segunda-feira, 20 de julho de 2020

Renault: greve pode acontecer no dia 22 por ameaça de 800 demissões

Renault: greve pode acontecer no dia 22 por ameaça de 800 demissões

A Renault pode entrar em greve no dia 22 de julho, de acordo com o sindicato dos metalúrgicos da região de Curitiba. Segundo a entidade, a montadora quer abrir um plano de PDV e um corte de 800 vagas de trabalho em São José dos Pinhais-PR.

Com 7,2 mil funcionários, a Renault quer reduzir o quadro devido à crise gerada pela pandemia de coronavírus, que paralisou o mercado por quase três meses.

Por isso, a ideia do PDV é para incentivar a adesão, já que a promessa da empresa seria de demitir a partir de agosto com menos benefícios que o programa voluntário.

Diante da proposta, os funcionários da fábrica se reuniram nesta segunda (20) e rejeitaram o acordo com a Renault, ameaçando um estado de greve a partir de quarta.

A proposta da montadora também envolve um novo acordo coletivo, reajustes com data-base e um novo programa de participação nos lucros (PLR) até 2022.

Renault: greve pode acontecer no dia 22 por ameaça de 800 demissões

Nesse caso, a proposta era de R$ 13.500 em 2021 e R$ 13.750 em 2022, mas somente se a produção alcançasse um mínimo de 376 mil carros por ano.

Desde que paralisou as atividades na segunda quinzena de março, os funcionários da Renault rejeitaram o programa de redução de salário e tempo de jornada, proposto pelo governo federal e ficaram em férias coletivas até maio.

No retorno, reduziram o ritmo em 70%, mas a fábrica continuou a operar em três turnos, com 100% do salário. A Renault deixou de renovar 300 contratos, seguindo adiante.

Com queda de 48% nas vendas no primeiro semestre, a Renault passou a média do mercado de veículos leves, que foi de 39% de redução. Para contornar o problema, a empresa terá que manter um ritmo mais forte para recuperar terreno.

Sabe-se que não está nos planos da montadora, aderir à prorrogação do programa de redução de jornadas e salários, por mais 120 dias, conforme anunciado pelo governo. A montadora negocia com a França, um novo plano de investimentos.

[Fonte: Automotive Business]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Renault: greve pode acontecer no dia 22 por ameaça de 800 demissões é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Renault: greve pode acontecer no dia 22 por ameaça de 800 demissões publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário