A Volvo vai ficar de olho em seus motoristas. A marca sueca anuncia uma tecnologia que, sem dúvidas, vai gerar enorme polêmica no mercado internacional. Em busca da eliminação ou redução drástica nas mortes no trânsito a bordo de carros da empresa, a montadora adotará um conjunto de dispositivos para monitorar os condutores.
Câmeras e sensores serão instalados dentro do carro da Volvo para detectar se o motorista está dirigindo intoxicado ou distraído. Nessa condição, o carro terá poder de assumir o controle, reduzindo a velocidade através do sistema Volvo OnCall ou até parar o carro, se for necessário, mesmo se o ocupante não responder aos alertas visuais e sonoros, assim como se estiver em risco de acidente, que podem ocasionar lesões graves ou fatais.
Dessa maneira, a Volvo quer ampliar a discussão sobre o papel dos fabricantes e o comportamento dos motoristas. A partir de 2020, todos os carros do fabricantes nórdico portarão essas câmeras e sensores para ajudar na redução da mortalidade e acidentes envolvendo condutores alcoolizados ou sob efeito de drogas.
A Volvo, citando a NHTSA, diz: “Números da NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária) mostram que, nos Estados Unidos, quase 30% de todas as fatalidades no trânsito em veículos em 2017 envolveram motoristas intoxicados.”
Henrik Green, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars, diz também: “Quando se trata de segurança, nosso objetivo é evitar totalmente os acidentes, em vez de limitar o impacto quando um acidente é iminente e inevitável”. Ele completa: “Neste caso, as câmeras monitoram comportamentos que podem levar a situações de ferimentos graves ou morte.”
A Volvo explica que o sistema vai detectar se o motorista está com os olhos fechados durante um tempo maior que o natural, assim como estar guiando fora da faixa por muito tempo. Saídas irregulares da pista e reações lentas demais, também serão passíveis de intervenção.
Trent Victor, professor de Driver Behavior na Volvo Cars, fala também do uso de álcool e drogas ao volante: “Há muitos acidentes que são causados por motoristas intoxicados”. Ele complementa: “Algumas pessoas ainda acreditam que podem dirigir depois de tomar uma bebida e que isso não afetará suas capacidades. Queremos garantir que as pessoas não sejam colocadas em perigo como resultado de intoxicação”.
A Volvo ainda não revelou o número de câmeras e sensores, dizendo que o fará mais adiante. A introdução da tecnologia começa pelos modelos feitos sobre a plataforma SPA e seguirá na CMA. E tem mais. Além do limite geral de 180 km/h, a marca também lançou a Care Key, chave eletrônica que permite limitar velocidade, introduzida nos carros a partir de 2021.
© Noticias Automotivas. A notícia Volvo: câmera monitora motorista em caso de distração e uso de drogas é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Volvo: câmera monitora motorista em caso de distração e uso de drogas publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário