O Sandero é um dos carros de maior sucesso da Renault no mercado brasileiro, o que inclui o Sandero 2018.
Em sua linha 2018, o hatch compacto pode ser encontrado no segmento de seminovos e usados em uma ampla gama de versões, com motores 1.0, 1.6 e 2.0 e em configurações “civis”, esportivas e pseudo-aventureiras.
Atualmente, é possível encontra-lo como seminovo com preços a partir de R$ 32 mil, podendo chegar a R$ 50 mil nas variantes mais potentes e equipadas.
Confira a seguir todos os principais detalhes do Sandero 2018:
Sandero 2018 – mudanças e novidades
Sandero R.S. Racing Spirit estreia em maio de 2017
Em maio, a Renault lançou uma nova série especial para o Sandero R.S. Batizada de Racing Spirit, a configuração estreou com alguns diferenciais estéticos e de acabamento e produção limitada a 1.500 unidades. Chegou com preço por R$ 66.400 (preço que logo depois foi reajustado – veja mais abaixo), ou R$ 3 mil a mais que o R.S. convencional.
Tem recursos como detalhes vermelhos no para-choque, difusor de ar, adesivos laterais, capa dos retrovisores, pinças de freio e calotinha central das rodas de liga-leve de 17 polegadas. Por dentro, recebeu detalhes vermelhos nas saídas de ar, aro do painel de instrumentos e bancos.
Renault Stepway 2018 ganha versão de entrada em agosto de 2017
A linha 2018 do Renault Stepway, versão aventureira do Sandero, ganhou uma nova versão de acabamento para se posicionar na porta de entrada da gama. O carro passou a ser ofertado também na versão Expression, com preços a partir de R$ 59.640.
A nova versão perde o piloto automático, retrovisores elétricos, rodas de liga-leve e central multimídia Media NAV. A variante topo de linha, a Dynamique, seguiu sendo ofertada por R$ 64.790.
Sandero 2018 perde câmbio Easy’R em outubro de 2017
Para se preparar para a chegada do Sandero reestilizado, o modelo linha 2018 perdeu as versões com câmbio automatizado Easy’R. Sendo assim, todas as configurações do hatch compacto passaram a ser ofertadas somente com transmissão manual.
Além disso, o Renault Sandero perdeu a versão topo de linha Dynamique.
Sandero 2018 – detalhes
O Renault Sandero é aquele tipo de carro que não se diferencia em boa parte dos itens em comparação com seus concorrentes. Por outro lado, consegue oferecer um certo equilíbrio, principalmente para os consumidores que buscam por um carro mais robusto, com mecânica mais eficiente, baixo custo de manutenção e bom espaço interno.
Em comparação com seus concorrentes, como Volkswagen Fox, Chevrolet Onix e Fiat Argo, o Sandero consegue se destacar somente no espaço interno para os ocupantes e também para as bagagens. Ele tem 2,59 metros de distância entre-eixos, 1,53 m de altura e 1,73 m de largura, o que garante um bom espaço para as pernas, ombros e cabeça dos ocupantes.
Seu porta-malas de 320 litros também merece destaque. Embora não seja um dos maiores porta-malas que você pode encontrar pro aí, ainda assim é um dos maiores entre seus rivais – o VW Fox, por exemplo, tem um compartimento capaz de levar até 270 litros de bagagens, ou 50 l a menos que o rival.
Em sua linha 2018, ele tem também os bons motores da linha SCe, usados também em outros modelos como Kwid, Logan, Duster e Captur. Fica devendo, porém, um câmbio automático (recurso encontrado somente a partir do Sandero 2019 reestilizado).
Sandero 2018 – versões
A linha 2018 do Renault Sandero foi ofertada no mercado brasileiro nas seguintes versões de acabamento:
- Renault Sandero Authentique 1.0 2018
- Renault Sandero Expression 1.0 2018
- Renault Sandero Expression 1.6 2018
- Renault Sandero Vibe 1.0 2018
- Renault Sandero GT Line 1.6 2018
- Renault Sandero R.S. 2.0 2018
- Renault Sandero R.S. Racing Spirit 2.0 2018
Além da gama Sandero tradicional, a marca ofertava o Renault Stepway, que passou a seguir uma linha independente – inclusive sem o nome “Sandero” em sua identidade. Veja as variantes do Stepway:
- Renault Stepway Expression 1.6 2018
- Renault Stepway Dynamique 1.6 2018
Sandero 2018 – equipamentos
Renault Sandero Authentique 2018
Segurança: airbags frontais, freios ABS, alerta do cinto de segurança do motorista, entre outros.
Conforto: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas das portas e do porta-malas, regulagem manual dos retrovisores, limpador e desembaçador do vidro traseiro, luz permanente no painel, abertura interna da tampa do porta-malas e do reservatório de combustível, travamento automático das portas a 6 km/h, entre outros.
Visual e acabamento: rodas de aço de 15 polegadas com calotas, maçanetas internas na cor preta, porta-copos no console central dianteiro, entre outros.
Tecnologia: indicador de troca de marcha, kit para instalação do rádio, painel de instrumentos com conta-giros e sistema ESM de sistema de regeneração de energia.
Renault Sandero Expression 2018
Segurança: ganha alarme perimétrico nas portas, porta-malas e capô, alças de segurança no teto, apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura, entre outros.
Conforto: inclui banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura, iluminação no porta-luvas e porta-malas e vidros dianteiros elétricos com “one touch”.
Visual e acabamento: recebe calotas exlusivas, maçanetas externas na cor do carro, retrovisores na cor da carroceria, porta-copos no console central traseiro, maçanetas internas das portas com acabamento cromado, entre outros.
Tecnologia: traz sistema de som 2 DIN com MP3 player, entradas USB e auxiliar, conexão Bluetooth e comando satélite no volante.
Opcionais: central multimídia Media Nav Evolution com tela sensível ao toque e sensor de estacionamento traseiro.
Renault Sandero Vibe 2018
Conforto: ganha sensor de estacionamento traseiro.
Visual e acabamento: traz difusores de ar laterais no painel pintados na cor azul, grade frontal com frisos cromados, maçanetas internas na cor cromo brilhante, manopla da alavanca de câmbio com detalhe cromado, alto-falantes com moldura em LED azul, aro do painel de instrumentos na cor azul, bancos com revestimento exclusivo, volante com badge Vibe, rodas de liga-leve aro 15 na cor cinza metálico, entre outros.
Tecnologia: adota central multimídia Media Nav Evolution com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, rádio, conexão Bluetooth e entrada USB.
Renault Sandero GT Line 2018
Conforto: em relação ao Expression, adota sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro com encosto rebatível, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, ar-condicionado automático, retrovisore externos elétricos e vidros traseiros elétricos.
Visual e acabamento: recebe rodas de liga-leve de 16 polegadas, moldura das caixas de roda na cor preta, aros do painel de instrumentos pintados, difusores de ar laterais com pintura, grade dianteira inferior esportiva, monograma GT Line, puxador de porta pintado, retrovisores na cor Dark Metallic com repetidores de seta, volante revestido em couro com adesivo GT Line, revestimento da alavanca do freio de mão, entre outros.
Tecnologia: agrega central multimídia Media Nav Evolution com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, rádio, conexão Bluetooth e entrada USB.
Renault Sandero R.S. 2018
Segurança: inclui controle eletrônico de estabilidade, freio a disco nas quatro rodas, controle de tração, assistente de partida em rampas, entre outros.
Conforto: dispõe de piloto automático.
Visual e acabamento: agrega bancos esportivos com design exclusivo, rodas de liga-leve de 16 ou 17 polegadas, volante em couro com adesivo RS, retrovisores na cor preto brilhante, puxador de porta cromado, proteção de soleira nas portas dianteiras, para-choques exclusivos, sistema de escape com ponteira dupla, aros dos medidores de painel de instrumentos cromados, entre outros.
Tecnologia: recebe seletor de modos de condução com os modos Standard, Sport e Sport+.
Renault Sandero R.S. Racing Spirit 2018
Visual e acabamento: se diferencia por detalhes em vermelho no para-choque dianteiro, capa dos retrovisores, difusor de ar traseiro e adesivos laterais, além de rodas de liga-leve de 17 polegadas, pinças de freio dianteiras e traseiras vermelhas, placa de identificação com o número da unidade, entre outros.
Sandero 2018 – preços
Abaixo, você pode conferir os preços do Sandero linha 2018 quando ele era vendido como 0 km pela Renault em meados de 2017:
Renault Sandero 2018 (0 km)
- Renault Sandero Authentique 1.0 2018: R$ 43.350
- Renault Sandero Expression 1.0 2018: R$ 46.950
- Renault Sandero Expression 1.6 2018: R$ 51.400
- Renault Sandero Vibe 1.0 2018: R$ 49.100
- Renault Sandero GT Line 1.6 2018: R$ 56.750
- Renault Sandero R.S. 2.0 2018: R$ 63.600
- Renault Sandero R.S. Racing Spirit 2.0 2018: R$ 67.000
Renault Stepway 2018 (0 km)
- Renault Stepway Expression 1.6 2018: R$ 59.640
- Renault Stepway Dynamique 1.6 2018: R$ 64.790
Já a seguir, os atuais preços do Sandero 2018 no mercado de seminovos e usados, conforme os números divulgados pela Tabela Fipe em julho de 2020:
Renault Sandero 2018 (seminovo/usado)
- Renault Sandero Authentique 1.0 2018: R$ 32.760
- Renault Sandero Expression 1.0 2018: R$ 34.130
- Renault Sandero Expression 1.6 2018: R$ 35.900
- Renault Sandero Vibe 1.0 2018: R$ 36.200
- Renault Sandero GT Line 1.6 2018: R$ 43.650
- Renault Sandero R.S. 2.0 2018: R$ 49.550
- Renault Sandero R.S. Racing Spirit 2.0 2018: R$ 50.170
Renault Stepway 2018 (seminovo/usado)
- Renault Stepway Expression 1.6 2018: R$ 41.500
- Renault Stepway Dynamique 1.6 2018: R$ 45.000
Sandero 2018 – motores
As versões mais em conta da linha 2018 do Renault Sandero são equipadas com o motor 1.0 litro SCe flex de três cilindros e 12 válvulas. Este propulsor consegue desenvolver 79 cv de potência com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.300 rpm. O torque é de 10,2 e 10,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm.
Já os modelos topo de linha convencionais do Sandero 2018 usam o 1.6 SCe flex de quatro cilindros e 16 válvulas. Neste caso, são até 115 cv com gasolina e 118 cv com etanol, a 5.500 rpm, e torque de 16 kgfm com ambos os combustíveis, a partir de 4.000 giros.
Por último, os esportivos Sandero R.S. e Sandero R.S. Racing Spirit usam o 2.0 litros flex de quatro cilindros e 16 válvulas. Ele consegue desenvolver 145 cv com gasolina e 150 cv com etanol, a 5.750 rpm, e 20,2 kgfm e 20,9 kgfm de torque, nesta ordem, a 4.000 giros.
Os modelos Sandero 1.0 e Sandero 1.6 usam uma transmissão manual de cinco velocidades. Já o Sandero 2.0 esportivo conta com um câmbio manual de seis marchas. Em todos os casos, a tração é sempre dianteira.
Sandero 2018 – consumo
De acordo com os números aferidos pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o Sandero linha 2018 entrega as seguintes médias de consumo de combustível:
Renault Sandero 1.0 2018
- Consumo de 9,5 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 14,2 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina.
Renault Sandero 1.6 2018
- Consumo de 8,1 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 11,8 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina.
Renault Sandero 2.0 2018
- Consumo de 6,9 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 9,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com gasolina.
Sandero 2018 – desempenho
A Renault divulga os seguintes números de desempenho do Sandero linha 2018:
Renault Sandero 1.0 2018
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos com etanol e 13,1 s com gasolina;
- Velocidade máxima de 163 km/h com etanol e 160 km/h com gasolina.
Renault Sandero 1.6 2018
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos com etanol e 10,3 s com gasolina;
- Velocidade máxima de 185 km/h com etanol e 182 km/h com gasolina.
Renault Sandero 2.0 2018
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos com etanol e 8,4 s com gasolina;
- Velocidade máxima de 202 km/h com etanol e 200 km/h com gasolina.
Sandero 2018 – garantia
A exemplo dos outros carros de passeio da Renault, o Sandero linha 2018 foi comercializado no mercado brasileiro com garantia de fábrica de três anos.
Todavia, como estamos falando de um carro que saiu das concessionárias entre os anos de 2017 e 2018, há poucos exemplares no mercado de seminovos e usados ainda dentro do período de garantia.
Vale ressaltar que, para que um carro ainda esteja coberto pela garantia do fabricante, é necessário que o antigo proprietário tenha realizado todas as revisões na concessionária. É importante, então, verificar no manual do proprietário o carimbo das revisões realizadas.
Sandero 2018 – revisões e manutenção
A Renault trabalha com revisões a preços tabelados para toda a linha Sandero no Brasil. Confira abaixo os preços das revisões do carro até os 120 mil quilômetros rodados ou 12 anos de uso:
Sandero 1.0 Sce 2018
- Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 399,99
- Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 454,24
- Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 454,24
- Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 780,35
- Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 508,49
- Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 508,49
- Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 508,49
- Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 1.576,48
- Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 508,49
- Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 508,49
- Revisão de 110.000 km ou 11 anos: R$ 508,49
- Revisão de 120.000 km ou 12 anos: R$ 453,84
Sandero 1.6 SCe 2018
- Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 459,09
- Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 513,34
- Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 513,34
- Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 896,58
- Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 567,59
- Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 567,59
- Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 567,59
- Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 1.616,49
- Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 567,59
- Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 567,59
- Revisão de 110.000 km ou 11 anos: R$ 567,59
- Revisão de 120.000 km ou 12 anos: R$ 896,58
Sandero 2018 – ficha técnica
Motor |
1.0 SCe |
1.6 SCe |
2.0 |
Tipo |
Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Número de cilindros |
3 em linha |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
1.597 |
1.998 |
Válvulas |
12 |
16 |
16 |
Taxa de compressão |
12:1 |
10,7:1 |
11,2:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima Líquida |
79 cv (gasolina) e 82 cv (etanol) a 6.300 rpm |
115 cv (gasolina) e 118 cv (etanol) a 5.500 rpm |
145 cv (gasolina) e 150 cv (etanol) a 5.750 rpm |
Torque Máximo Líquido |
10,2 kgfm (gasolina) e 10,5 kgfm (etanol) a 3.500 rpm |
16 kgfm a 4.000 rpm |
20,2 kgfm (gasolina) e 20,9 kgfm (etanol) a 4.000 rpm |
Transmissão |
|||
Tipo |
Manual de 5 marchas |
Manual de 5 marchas |
Manual de 6 marchas |
Freios |
|||
Tipo |
Disco ventilado/ tambor |
Disco ventilado / tambor |
Disco ventilado / Disco |
Direção |
|||
Tipo |
Eletro-hidráulica |
Eletro-hidráulica |
Eletro-hidráulica |
Suspensão |
|||
Dianteira |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
|||
Rodas |
Aço de 15 polegadas |
Aço ou liga-leve de 15 polegadas |
|
Pneus |
185/65 R15 |
185/65 R15 |
195/55 R16 / 205/45 R 17 |
Dimensões (mm) |
|||
Comprimento total (mm) |
4.068 |
4.068 |
4.068 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.733 |
1.733 |
1.733 |
Altura (mm) |
1536 |
1501 ou 1570 (CVT) |
1499 |
Distância entre os eixos (mm) |
2590 |
2590 |
2590 |
Capacidades |
|||
Porta-malas (litros) |
320 |
320 |
320 |
Tanque (litros) |
50 |
50 |
50 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
456 |
450 ou 446 |
458 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.011 |
1.053 ou 1.140 |
1.161 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,35 |
0,35 |
0,35 |
Sandero 2018 – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Sandero 2018: preços, motor, equipamentos, consumo, revisões é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Sandero 2018: preços, motor, equipamentos, consumo, revisões publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário