As novas regras de emissão da União Europeia continuam a extinguir alguns motores considerados acima dos limites que a comissão de Bruxelas estabeleceu a partir de 2021. A maior extinção aí é a dos V8 diesel.
A Volkswagen foi a primeira a matar o V8 4.0 TDI, que equipava principalmente os carros da Audi. No entanto, outra montadora europeia também teve que abandonar seu V8 4.4 diesel, que nós já provamos aqui no Brasil.
Tal como a VW, a Jaguar Land Rover colocou um fim seu engenho de 339 cavalos, substituído por um seis em linha 3.0 da família Ingenium, contudo, este hibridizado, seguindo a mesma linha da Daimler.
Já a BMW, que tem seu B57S o suprassumo da engenharia automotiva relacionada com motor diesel, também se extinguirá, sendo confirmado seu fim pela montadora de Munique.
Com quatro turbos, o B57S é um V8 4.4 que gera 400 cavalos e 77,2 kgfm, equipamentos os SUVs X5 M50d e X7 M50d, o que os permite ir de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos com máxima limitada em 250 km/h. Até uma edição final foi feita para esse fim…
Usado inicialmente no BMW 750d, o B57S não será o único motor grande que a marca alemã matará esse ano. O V12 6.0 que equipa o 760Li também sairá de cena definitivamente.
Tudo isso mostra como é o impacto das novas regras do Euro 6d ou Euro 7 para o próximo ano. E pensar que há 10 anos, coisas como o Audi Q7 V12 TDI Quattro, com seus 500 cavalos e 101,9 kgfm, eram totalmente possíveis.
A grande redução da média de 130 g/km para 95 g/km de CO2 está impactando a engenharia de muitas marcas. Alguns fabricantes já cancelaram o desenvolvimento de novos motores grandes.
Como alento, a hibridização ainda manterá alguns motores V8 a gasolina em funcionamento em boa parte da década que se inicia, mas a tendência de extinção é inevitável. Fazer apenas para o mercado americano não compensa financeiramente. Então, o caminho é um só…
© Noticias Automotivas. A notícia Assim como Audi e JLR, BMW vai matar seu V8 diesel por média de CO2 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Assim como Audi e JLR, BMW vai matar seu V8 diesel por média de CO2 publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário