Embora esteja em crise, com vendas em baixa, prejuízos do Brexit e possibilidade de uma fusão (comenta-se que a PSA está interessada), a Jaguar Land Rover tem algo para comemorar. A montadora inglesa, sob controle da Tata Motors, conseguiu uma importante vitória na justiça chinesa.
Após longa batalha judicial contra a Jiangling Motor Corporation (JMC), em caso sobre a clonagem do Range Rover Evoque, o Tribunal Distrital de Pequim Chaoyang emitiu uma decisão favorável ao fabricante inglês contra a marca que lançou o Landwind X7, o famoso clone do crossover de luxo britânico.
Na visão do tribunal chinês, a semelhança exagerada entre os produtos, levou à confusão dos consumidores. Assim, a justiça local determinou o encerramento imediato da produção e comercialização do modelo Landwind X7. Além disso, a Jaguar Land Rover deverá receber da JMC uma indenização.
A vitória da JLR na justiça chinesa é um grande passo na guerra contra a clonagem de veículos, algo comum no mercado local. “Congratulamo-nos com esta decisão da Corte de Pequim, que fortalece ainda mais nossa confiança em investir na China e na imparcialidade da adjudicação de propriedade intelectual nos tribunais chineses”, diz Keith Benjamin, diretor jurídico global da Jaguar Land Rover.
Benjamin completa: “Essa decisão é um sinal claro de que a lei está sendo implementada adequadamente para proteger os consumidores e manter seus direitos de modo que eles não sejam confundidos ou enganados, enquanto protegem o investimento empresarial em design e inovação.”
O Landwind X7 surgiu em 2015 e logo chamou a atenção por ser exatamente uma cópia do Range Rover Evoque. Até mesmo características de personalização eram semelhantes com o crossover de luxo. O modelo da JMC, marca que aqui no Brasil vende caminhões leves sob a Effa Motors, tentou ainda modificar levemente o SUV diante da repercussão negativa e da ação da JLR, que ainda não havia ganhado a causa.
O Landwind X7 chegou mesmo a ser cogitado para ser vendido no mercado internacional e até por um importador brasileiro. Agora, espera-se que a Jaguar Land Rover não tenha um novo clone da geração atual do Evoque na China. Apesar disso, a prática de forma geral continua firme e forte por lá.
Curiosamente, a JMC é sócia da Ford (via Changan) e fabrica o crossover Yusheng S330, que acabou virando o Ford Territory, mostrado aqui no Salão do Automóvel. Nesse caso, trata-se de uma engenharia reversa feita de forma legal, diferente do caso do Evoque.
[Fonte: Autocar]
© Noticias Automotivas. A notícia Land Rover vence batalha judicial na China contra clone do Evoque é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Land Rover vence batalha judicial na China contra clone do Evoque publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário