O Jetta 2019 é a sétima geração ao sedã médio da Volkswagen, que chegou importado de Puebla, México. Desenvolvido mais para atuar no mercado americano, o modelo simplificou em detalhes de acabamento e avançou em tecnologia.
Fabricado sobre a plataforma modular MQB, o VW Jetta é um carro com design muito próximo ao do irmão menor, o Volkswagen Virtus. Com desenho bem funcional e fluido, o médio alemão veio para reafirmar sua posição no mercado.
Sendo o quarto sedã médio mais vendido do Brasil, o Jetta precisava se renovar diante dos rivais e para isso, trouxe um pacote com três versões inicialmente, todas com propulsor 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm.
O três volumes da VW chegou nas versões 250 TSI, Comfortline 250 TSI e R-Line 250 TSI, sendo a primeira uma versão bem básica, enquanto a segunda tem um apelo mais elegante, ficando a terceira com a esportividade.
Contudo, pouco tempo depois, a Volkswagen decidiu lançar a versão realmente esportiva, a GLI, que trouxe o motor 2.0 TSI com 230 cavalos e 35,7 kgfm, tendo uma dinâmica de condução realmente interessante.
Tendo esse 350 TSI como topo de linha, o Jetta evitou dispor da versão Highline por aqui, visto que competiria com a GLI. Como se trata de um carro considerado “esporte” por empresas de locação, a VW decidiu realmente usa-lo como tal.
O Volkswagen Jetta é um dos carros mais famosos da marca alemã e remonta ao fim dos anos 90, sendo o sedã derivado diretamente do Golf, visto que o Derby era o “pai” do Voyage e derivado do Polo.
Por muitos anos, o Jetta foi um produto de vários mercados pelo mundo, exceto algumas regiões, como o Brasil. Em 1991, ele começou a ser produzido na China, onde manteve a terceira geração em produção até recentemente.
Lá, o Jetta virou um carro popular, especialmente táxi, mas depois acabou virando uma submarca, inclusive com a geração mais atual do sedã compacto.
No México, o Jetta de quarta geração continuou a ser vendido após a quinta, mas ganhou o nome de Bora. As duas foram as primeiras a serem vendidas no Brasil, com a sexta geração chegando a dispor do longevo EA113 2.0 8V de até 120 cv.
Esta geração teve também eixo de torção na suspensão traseira mas, da mesma forma, arrebatou muitos fãs com a verasão Highline, que tinha o potente 2.0 TSI de 200 (depois 211) cavalos e câmbio DSG de seis marchas.
Rápido e veloz, o Jetta Highline era o oposto do modelo de entrada, que depois ganhou suspensão multilink e motor 1.4 TSI, chegando mesmo a ser montado em São Bernardo do Campo por pouco tempo.
Criticada pelo acabamento inferior à quinta geração, a sexta viu a seguinte reduzir ainda mais a qualidade interna. O Jetta 2019 buscou compensar o declínio no ambiente interno (especialmente atrás) com uma suite digital atraente.
O cluster Active Info Display de 10,25 polegadas, mais a multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas, atraíam os olhares e disfarçavam a falta de revestimentos nas portas traseiras, que eram monocromáticas e bem simples.
A própria carroceria podia ser vista em sua forma nua (pintura externa) nos detalhes internos atrás, algo típico de carros populares, onde existe a necessidade de contenção de custos com guarnições de acabamento.
Maior que os anteriores, o atual Jetta ficou mais eficiente em consumo, tendo bom espaço interno e porta-malas generoso, tendo seu custo de produção reduzido pelo conceito do kit de ferramentas modulares (MQB) da VW.
Assim como no México, ele é produzido também na China, mas lá é vendido como Sagitar, uma vez que Jetta se converteu em uma marca de carros baratos.
Jetta 2019 – detalhes
O Jetta 2019 é um sedã médio de boa apresentação visual, embora não seja ousado nem na versão esportiva GLI, focando assim no layout da escola alemã influenciada por Bauhaus.
Com silhueta fluida, o sedã médio da Volkswagen tem frente com grade ampla, que vem com barra cromada acima e frisos cromados na versão Comfortline, já que a R-Line tem acabamento preto. Na 250 TSI, a grade é toda preta.
O para-choque tem elementos na cor do carro que se unem na parte central, criando assim molduras laterais com faróis de neblina (exceto 250 TSI), além de uma grande boca central com grelha em preto.
Os faróis são de LED, tendo estes três lentes refratarias e luzes diurnas triplas em LED, além de piscas comuns. Além disso, o Jetta 2019 possui vincos marcantes nas laterais, com maçanetas pronunciadas na cor do carro.
Traz ainda retrovisores com repetidores de direção, enquanto as rodas são de liga leve, sendo aro 16 polegadas na 250 TSI, empregando assim pneus 205/60 R16, enquanto as Comfortline e R-Line possuem aro 17 polegadas.
Cada uma destas possui um desenho diferente, mas ambas são calçadas com pneus 205/55 R17. Na traseira, com porta-malas pronunciado, o Jetta vem com lanternas em LED de série, cortadas pela tampa com pequena saliente aerodinâmica.
O para-choque tem alguns vincos e refletores, tendo friso cromado na Comfortline. A R-Line tem detalhes externos aerodinâmicos, especialmente com logotipo na grade, retrovisores pretos e molduras cromadas no para-choque traseiro.
Já a versão GLI é bem distinta das demais. A frente traz faróis full LED com repetidores de direção e luzes diurnas também em LED, sendo os projetores adaptativos e com sensor de facho alto automático.
A grade é preta e personalizada com elementos hexagonais, bem como um friso vermelho marca a versão, que ainda traz o logotipo GLI na frente. O para-choque é exclusivo e tem molduras laterais pronunciadas e com molduras pretas.
As rodas de liga leve são aro 18 polegadas, formando lâminas diamantadas e com pinças de freio vermelhas para destacar a proposta do Jetta GLI. Na traseira, os dois escapes cromados ficam junto a uma moldura em forma de difusor de ar.
Um pequeno spoiler contorna toda a base da carroceria do sedã esportivo. Não há identificação “Jetta”, assim como ocorre no Golf GTI, onde apenas a sigla é destacada na traseira.
Em todas as versões do Jetta 2019, a antena é no teto e pouco pronunciada, mas com acabamento em preto brilhante. Por dentro, o VW Jetta tem um ambiente amplo e com bom espaço para as pernas de quem vai atrás.
O painel tem desenho clássico com cluster sendo favorecido, junto com a multimídia, mas num formato que lembra o clássico VW Santana de 1984.
Nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI, a instrumentação é analógica com velocímetro, nível de combustível, conta-giros e temperatura da água, além de computador de bordo em display central.
Já as opções R-Line 250 TSI e GLI 350 TSI possuem o display de 10,25 polegadas do Active Info Display, que pode ser configurado com três estilos e ainda com dados e mapas da multimídia. Na GLI, os detalhes são em vermelho.
A multimídia Discover Media tem tela sensível ao toque e com sensor de aproximação, oferecendo sistemas Apple CarPlay, Google Android Auto e MirrorLink, bem como câmera de ré (exceto 250 TSI) e outras funcionalidades.
Entre estas, está navegação por GPS com cartão SD, assim como outro slot de SD, conexões USB e Bluetooth, além de auxiliar. Na GLI, existe ainda o monitoramento de desempenho como item exclusivo.
Também permite a mudança nos modos de condução Eco, Normal, Esporte e Individual a partir da Comfortline 250 TSI. O Jetta 2019 tem ainda slot para CD e DVD no porta-luvas.
O ar condicionado é dual zone e de série em todas as versões. Já o volante é multifuncional com comandos de mídia, telefonia e piloto automático, tendo acabamento em preto brilhante e couro (exceto 250).
No Jetta GLI, o volante é menor e com costuras vermelhas, tendo fundo chato e aplique em alumínio com a sigla GLI, bem como paddle shifts e o comando do controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de alcance do radar.
Com assistência elétrica, a coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade. Os bancos são em tecido na versão 250TSI, enquanto Comfortline e R-Line empregam acabamento em couro, assim como a GLI.
Nesta última, os assentos dianteiros possuem ventilação, assim como ajustes elétricos também existem, mas só na esportiva tem duas memórias. O ambiente como um todo é escurecido nas R-Line e GLI.
No Jetta 2019, as portas dianteiras ainda possuem acabamento em couro e tecido, mas as traseiras não. Atrás, o bom espaço não traz difusores de ar e nem USB, mas tem apoio de braço central com porta-copos.
O teto solar panorâmico é um item opcional para três das quatro versões e ainda é muito apreciado. Luzes de leitura na frente e atrás, ampliam a visibilidade quando necessário.
Já o porta-malas tem ótimos 510 litros, sendo mais que suficiente para as pretensões de uma família de tamanho médio, mas conta com pescoço-de-ganso para abertura da tampa, o que lhe roubam algum espaço extra no porta-malas.
Jetta 2019 – versões
- Volkswagen Jetta 250 TSI – R$ 99.990
- Volkswagen Jetta Comfortline 250 TSI – R$ 109.990
- Volkswagen Jetta R-Line 250 TSI – R$ 119.990
- Volkswagen Jetta GLI 350 TSI – R$ 144.990
Equipamentos
Volkswagen Jetta 250 TSI – Motor 1.4 TSI com câmbio automático Tiptronic de seis marchas, mais bancos e portas em tecido, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/60 R16, chave canivete com telecomando, ar condicionado automático dual zone, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, travamento central nas portas, faróis de LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, volante multifuncional, Start&Stop, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, airbag duplo, airbags laterais, airbags de cortina, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, freios com ABS e EDB, sensor de chuva, sensor crepuscular, multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas, AppConnect (Google Android Auto/Apple CarPlay/MirrorLink), bloqueio eletrônico do diferencial, computador de bordo, Isofix, CD/SD/USB, Bluetooth, entre outros.
Volkswagen Jetta Comfortline 250TSI – Itens acima, mais modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), bancos e portas em couro, volante revestido em couro, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 205/55 R17, chave presencial, iluminação interna em 10 tonalidades, câmera de ré e botão de partida.
Opcional: Teto solar elétrico.
Volkswagen Jetta R-Line 250 TSI – Itens acima, mais controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência, cluster Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, pacote aerodinâmico R-Line, detalhes internos em alumínio R-Line, farol alto automático, soleiras R-Line, pedais esportivos, rodas de liga leve exclusivas e teto e colunas pretas.
Opcional: Teto solar elétrico.
Volkswagen Jetta GLI 350 TSI – Alguns itens acima, mais motor 2.0 TSI e câmbio automatizado de dupla embreagem DSG com seis marchas, suspensão mais firme, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 225/45 R18, faróis full LED, grade personalizada, detalhes em preto brilhante no exterior, para-choque com spoilers, pinças de freio vermelhas, retrovisores com memória e aquecimento, escape duplo cromado, sistema de som Beats com subwoofer, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, bancos dianteiros ventilados, Auto Hold, instrumentação e entretenimento em vermelho, volante esportivo GLI, paddle shifts, bancos esportivos, defletor de ar sobre o porta-malas, difusor de ar traseiro, bancos com costura vermelha e antena em preto brilhante.
Opcional: Teto solar elétrico.
Preços
- Volkswagen Jetta 250 TSI
- Volkswagen Jetta Comfortline 250 TSI
- Volkswagen Jetta R-Line 250 TSI
- Volkswagen Jetta GLI 350 TSI
Jetta 2019 – motor
O Jetta 2019 vem equipado com dois propulsores modernos da Volkswagen. O primeiro deles é o EA211, mas o mais forte é o EA888. Este último é bem avançado, sendo um sucessor do antigo EA113 e da linha AP dos clássicos.
Com construção em alumínio, manteve as características de diâmetro x curso do propulsor anterior, mas agora com injeção eletrônica dual, com bicos diretos na câmara para altos regimes e indiretos para rotações mais baixas.
Há também um turbocompressor com intercooler sobre o coletor de admissão. Ele dispõe ainda de bobinas individuais, além de dispor de 1984 cm3 e potência de 230 cavalos entre 4.700 e 6.200 rpm.
Esse motor do Jetta 2019 entrega torque de 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.600 rpm, sendo um propulsor bem elástico e com grande disposição de força. O motor é o mesmo empregado no Golf GTI, que deixou de ar oferecido no Brasil.
Além disso, a versão GLI vem ainda com câmbio automatizado de dupla embreagem DSG com seis marchas e embreagens a seco. O dispositivo tem mudanças manuais na alavanca ou volante (paddle shifts).
Já o motor EA211 é o 1.4 TSI, mas com tecnologia flex com pré-aquecimento do combustível para partida a frio. Ele dispõe de 1.395 cm3 e taxa de compressão de 10:1, tendo injeção eletrônica direta com alta pressão.
Soma-se ainda turbocompressor com intercooler e cabeçote com duplo comando de válvulas variável, tal como o EA888, contendo quatro válvulas por cilindro. Elas possuem acionamento por corrente e circuitos independentes de arrefecimento.
Fabricado em São Carlos-SP, o EA211 1.4 TSI é um motor versátil, que entrega 150 cavalos a 5.000 rpm e 25,5 kgfm entre 1.400 e 3.500 rpm, ambos com gasolina ou etanol.
Por conta da durabilidade e redução de custos, a Volkswagen optou por oferecer o Jetta 2019 com câmbio automático da Aisin, tendo sistema Tiptronic e seis marchas, além de modo Sport com mudanças também na alavanca.
Desempenho
O Jetta 2019 tem um excelente desempenho, tanto no 1.4 TSI quanto no 2.0 TSI, sendo este último naturalmente o melhor, com aceleração até 100 km/h abaixo do tempo registrado pelo Golf GTI.
No caso do 1.4 TSI, seus 150 cavalos são suficientes para alcançar 100 km/h em menos de 9 segundos. Ambos possuem máximas acima de 200 km/h.
- Volkswagen Jetta 1.4 TSI – 8,9 segundos e 210 km/h
- Volkswagen Jetta 2.0 TSI – 6,8 segundos e 250 km/h
Consumo
No consumo, os dois motores do Jetta 2019 apresentam alguma eficiência, especialmente o 1.4 TSI que chega a fazer 14 km/l na estrada, enquanto o 2.0 TSI faz mais de 12 km/l. Mesmo no etanol, o EA211 chega a quase 10 km/l na estrada.
- Volkswagen Jetta 1.4 TSI – 7,4/9,6 km/l e 10,9/14,0 km/l
- Volkswagen Jetta 2.0 TSI – 9,9/12,5 km/l
Jetta 2019 – manutenção e revisão
Assim como os modelos Polo, Virtus, T-Cross, Passat, Tiguan Allspace, Golf, Golf GTE, Golf Variant e Nivus, que possuem as três primeiras revisões grátis, o Jetta 2019 também é elegível para a campanha.
Com isso, as revisões do sedã da Volks ficam em apenas R$ 2.384,00 na versão 1.4 TSI, enquanto o 2.0 TSI do GLI consome somente R$ 2.214,51 em revisões até 60.000 km.
Tendo valores prefixados na rede Volkswagen, o Jetta tem diversas peças e componentes semelhantes com outros modelos, reduzindo assim a logística e os preços.
Itens como óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, fluído de freio, velas, correia em V, entre outros, são substituídos nas revisões.
Revisão | 10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total |
1.4 TSI | Grátis | Grátis | Grátis | R$ 1.143,30 | R$ 544,80 | R$ 696,80 | R$ 2.384,90 |
2.0 TSI | Grátis | Grátis | Grátis | R$ 766,67 | R$ 681,17 | R$ 766,67 | R$ 2.214,51 |
Jetta 2019 – ficha técnica
Motor | 1.4 TSI | 2.0 TSI |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1395 | 1984 |
Válvulas | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 10:1 | 9,6:1 |
Injeção eletrônica | Direta Flex | Direta |
Potência máxima | 150 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol) | 230 cv a 4.700 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 25,5 kgfm a 1.400 rpm (gasolina/etanol) | 35,7 kgfm a 1.500 rpm (gasolina) |
Transmissão | ||
Tipo | Automática de 6 marchas | Automatizada de dupla embreagem de 6 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e traseiros | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Multilink | Multilink |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Liga leve, aro 16 ou 17 polegadas | Liga leve, aro 18 polegadas |
Pneus | 205/60 R16 ou 205/55 R17 | 225/45 R18 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 4.702 | 4.709 |
Largura (mm) | 1.799 | 1.799 |
Altura (mm) | 1.474 | 1.474 |
Entre eixos (mm) | 2.680 | 2.680 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 510 | 510 |
Tanque de combustível (L) | 50 | 50 |
Carga (Kg) | ND | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.331 | 1.479 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND |
Jetta 2019 – fotos
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Jetta 2019: preços, versões, consumo, motor, ficha técnica, fotos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
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