumo aos novos tempos automotivos, onde a eletrificação avança tão rápido quanto o ponteiro do conta-giros. A Porsche ainda não diz nada sobre um 911 Hybrid, mas a plataforma desta geração já suporta a tecnologia, que deve chegar ao carro até 2025, data que a empresa apontou toda sua gama eletrificada.
Mas antes que isso aconteça, o Novo Porsche 911 quer se manter purista pelo máximo de tempo possível. Assim, ele chega com toda uma engenharia voltada para performance e dirigibilidade, ampliadas no 992 com a introdução de mais cavalos no boxer de seis cilindros, refrigerado a água, 3.0 com dois turbocompressores e nada menos que 450 cavalos a 6.500 rpm e 53,8 kgfm entre 2.300 e 5.000 rpm.
Com um câmbio automatizado de dupla embreagem PDK de oito velocidades, o Porsche 911 992 acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (3,6 no Carrera 4S) e baixando o tempo para 3,5/3,4 segundos, respectivamente, com o pacote Sport Chrono. No final, a máxima é de 308 km/h (306 no 4S). O consumo médio é de 11,2 km/l no primeiro e 11,1 km/l no segundo.
Tais números são apoiados por uma plataforma mais leve e rígida, que possui mais aços de alta e ultra resistência, assim como 32% de alumínio em sua estrutura. Pesando 1.585 kg, o 911 2020 recebeu diversos melhoramentos, como dois turbos simétricos para reduzir consumo, melhorar o fluxo de ar e reduzir o tempo de resposta.
Os intercoolers do boxer 3.0 Biturbo foram posicionados quase sobre o motor, permitindo maior volume de ar para refrigeração, que foi ampliada em 14%, bem como curso do fluxo de ar reduzido em 50%. As válvulas agora abrem de forma assimétrica, garantindo turbilhonamento da mistura ar-combustível, que tem novo injeto Piezo. A câmara agora tem maior compressão.
Com tudo isso, a cavalaria do Novo 911 subiu 30 cavalos em relação ao 991 II. A caixa PDK também recebeu modificações, que tornaram a primeira mais curta e a oitava mais longa, feita para cruzeiro, já que a máxima é alcançada somente na sexta marcha. Além disso, as mudanças nos modos Manual e Sport Plus ficaram mais rápidas, reagindo em menor tempo diante de alterações no desempenho.
Outro ponto que foi modificado na geração 992 é a fixação do boxer 3.0, o que reduziu oscilações ao chassi, assim como melhora na dinâmica de condução em asfalto e em pisos irregulares, onde oferece mais conforto. A direção agora ficou mais direta, adotando um novo sistema de gerenciamento e barra de torção modificada.
Novo Porsche 911 – Estilo e conteúdo
Seguindo fielmente o princípio de que forma segue a função, nascida na Staatliches-Bauhaus e que rege o design alemão até os dias de hoje, o Porsche 911 2020 preserva as linhas básica e mesma disposição mecânica que o clássico de 1963. Em busca de mais eficiência energética e ao mesmo tempo redução em aerodinâmica, o desenho do novo carro inova em algumas coisas.
Com 4,519 m de comprimento, 2,204 m de largura, 1,300 m de altura e 2,450 m de entre eixos, o Porsche 992 adota linhas mais fluídas, tendo novos faróis full LED com luzes diurnas em LED em quatro pontos. Eles são projetados para fora e com capô rebaixado na parte central, inspirando-se no 911 Model G de 1974. Além disso, o bólido alemão ganha área para fixação de radar e sensores ativos de assistência à condução.
Novidade também são as aletas móveis nas entradas de ar laterais, que são totalmente variáveis, dependendo da velocidade e modo de condução, permitindo assim melhorar o fluxo de ar e reduzir arrasto. Na traseira, o aerofólio embutido na carroceria também tem atuação igual, visto que antes era pré-programado.
Falando em traseira, as novas lanternas em LED do 911 2020 dão um aspecto mais largo ao carro, que chama atenção pelo nome Porsche em alto relevo e 3D, assim como o badge 911 inspirado em gerações antigas. O para-choque ficou mais liso e envolvente, enquanto o defletor de ar também adotou um desenho novo.
As saídas de ar em preto brilhante possuem barras largas e luz auxiliar de freio em LED. Ela abre para que se possa inserir sobre o compartimento do motor (fechado), itens como água e óleo lubrificante, assim como expor os dois coolers do sistema de resfriamento ar-água da admissão.
Os dois escapes foram distanciados entre si e refletores agora estão no corpo inferior do protetor, que adiciona pequenas saídas de ar laterais. Além disso, o 992 passa a dispor de maçanetas retráteis, que projetam ao se aproximar com a chave eletrônica ou com o toque nas mesmas. Os retrovisores são mais angulares e aerodinâmicos. O 911 2020 recebeu caimento mais íngreme na traseira e corpo largo.
Entretanto, o que não deixa de chamar atenção é o conjunto de rodas e pneus. O Novo Porsche 911 utiliza rodas de tamanho diferente na dianteira e na traseira, sendo aro 20 com pneus 245/35 R20 na frente e aro 21 polegadas com pneus 305/30 R21 atrás (tem estepe inflável). O novo conjunto foi introduzido para melhorar o equilíbrio em curvas e a dirigibilidade.
Tendo 132 litros no diminuto porta-malas dianteiro, o Porsche 911 992 mantém a configuração 2+2, sendo na realidade um carro para duas pessoas apenas, com apenas dois espaços para caronas eventuais, compras extras ou itens de esporte, como tacos de golfe.
Por dentro, o Novo 911 ganhou um interior completamente alterado, mantendo, é claro, o botão giratório da partida na esquerda, mas agora com cluster análogo-digital com conta-giros analógico ao centro e duas telas digitais de alta resolução, que não comportam máscaras para simular os outros quatro mostradores circulares clássicos, como faz o Panamera.
Além disso, o console do túnel é mais alto e volumoso, tendo um discreto botão de marchas sem posição P, que fica em botão separado, assim como o modo Manual e o Start&Stop. Os comandos físicos são touchscreen e similares aos do Panamera, enquanto a multimídia PCM (com Apple Car Play) passa a ter tela full HD touch de 10,9 polegadas.
O novo volante de três raios tem botão dos modos de condução e paddle shifts, assim como os pedais foram atualizados. Teclas adicionais foram inseridas no painel. Este, por sua vez, se inspirou no 911 clássico e no 991 II para criar um visual tanto horizontalizado quanto verticalizado no 992. O relógio cronômetro no alto do painel também é destaque.
O pacote de equipamentos de série inclui o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) com travamento central mecânico do diferencial traseiro (controlado eletronicamente), bem como pacote Sport Chrono, suspensão adaptativa com nova calibragem Porsche Active Suspension Management (PASM), bancos esportivos em couro com ajustes elétricos e memória, entrada e partida sem chave e Chassi 4D.
O Porsche 911 2020 vem ainda com retrovisores dotados de rebatimento elétrico e espelhos eletrocrômicos, ar condicionado dual zone, sistema de som Bose, entrada e partida sem chave, Park Assist, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, entre outros.
Em termos de segurança ativa, o bólido ganhou o sistema de frenagem de emergência Porsche Warn and Brake, que freia e para o carro diante da ausência de resposta do condutor.
No entanto, a novidade em segurança, que foi destaque na apresentação do Porsche 992 no Brasil é o modo de condução para chuva Porsche Wet Mode, que detecta água por meio de sensores acústicos nas caixas de rodas, reprogramando o carro e alertando o condutor, que ativa a função manualmente.
O Novo 911 tem 150 opcionais, mas os principais são eixo traseiro direcional, elevação automática do eixo dianteiro (para evitar depressões como rampas, por exemplo) e o Porsche Dynamic Chassi control (PDCC).
Como já dito, o Sport Chrono é de série e tem 22 configurações, além de controle de largada, cronômetro e o Sport Response, um botão no seletor de modos de condução, que entrega força extra por 20 segundos.
Outro opcional é o Night Vision Assist, um visor térmico noturno. Já o controle de cruzeiro adaptativo tem função Stop-Go e frenagem automática de emergência. O 911 2020 tem também preparação para colisão.
Novo Porsche 911 – Preços e versões
- 911 Carrera S – R$ 679.000
- 911 Carrera S Cabriolet – R$ 729.000
- 911 Carrera 4S – R$ 719.000
- 911 Carrera 4S Cabriolet – R$ 769.000
Novo Porsche 911 – Impressões gerais e ao dirigir
Mogi Guaçu-SP – A Porsche reuniu parte da imprensa especializada no circuito Velo Cittá, no interior de São Paulo, para o lançamento do Novo 911. No evento, onde foram apresentadas todas as gerações anteriores, o bólido alemão pôde ser experimentado tanto na pista quanto num exercício de atuação do Wet Mode.
Antes de andarmos, foi possível conhecer melhor essa geração 992, que chega com um visual realmente arrebatador, embora suas formas sejam mais funcionais e sóbrias do que rivais italianos, por exemplo, mais agressivos e emocionais. A frente com os faróis saltados com os 4 LEDs diurnos, lembrando o modelo clássico, impressionam.
As aletas aerodinâmicas não impactam tanto no desenho do 911 2020. As rodas de alumínio aros 20 e 21 polegadas têm desenho expressivo e pinças de freio bem robustas, devidamente vermelhas. A traseira com o defletor abaixo é mais harmoniosa.
A nova grade superior é interessante por ter abertura para os coolers. As lanternas contínuas e estreitas, assim como o nome Porsche que salta aos olhos, também impressionam. As maçanetas que saem sozinhas são um toque de modernidade desnecessária.
Por dentro, o ambiente é apenas cômodo para duas pessoas. Esqueça qualquer conforto para quem se espreme atrás. Os bancos em couro têm formato esportivo, mas estranhamente eles não parecem tão envolventes. Aliás, não incomodam ao entrar, como em outros do segmento, onde os encostos são abruptamente ressaltados. Ainda assim, dirigindo, o corpo não desliza de jeito algum.
O painel continua minimalista e funcional. O volante novo, por exemplo, não tem adornos. Ele seria uma versão “standard”, digamos assim, daqueles que geralmente brilham a bordo de Panamera e Cayenne, etc. Preto, básico e pronto. Tem paddle shifts (sem alumínio) e controles multifuncionais, assim como seletor de modos e a cereja do bolo, o Sport Response.
Mesmo com essa aparência, a coluna de direção é ajustável eletricamente, com refrigeração e aquecimento. Luxo para um purista, que ainda bem bancos com 14 ajustes elétricos e mais memória. Também tem teto solar de fácil abertura e boa área. O cluster dispensou as molduras do Panamera e joga na cara as duas telas nos lados do conta-giros, bonito, por sinal.
Se no 911 GTS o PCM era diminuto, no 992 a tela é grande e sensível ao toque. A interface é intuitiva, fácil de usar. O ar condicionado dual zone é mais do que necessário. Já o console novo com teclas sensíveis ao toque como no Panamera, mas a alavanca de câmbio é apenas um botão discreto, que nem cabe três dedos.
Estranho mesmo é o modo Manual ser perigosamente perto do P (Parking). Na pista, você tem de olhar de for mudar de modo. Com excelente posição de dirigir e visão suficiente, ainda mais com os retrovisores mais afastados, o Porsche 911 2020 não é feito para impressionar visualmente em seu habitáculo, como um Mercedes-AMG GT, por exemplo.
A ideia é andar rápido, muito rápido. Nisso, o Novo 911 Carrera S tem a habilidade de ser tão prático ao volante e também muito agressivo quando se exige isso dele. Com um handling realmente agradável, o Porsche mais recente permite mergulhar nas curvas e botar pé no acelerador sem medo de uma escapada de traseira.
Isso não é só devido ao novo conjunto mais equilibrado, mas também por causa da eletrônica, que mesmo no modo Sport Plus, dá ao condutor uma sensação de controle realmente muito boa. Mesmo se a tendência seria sair de traseira quando se tenta fechar com mais vigor, o Porsche 911 2020 se mantém incrivelmente neutro.
A frente é bem controlável e assim o condutor pode frear bem mais em cima, deixando o 992 rolar rapidamente na curva, como num trilho, acelerando-se novamente sem dó. O boxer 3.0 Biturbo ronca de forma empolgante logo atrás, trabalhando em harmonia com o PDK, sempre rápido nas trocas e retomadas.
Os freios seguram o 911 de forma exemplar e apenas chegam ao ABS em frenagens fortes, que podem assustar alguns, mas totalmente seguras a bordo deste Porsche. A direção bem direta é gostosa de manusear, assim como as trocas em modo Manual, que seguram as marchas até o limite eletrônico.
No circuito, com giros entre 5.000 e 6.500 rpm, o Porsche 911 2020 está nervosamente despejando sua carga de cavalaria, com ginetes bem treinados para o combate. Andando forte, mesmo em um carro sem preparação, ele se comporta de forma excelente.
No modo Normal, a condução é quase um passeio quando você já está acostumado com o Sport Plus. No botão Sport Response, 20 segundos de energia total fazem o corpo grudar quando usado de forma certa.
No Carrera 4S, as forças distribuídas de forma integral dão uma sensação diferente ao volante, mas não tanto quanto se esperava, pois o 992 tem uma dinâmica de condução que impressiona, quando se considera que motor, câmbio, diferencial e quase tudo mecânico está atrás do eixo traseiro.
Num exercício com o Wet Mode, cuja pista foi molhada para avaliação, o 911 sobre a superfície encharcada ainda tenta manter-se bem à mão até o modo Sport. No Sport Plus, qualquer tocada mais forte e pronto, você gira. Com a função de chuva, previamente acionada, o 992 permite curvar com tudo e ainda manter-se na linha, revelando que a tecnologia pode ser bem explorada durante umas voltas na pista fechada.
Em resumo, o Porsche 911 2020 não é um carro estúpido na pista e não exige que se trabalhe como numa prova para valer, apenas para dar algumas voltas. Ele é bem equilibrado, gostoso de guiar e até podemos dizer que é confortável na pista. Isso reflete exatamente o que a marca sempre defendeu, um carro de alta performance que pode ser usado normalmente. Pena que não pegamos estradas. Quem sabe logo mais…
Porsche 911 2020 – Galeria de fotos
Evento a convite da Porsche.
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