sábado, 23 de março de 2019

Rentabilidade de Investimentos em Ações

Segundo o livro “O Click da Riqueza: Livre-se das ideias perdedoras de dinheiro” de coautoria de Giovanni Tieghi Pepi e Bastter, calcular ou acompanhar rentabilidade é a maneira mais fácil de vender seu patrimônio no “fundo do poço”, comum de estar de tempos em tempos, ou seja, de acordo com ciclos econômicos.

A análise contínua investimentos por rentabilidade e seu custo de oportunidade leva o investidor esquecer: rentabilidade passada não garantir rentabilidade futura. Ficar acompanhando essa rentabilidade faz o investidor sempre tentar “seguir a tendência de alta” e nunca se afastar do comportamento da manada.

Quando a bolsa de valores está em tendência de queda (ou no fundo do poço), naturalmente, por causa do viés de alta do juro básico, devido à elevação da inflação, surgem as notícias de Tesouro Direto, FIFs e outros títulos e valores mobiliários, até mesmo depósitos de poupança, estarem rendendo mais em relação à bolsa. Então, agora é a hora da renda fixa!

Vende as ações na Bolsa e compra rendimentos fixos. Depois, quando a Bolsa explode, a rentabilidade aumenta, é hora de comprar Bolsa. Acompanhar a rentabilidade mensal dos seus investimentos não serve para nada, você deve procurar acumular patrimônio em valor, ao longo de anos, e acompanhar anualmente se os investimentos mantêm valor.

Todas empresas ruins e com resultados decadentes buscam se reestruturar. Volta e meia, anunciam planos para mudar o rumo em direção a resultados extraordinários. Se estão passando por prejuízos, também colocam parte ou toda a culpa na conjuntura econômica, em falhas de terceiros (“o governo”) imprevistas, em algum acidente, etc. É possível também uma empresa a dar prejuízo seguidamente anuncie: com a liberação do plano de falência, voltará a lucrar. Mas, para cada turnaround efetivo, muitas outras empresas atraíram iludidos e sequer mudaram o desempenho anual. Algumas ainda tem uma melhora por algum tempo, mas sem mudança estrutural voltam a retroceder depois.

A busca por turnarounds faz o patrimônio do investidor estagnar ou diminuir. Mesmo se eventualmente uma entre várias empresas realmente se recupere e se torne uma boa empresa, o prejuízo de ter ficado com ações de outras empresas medíocres vai destruir todo o progresso da carteira. Patrimônio se investe em valor efetivo, e não na esperança de valor recuperado. Por isso, é prudente esperar pelo menos cinco anos de balanços consistentes para poder investir em uma empresa. Em curto prazo não se recupera uma empresa.

Initial Public Offering (IPO)são ofertas onde as empresas abrem o capital para o mercado em geral. A empresa era de capital fechado e resolve aceitar sócios minoritários ao vender parte do seu capital para investidores interessados.

Todas sociedades abertas na bolsa de valores passaram por este processo. Mas isso não significa necessariamente o investidor se dar bem por comprar empresas vendidas por estarem com boa imagem pública.

Antes de abrir o capital, as empresas buscam interessados e passam a melhor imagem possível do seu negócio. Mas após a abertura, a entrada de dinheiro novo distorce muitas coisas dentro da empresa e ela pode piorar.

Os dados projetados das empresas são sempre otimistas, quando são lançadas, via de regra, por um valor de lançamento superior ao valor fundamentado. A despeito do preço de compra não ser importante, qual diferença faz esperar para comprar mais a frente? Porque a obsessão de comprar no IPO?

Uma orientação prudente é esperar pelo menos cinco anos após um IPO para ser sócio da empresa. Enquanto isso, pode ir a acompanhando e estudando, sem pressa em a comprar. Deixe à empresa o ônus da prova de merecer seu capital.

Uma exceção seria os casos de cisões de negócios já existentes. Por exemplo, uma empresa subsidiária já existente há muito tempo dentro de uma grande corporação. O IPO no mercado é apenas uma cisão de parte do negócio já existente para dar ganho de capital para o controlador majoritário da corporação ou holding. Mas mesmo nestes casos, é sempre prudente aguardar alguns balanços para conferir se a empresa mantém valor.

Em todos investimentos, o tempo é exponencial. Os juros compostos são pouco expressivos no início e isso poder leva o investidor iniciante a desistir. Além disso na renda variável acontecem oscilações com altas e quedas, a “sorte do iniciante” (quem entra em tendência de alta) desaparece e leva o investidor a girar e perder a evolução do patrimônio.

Durante décadas, a cotação de empresa com o maior valor de mercado pode oscilar, caindo diversas vezes e se recuperando. Quem vendeu, perdeu toda a evolução acumulado no longo prazo. Para chegar no ponto em que a curva começa a explodir e seu patrimônio a crescer expressivamente, é preciso ter perseverança, se manter o máximo de tempo possível em bons investimentos.

A busca pela realização de lucros, os stops sem sentido, o pânico nas quedas por não saber o que está ocorrendo, o método gira-gira impede a acumulação de capital até o momento quando os juros compostos fazem seu patrimônio crescer expressivamente. Analogamente, as ações de empresas com fundamentos adequados, acumuladas com o reinvestimento dos dividendos, alcançam valor expressivo ao longo de décadas.

A inflação apesar de aumentar o rendimento nominal da renda fixa, em ilusão monetária, diminui o rendimento real. No final das contas, uma inflação maior leva a um rendimento menor. Além disso, ao pagar o imposto de renda no resgate, como o valor nominal é maior, a tributação também aumenta.

Porém, ao contrário do dito em lugar-comum – “a renda fixa paga menos quando os juros são menores em termos reais, e o poder aquisitivo é o que importa” –, se o investidor acumular mais nominalmente, sem nenhuma retirada para satisfazer o consumo, depois, quando os juros nominais caírem por causa da queda da inflação, ele terá um montante acumulado muito maior. Aí então poderá exercer seu poder de compra com preços estáveis.

Rentabilidade de Investimentos em Ações publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário