O Audi RS5 do DTM (Deutsche Tourenwagen Masters) da temporada 2019 terá uma usina de força nunca vista no fabricante alemão. Antes de qualquer simpósio de engenharia automotiva, como o famoso de Viena, a marca de Ingolstadt revelou o propulsor do cupê do campeonato nacional de turismo.
Trata-se de um motor de quatro cilindros e 2.0 litros, que entrega fantásticos 610 cavalos! Sim, 305 cavalos por litro ou 152,5 deles em cada cilindro. Com o Audi RS5 DTM pesando pouco menos de 1.000 kg, a relação peso-potência será de 1,6 kg/cv.
O motivo dessa façanha de engenharia é que a categoria limitou os motores a 2.0 litros e os mesmos ainda precisam durar toda a temporada. Para a Audi, que assim como a Volkswagen, é controlada por engenheiros, o desafio técnico deve ter feito várias mãos esfregarem de entusiamo. Afinal, a engenharia automotiva no geral é sempre polida pela área comercial.
Assim, com os recursos disponíveis e os talentos da engenharia germânica, a Audi tratou de desenvolver essa pequena maravilha com um peso limitado em 85 kg, devido às regras do DTM para 2019, onde o carro não pode levar mais do que 95 kg de gasolina (a mesma vendida nos postos).
Utilizando tecnologia empregadas no EA888, como a injeção direta do sistema TFSI e um turbocompressor com pressão de 3,5 bar, o poderoso 2.0 do Audi RS5 DTM 2019 trabalha com taxa de compressão alta e limite de giro de 9.500 rpm. Fora isso, ainda tem uma função overboost que despeja mais 30 cavalos por poucos segundos, suficientes para garantir uma ultrapassagem ou volta rápida.
Foram desenvolvidos 2.000 componentes específicos para o novo motor que, de acordo com a Audi, tem eficiência energética comparável com a de um motor diesel, não necessariamente fazendo o mesmo em km/l, mas diante da enorme potência e rendimento que ele consegue fornecer. Além disso, acredita-se que este propulsor possa trabalhar com combustíveis sintéticos.
Embora não seja declarado oficialmente, tanto as regras do DTM quanto a tecnologia usada pela marca potencialmente serão transferidas para os motores TFSI dos carros de passeio. No entanto, isso parecer acontecer tarde demais, já que a Audi mergulha na eletrificação junto com a VW, que anteriormente produziu o espantoso 1.0 TSI de 272 cavalos para o Polo WRC.
[Fonte: Diário Motor]
© Noticias Automotivas. A notícia Audi desenvolve motor 2.0 para DTM com nada menos que 610 cavalos! é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Audi desenvolve motor 2.0 para DTM com nada menos que 610 cavalos! publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário