Já sem vender microcarros movidos a gasolina há alguns meses, a Smart agora deve perder sua fábrica em Hambach, na França. A fábrica da pequena cidade de origem alemã em breve deve deixar de produzir veículos, de acordo com o site Foro Coches Eléctricos.
A Daimler quer vender a instalação que atualmente emprega 1.600 pessoas como parte de um processo de reestruturação de suas operações, devido em grande parte à crise estabelecida pela Covid-19. Responsável pela produção do Smart ForTwo, a planta chegou a ser considerada para fabricação do Mercedes-Benz EQA.
Contudo, a pandemia acabou com os planos da Daimler de ainda utilizar a planta francesa nesse caso. Tendo vendido 50% das ações da Smart para a Geely, a produção seguirá para a China, onde existe um bom potencial para a marca, criada a partir da famosa fabricante de relógios Swatch.
Atualmente parte de um acordo com a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a Smart compartilha com o Renault Twingo sua plataforma, tanto no ForTwo quanto no ForFour.
Por conta disso, ainda não se sabe como ficará a parceria, uma vez que este último modelo é fabricado em Novo Mesto, Eslovênia, perto da fronteira com a Croácia, junto com o Twingo.
Como o ForTwo sempre foi a cereja do bolo da Smart, sua produção na China não será um problema para a Geely, que obviamente vai envia-lo de volta à Europa e, talvez, até com preço mais competitivo.
No acordo entre Daimler e Geely, a primeira segue responsável pelo design, o que garante sua continuidade no continente, enquanto a engenharia fica com a chinesa.
Sobre a Smartville, em Hambach, o futuro ainda é incerto. A Geely até poderia encontrar aí uma oportunidade para produzir na França.
No entanto, ela tem instalações no Reino Unido e pode usar qualquer das fábricas da Volvo na Bélgica e Suécia. Nesse caso, outras marcas chinesas podem se aproveitar do negócio e fincar um pé na Europa.
[Fonte: FCE]
© Noticias Automotivas. A notícia Daimler quer vender fábrica da Smart na França e produção vai à China é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Daimler quer vender fábrica da Smart na França e produção vai à China publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário