Ele parece um Polo alto, mas com linhas próprias. Também fica longe do T-Cross. Esse é o Volkswagen Nivus, que chega ao mercado cheio de estilo e proposta jovial.
Atraente visualmente, ele aposta numa aproximação com os cupês, mas com uma suspensão elevada e características que o convertem em um crossover.
Outro ponto a favor do Nivus é o conteúdo generoso, mesmo em versões menos caras, atribuindo itens que só estão presentes, por exemplo, no T-Cross Highline, que custa muito mais.
Nesta mesma versão, avaliada pelo NA, o Nivus custa R$ 98.290, porém, com o pacote Launch Edition, ele fica em R$ 99.990. Esse era o preço do T-Cross Comfortline há pouco tempo.
Não é só isso, o Nivus inicia uma nova fase na VW com identidade renovada e conectividade ampliada com serviços a bordo da VW Play. Então, será que vale a pena?
Por fora…
É bonito. Não há o que negar em relação ao seu visual. A Volkswagen foi feliz ao criar o conjunto do crossover-cupê, deixando-o distinto do Polo não só em sua forma básica.
Os faróis full LED se fundem bem com a grade ampla e com frisos estilizados. O para-choque com faróis de neblina em LED e função curva se encaixa bem no visual das molduras laterais.
A grade inferior e as molduras envolventes na base da carroceria reforçam sua proposta. Olhando, dá para perceber certa semelhança com o hatch.
Na traseira, as colunas inclinadas lembram os antigos hatchbacks que tínhamos no mercado nacional e evocam a memória de um fastback em especial…
Nesta traseira espichada e alta, um conjunto ótico de LED num fundo escuro se destaca positivamente, indicando que o Nivus Highline é uma versão melhorada de outro carro.
Suas rodas aro 17 polegadas, por exemplo, se destacam mais que no Polo GTS e não só pelo acabamento em cromo escuro.
Mais longa, a carroceria elevada acabam expondo as rodas, que tem os mesmos pneus 205/55 R17.
Por dentro…
No interior, o painel é o mesmo do Polo, com aquele aplique em preto brilhante, promovendo as telas digitais. Apesar de dispor do Active Info Display, o Nivus foca a atenção em outra coisa.
A multimídia VW Play com tela capacitiva de 10,1 polegadas tem apresentação gráfica e nitidez que superam a Discover Media tradicional.
Intuitiva, ela permite rápido acesso às funções do carro, da mídia e também dos apps de serviços. Alterar as funcionalidades do cluster digital ficou mais fácil.
Além disso, a conexão com o 4G do aparelho celular dá acesso aos apps a bordo. O Waze é nativo e desativa o aplicativo que está no Android Auto do smartphone.
De acordo com a VW, ele utiliza antena e sistemas do carro para maior precisão. Na VW Play, ainda existem apps já instalados com o carro, oferecendo diversos serviços.
Dá para ouvir um livro inteiro numa viagem ou artigos mais curtos (de cerca de 12 minutos), além de encontrar estacionamentos conveniados ou mesmo pedir refeições.
Com o Sem Parar de fábrica, como outros modelos recentes da VW, pode-se pagar pedágios, estacionamentos, lanches em drive thru e combustível.
A VW Play vem ainda com serviços de seguro e atendimento de pós-venda, além de gestão de mídia e arquivamento de dados (até 10 GB), entre outros.
Pena que o Android Auto não seja sem fio. Tendo ainda câmera de ré, a VW Play parecia ter vida própria…
Não desligava ao sair do carro e mesclava telas como num travamento. Pode ser coisa da unidade testada apenas, mas incomodou.
Tirando isso, o conjunto apresentado é bem interessante. No Nivus Highline Launch Edition, o ambiente é bem completo, tendo ar digital e alavanca de câmbio padrão do Tiptronic.
O que gostamos mesmo foi do volante. Com o novo padrão da VW, tem visual melhor que o anterior e uma pegada diferente.
O aro tem maior espessura que o volante antigo da VW e isso faz uma boa diferença ao dirigir. Ficamos imaginando ele no Polo GTS, por exemplo, dada sua proposta de desempenho.
Já o Active Info Display é o mesmo do Polo e Virtus, porém, agora sem navegação na tela.
Como não há um navegador nativo, embora exista o GPS para uso do Waze, não há necessidade disso no cluster. Agradecemos também a ausência do suporte de celular.
Sem posição de dirigir alta, é aí que reside a semelhança com o Polo. Os bancos possuem padronagem diferente, mas são os mesmos dos irmãos.
Atrás, mesmo com a inclinação do teto, alguém com até 1,80 m ainda vai bem. Já o espaço para as pernas é o mesmo do Polo, não houve ganho, visto que a base é a mesma. Bem diferente de T-Cross e Virtus.
O porta-malas é bom e vai satisfazer quem procura levar muita bagagem ou compras. Neste caso, ele atende perfeitamente.
Por ruas e estradas…
Dizer que é um Polo Cross não é totalmente certo, visto que a carroceria é muito mais longa. Andando, isso traz alguma diferença.
Equipado com o mesmo EA211 1.0 TSI de três cilindros, duplo comando variável, turbocompressor, intercooler e injeção direta, o Nivus anda bem.
Mais leve que o T-Cross, pesando 1.130 kg, o Volkswagen tem uma boa resposta ao acelerador com seus 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol.
Com 20,4 kgfm a 2.000 rpm, o crossover estiloso garante uma condução prazerosa, bastando apertar um pouco mais o pedal para que a reação seja efetivada, sem pedir água.
Assim como em Polo, Virtus e T-Cross, o pequeno propulsor ronca com vigor e entrega tudo de si, subindo para além de 6.000 rpm antes de mudar de marcha.
Retomadas e ultrapassagem pouco exigem do 1.0 TSI, que é sem dúvidas o 1.0 turbinado mais forte do mercado. O câmbio Tiptronic de seis marchas tem boas relações e atende bem.
Buscando manualmente, o sistema te dá certa liberdade para explorar os limites da faixa vermelha. Tirando o pé, o Nivus navega a 2.000 rpm em 110 km/h.
Isso ajuda a ter um consumo rodoviário de 16,5 km/l. Na cidade, a força em baixa não exige mais do 1.0 TSI, aparecendo em torno de 1.500 rpm. Ali, o consumo foi de 11,2 km/l.
Guiando, o Volkswagen Nivus – como já antecipamos – apresenta uma posição de dirigir semelhante à do Polo, mas o novo volante dá uma sensação melhor.
Bem calibrada, a direção elétrica tem respostas muito boas, que trabalham em sintonia com uma calibragem de suspensão mais firme, apesar da missão de ser um “SUV”.
Nas curvas, com a traseira mais longa em relação ao Polo, o Nivus é um pouco mais neutro, não tendo tendências de inclinação exagerada, mesmo porque, apesar da proposta, não é um carro alto: tem 1,493 m de altura.
Com freio a disco nas quatro rodas e todas as assistências eletrônicas, o VW Nivus tem uma boa dinâmica de condução.
Os freios atendem bem e a suspensão tem uma boa calibragem. Embora mais firme, garante algum conforto, filtrando boa parte das irregularidades, apesar dos pneus largos.
O controle de cruzeiro adaptativo é outro recurso encontrado no Nivus que garante muito conforto em viagem, detectando os veículos à frente e ajustando a velocidade.
Além disso, a frenagem automática de emergência garante mais tranquilidade no dia a dia, em caso de vacilo na atenção, apesar do sensor de fadiga.
Assim como os demais VW da MQB-A0, o Nivus é um carro bom de dirigir e agora com um toque a mais na sensibilidade ao volante.
Por você…
O Volkswagen Nivus tem uma boa proposta, ainda mais nesse pacote de lançamento, que realça alguns detalhes do carro, como teto e retrovisores pretos, além das rodas escurecidas, etc.
O pacote oferecido é bem generoso e, para realmente ficar completo, faz falta apenas um teto solar panorâmico. Ele repete os deslizes de acabamento do Polo também, sim, é verdade.
As portas são de plástico duro sem grande atenção ao acabamento, tendo apenas puxadores de cor cinza para uma leve diferenciação em relação aos irmãos e nada mais.
Contudo, herda coisas boas, como difusores de ar traseiros, por exemplo. Batendo nos R$ 100.000, o Nivus está melhor que muitos SUVs do mesmo caro segmento.
Só na Comfortline, a proposta supera todos em conteúdo. Mas, o Nivus trafega em outra faixa e não dá exatamente para compara-lo com os utilitários esportivos comuns.
Pela primeira impressão e já avaliando, o Nivus se mostra um carro agradável e, sim, vale a pena.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2021
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 3 em linha, turbo, flex
Cilindrada – 999 cm³
Potência – 116/128 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 20,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Automática de seis marchas com mudanças na alavanca e no volante
Tração – Dianteira
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10 segundos (etanol)
Velocidade máxima – 189 km/h (etanol)
Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm
Consumo urbano – 11,2 km/litro
Consumo rodoviário – 16,5 km/litro
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 17 com pneus 205/55 R17
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.266 mm
Largura – 1.757 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.493 mm
Entre eixos – 2.566 mm
Peso em ordem de marcha – 1.130 kg
Tanque – 52 litros
Porta-malas – 415 litros
Preço: R$ 98.290 (preço base) R$ 99.990 (Launch Edition)
Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2021
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