O HB20 Turbo é uma proposta intermediária dentro da gama de motorizações do compacto da Hyundai.
Esta versão surgiu para reduzir a lacuna enorme entre as versões com motor 1.0 e as com propulsor 1.6 litro. Mas, ao contrário do que se imaginava, o desenvolvimento localizado não levou em consideração a tecnologia oferecida no exterior.
Disponível em carroceria hatch, o HB20 Turbo só existe com transmissão manual de seis marchas, mas conta com tecnologia flex para atender a demanda de mercado. Atualmente, apenas a versão Comfort Plus com blueMedia é oferecida no modelo.
O HB20 Turbo é um compacto feito em Piracicaba, interior de São Paulo, tendo surgido como um projeto da Hyundai exclusivo para o mercado brasileiro, sendo considerado um dos principais players do Brasil e vide-líder entre os mais vendido em 2018, após Chevrolet Onix.
No ano passado, o HB20 vendeu no geral 105.506 unidades. Atualmente oferecido com preços a partir de R$ 53.190 na versão hatch, mas não tem opcionais, o que contribui para evitar alta no preço quando completo.
Nos próximos meses, o compacto da Hyundai deve receber uma nova geração e o HB20 Turbo pode ter modificação no propulsor.
HB20 Turbo – detalhes
Apesar de ter sido lançado em 2012, o HB20 é um carro bem atual em termos de estilo. O HB20 Turbo vem com faróis dotados de lentes com fundo preto, não sendo exatamente máscara negra. A grade hexagonal tem grelha preta, mas com bordas cromadas.
O para-choque tem grade inferior numa moldura com laterais ampliadas, mas sem faróis de neblina. As rodas são de aço estampado com calotas Palm, calçadas com pneus 185/60 R15.
Não há opção de rodas de liga leve. Os retrovisores possuem repetidores de direção e vêm pintados na cor da carroceria, assim como as maçanetas.
Na traseira, o HB20 Turbo hatch tem lavador e limpador do vidro traseiro, bem como lanternas escurecidas. No entanto, uma antena bem proeminente. Por dentro, o acabamento é bem simples, tendo bancos em tecido Woven preto e portas com pouco revestimento.
O painel de instrumentos Supervision Cluster Sport está disponível. O volante com comandos de mídia e telefonia. A multimídia blueMedia tem tela touchscreen de 7 polegadas, tendo ainda TV digital com boa recepção e sistema de conectividade com smartphone OnCar.
Os sistemas Apple CarPlay e Google Android Auto estão disponíveis e pode-se utilizar aplicativos como Waze, Google Maps, Spotify, Google Play Música, dados do Whatsapp, entre outros.
Há também conexão Bluetooth com streaming de áudio, além de acesso a agenda e histórico de chamadas.
O dispositivo também reproduz arquivos MP3 player, conexões USB e auxiliar, reprodutor de fotos e vídeos e reconhecimento de voz. Não há câmera de ré nessa versão Comfort Plus blueMedia. O HB20 Turbo tem ainda vidros elétricos nas quatro portas e todos possuem comandos one touch.
O travamento elétrico das portas com telecomando na chave e porta-malas com abertura remota. Os retrovisores externos possuem ajustes elétricos. O banco do motorista tem ajuste de altura, assim como a coluna de direção e os cintos de segurança dianteiros. O HB20 Turbo tem ainda computador de bordo com 8 funções e ar-condicionado.
Já a direção é hidráulica. O motorista pode ainda abrir o bocal do tanque por dentro. O banco traseiro é inteiriço e tem cintos de três pontas, mas somente nas laterais, pois o central é subabdominal, sendo esse um dos maiores defeitos do HB20 Turbo.
O modelo tem ainda espelho de cortesia no para-sol para motorista e passageiro, bem como alarme perimétrico.
O HB20 Turbo tem duas bolsas infláveis frontais, freios com sistema ABS e EDB, assim como dispositivo Isofix para fixação de cadeiras infantis e ainda com ancoragem Top Tether.
O modelo tem ainda bom espaço interno e porta-malas. O bagageiro tem 300 litros no hatch.
Com medidas exatas, o HB20 Turbo é um carro bem dimensionado para sua proposta. Ele tem 3,920 m de comprimento, 1,680 m de largura, 1,470 m de altura e 2,500 m de entre eixos.
O tanque tem 50 litros e o peso total do veículo é de 1.053 kg, tendo altura livre do solo de 165 mm.
HB20 Turbo – novidades
O HB20 Turbo foi atualizado há algum tempo, recebendo nova grade hexagonal com apliques cromados, assim como novo desenho do para-choque e calotas revisadas. O modelo pouco mudou desde o lançamento, mantendo ainda faróis monoparabola e lanternas simples, embora escurecidas.
O para-choque traseiro recebeu alteração leve também. O HB20 Turbo ganhou a multimídia blueMedia, que foi um avanço em relação ao sistema de som blueAudio, mais simples e utilizado anteriormente.
Novidades como TV digital e os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay possibilitaram que o condutor pudesse evitar o uso de smartphone para navegação.
Com compartimento coberto e fonte USB, o smartphone pode ficar oculto dentro do carro e integrado ao sistema de entretenimento. Essa é a maior inovação a bordo do HB20 Turbo, que ainda carece de muitos itens de segurança e opcionais que poderiam realça-lo nessa versão Comfort Plus com blueMedia.
O compacto não tem nem faróis de neblina e muito menos opção de rodas de liga leve aro 15 polegadas. O HB20 Turbo se mantém como uma opção mais próxima da versão de acesso com motor 1.0.
Ainda assim, itens de comodidade como trio elétrico completo com one touch para o motorista e chave com controle remoto, atraem os consumidores.
O HB20 Turbo ainda tem direção hidráulica, quando na verdade já deveria estar com sistema elétrico, presente apenas em versões mais caras.
O hatch da Hyundai também falha em não oferecer controles de tração e estabilidade, ainda mais por conta de sua suspensão bem macia, que naturalmente prejudica a estabilidade. Falta também assistente de partida em rampa.
HB20 Turbo – versões
O HB20 Turbo vem apenas na versão Comfort Plus com blueMedia, sendo assim uma versão intermediária com um nível de conteúdo considerado apenas bom, já que tem multimídia avançada com direito a TV digital e a dupla de sistemas de smartphone Android Auto e Car Play.
HB20 Turbo – equipamentos
O HB20 Turbo vem com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas com comando one touch para abertura apenas do vidro do motorista, travas elétricas com controle remoto, abertura elétrica do porta-malas, abertura interna do bocal do tanque de combustível, tanquinho para gasolina do sistema de partida a frio no compartimento do motor, faróis monoparabola com máscara negra, lanternas simples escurecidas e alarme perimétrico.
Além disso, traz ainda retrovisores externos com regulagem elétrica, espelhos de cortesia nos para-sois, espelho retrovisor interno dia e noite, porta-objetos nas portas e console, porta-objeto no console com cobertura retrátil, banco traseiro inteiriço, cobertura da tampa do porta-malas, lavador e limpador do vidro traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, fonte 12V, luz interna no porta-malas, luz interna no habitáculo, luzes dianteiras de leitura e acabamento em tecido nos bancos.
O HB20 Turbo conta ainda com painel de instrumentos Super Cluster Vision e computador de bordo colorido com autonomia, consumo médio em km/l, consumo instantâneo em km/l, tempo de viagem, hodômetro parcial e total, aviso de revisão e velocidade instantânea. Ele tem chave canivete com telecomando para portas e porta-malas, travamento automático das portas e do porta-malas a 15 km/h, retrovisores externos com repetidores de direção e destravamento automático das portas em caso de colisão.
Há também airbag duplo, freios ABS com EDB, carroceria com deformação programada, coluna de direção colapsável, cintos de segurança de três pontos para quatro ocupantes, cinto central e traseiro com tiras subabdominais, detalhes externos em cor preta e calotas de desenho elegante.
A multimídia blueMedia tem sistema Google Android Auto (com Waze, Google Maps, Spotyfe, Play Música e Whatsapp, etc) e Apple Car Play, bem como reconhecimento de voz, Bluetooth, entrada USB, TV digital, espelhamento de smartphone Android e iOS OnCar, streaming de áudio, reprodução de fotos e vídeos, bem como volante com comandos de mídia e telefonia.
O HB20 Turbo tem opção das seguintes cores: Branco Polar e Preto Onix, sendo estas sólidas e sem custo extra. Já as metálicas Bronze Terra, Cinza Titanium, Prata Sand e Prata Metal possuem custo adicional de R$ 950,00.
HB20 Turbo – preços
O HB20 Turbo Comfort Plus com blueMedia tem preço sugerido de R$ 53.190, sem opcionais, exceto pintura metálica.
HB20 Turbo – motor
O motor do HB20 Turbo é o Kappa 1.0 Turbo, um propulsor de três cilindros com cárter, bloco e cabeçote em alumínio, tendo ainda coletor de admissão variável em plástico e coletor de escape integrado ao cabeçote, que tem 4 válvulas por cilindro, totalizando 12 válvulas.
Há também duplo comando de válvulas acionado por corrente lubrificada e sem manutenção. A variação eletrônica de abertura e fechamento de válvulas se dá apenas nas de admissão.
Com 71 mm de diâmetro dos cilindros e 84 mm de curso, o motor Kappa 1.0 tem taxa de compressão 9,5:1 e 998 cm3 de volume.
Alimentado por injeção eletrônica multiponto com tecnologia flex, o propulsor possui turbocompressor com sistema intercooler, não possuindo injeção direta, o que é uma falha no projeto, que foi simplificado em relação ao Kappa 1.0 T-GDi vendido no exterior.
Montado em transversal, ele é acoplado a uma caixa manual de seis marchas e com embreagem monodisco a seco. O HB20 Turbo entrega 98 cavalos na gasolina e 105 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm.
No torque, são 13,8 kgfm na gasolina e 15 kgfm no etanol, ambos a 1.500 rpm. O sistema de partida a frio ainda é por tanque de gasolina no cofre do motor.
HB20 Turbo – desempenho
O HB20 Turbo tem propulsor 1.0 Kappa Turbo que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos com máxima de 182 km/h, quando abastecido com etanol.
O consumo é de 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, sendo abastecido com etanol. Na gasolina, ele faz 11,6 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.
Com câmbio de seis marchas, o HB20 Turbo tem boa resposta em baixa rotação, devido ao torque máximo disponível logo aos 1.500 rpm, entretanto, perde força em rotações mais altas e acaba tendo desempenho semelhante ao de um motor 1.6, sendo ainda mais fraco que o Gamma 1.6 16V usado em versões mais caras do Hyundai HB20.
Rodando a 110 km/h, ele aponta para 2.500 rpm, tendo câmbio com relação de marchas adequada, engates precisos e macios, assim como o acionamento da embreagem.
Por ser um carro leve, tem desenvoltura no trânsito, mas fica devendo mais em rodovia.
A direção hidráulica é bem leve e confortável, enquanto a suspensão tem ajuste muito macio, apesar de ter sido recalibrada há algum tempo. Mesmo assim, o HB20 Turbo ainda fica devendo em sistemas de assistência ao condutor, como controles de tração e estabilidade, assim como partida com auxílio dos freios em rampa.
Falando em freios, o conjunto é adequado para a proposta, assim como o isolamento acústico, sendo que apenas em regimes acima de 3.000 rpm, o motor se torna um pouco mais ruidoso.
A dirigibilidade do HB20 Turbo é muito boa, devido a carroceria com estrutura bem rígida. A posição de dirigir é aceitável para a proposta.
No consumo, poderia ser melhor, já que tem motor de três cilindros, turbocompressor e câmbio de seis marchas, mas a falta de injeção direta de combustível afeta seu desempenho e consumo.
HB20 Turbo – manutenção e revisão
A Hyundai tem garantia de três anos sem limite de quilometragem e revisões programadas com descrição de peças, mão de obra e lavagem, com os seguintes valores:
- 10.000 km – R$ 244,15
- 20.000 km – R$ 466,42
- 30.000 km – R$ 603,49
- 40.000 km – R$ 594,51
- 50.000 km – R$ 424,15
- 60.000 km – R$ 735,76
HB20 Turbo – ficha técnica
Motor |
1.0 Turbo |
Tipo |
Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros |
3 em linha |
Cilindrada em cm3 |
998 |
Válvulas |
12 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão |
9,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Indireta multiponto |
Potência Máxima |
98 cv com gasolina e 105 cv com etanol a 6.000 rpm |
Torque Máximo |
13,8 kgfm na gasolina e 15,0 kgfm no etanol a 1.500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual de seis marchas |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Discos dianteiros ventilados e tambores traseiros |
Direção |
|
Tipo |
Hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais e amortecedores |
Traseira |
Semi-independente com eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Aço com calotas de 15 polegadas |
Pneus |
185/65 R15 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
3.920 |
Largura (mm) |
1.680 |
Altura (mm) |
1.470 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.500 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) e porta-malas (litros) |
433/300 |
Tanque (litros) |
50 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
1.053 |
Coeficiente de arrasto (Cx) |
0,33 |
HB20 Turbo – galeria de fotos
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