Ainda distante do Brasil, a proposta de hibridização dos modelos Renegade e Compass já está em execução na Europa. A Jeep revelou em Genebra as variantes Plug-in Hybrid da dupla de sucesso da marca americana, que aqui é feita em Goiana-PE. Lá, apenas o pequeno é produzido localmente, com o Compass chegando de Toluca, México.
Na composição do novo conjunto híbrido da Jeep, que obviamente será reproduzido em mais produtos e marcas da Fiat Chrysler, o motor Firefly 1.3 Turbo surge como propulsor/gerador, trabalhando em conjunto com um motor elétrico, instalado no eixo traseiro. Além disso, Renegade e Compass híbridos possuem baterias de íons de lítio.
Estas garantem autonomia de 50 km no modo elétrico, que tem limite de 130 km/h, mas existe diferença de potência entre os dois. O Jeep Renegade Plug-In Hybrid tem 190 cavalos de força combinada, enquanto o Compass Plug-In Hybrid vem com 240 cavalos. Em ambos, a emissão de CO2 fica em 50 g/km. A aceleração de 0 a 1oo km/h é feita em 7 segundos.
Como dispensaram o tradicional sistema de tração nas quatro rodas, os Jeep Renegade e Compass Plug-In Hybrid adotam o “eAWD”, que mescla a força disponível no propulsor 1.3 Turbo com o motor elétrico no eixo traseiro, simulando as características conhecidas do conjunto mecânico usado atualmente.
Visualmente, não há muitos detalhes que chamem atenção para esse novo tipo de propulsão na dupla da Jeep, exceto pelo bocal de recarga externa e badge “4×4 e”. Ambos são apresentados apenas com um adesivo preto alusivo ao 4×4 e interior exatamente como dos modelos pernambucanos, mas com botões para os modos: Hybrid, Electric e e-Save.
Ao lado do freio de estacionamento eletrônico, existe um botão para frenagem regenerativa, atuando nos freios de forma automática nas desacelerações, a fim de repor a energia das células de lítio o máximo possível, ampliando a autonomia.
O cluster também é diferente, tendo medidor de potência utilizada e de carga da bateria em forma analógica, mas com tela de 7 polegadas centralizada, apresentando nível de carga e outras informações relativas ao conjunto híbrido. O velocímetro é digital, enquanto o conta-giros é analógico.
Jeep Renegade Plug-In Hybrid 2019 e Compass Plug-In Hybrid 2019 – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Jeep aposta em hibridização de Renegade e Compass na Europa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Jeep aposta em hibridização de Renegade e Compass na Europa publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário