(Fotos ilustrativas com o Onix Plus Premier que avaliamos recentemente aqui no NA.)
Olá, Nobres Amigos. Sou Gilcimar, usuário “Gilcimar China”, tenho 35 anos, moro em Formosa/GO, cidade a 65km de Brasília/DF, e estou aqui para compartilhar uma experiência que tive ao adquirir meu terceiro veículo: o Novo Onix Plus Premier 2.
Essa história, que se iniciou em maio de 2019, terminou recentemente, no dia 30 de setembro de 2019.
Já havia publicado no NA a aquisição e avaliação do meu veículo anterior, Stilo Sporting Dualogic 2010/2011, vulgo “Chapolin Cachaceiro”, publicado aqui no site em 2014.
PRIORIDADES
O Stilo Sporting Dualogic esteve na minha mão por exatos 7 anos, 3 meses, 19 dias, 19 horas, vinte e dois minutos e sei lá quantos segundos, com exatos 121.894 kms rodados de muita alegria.
Pode parecer absurdo a contagem exata do tempo, mas isso se deve pela diversão que o Stilo me proporcionou: é um carro acima da média, até hoje. Possui um conforto louvável, mesmo para os carros atuais, cabine repleto de mimos, muitos mimos.
Mas pecava por oferecer um motor aquém de sua classe, bem como um câmbio que não fazia jus ao seu preço.
Não me levem a mal, gostei bastante do câmbio Dualogic, respeitei todas as suas limitações e a recompensa foi justamente nunca ter sofrido dores de cabeça.
Já dizia o velho mandamento: “Me digas como tu tratas o carro e te direis quem tu és, espartano!; conheça bem o teu carro como a ti mesmo e sabereis do que ele é capaz, seu jão!; não vacileis com seu carro para que sejais vacilado, seu biribinha!”.
O motivo da venda do Stilo foi bastante simples: consumo, redução de gastos com seguro e manutenção e, por fim, experimentar um motor turbo 1.0.
Minha esposa precisa de um veículo econômico para trabalhar em outra cidade e havia meses que o gasto com combustível ultrapassou valores muito altos. Para se ter uma ideia, chegamos a gastar em um mês o valor de R$ 1.200,00 (o Stilo não é nada econômico em velocidades altas). Esse gasto foi um sinal forte de que deveríamos encontrar um veículo que atendesse melhor nossas necessidades.
Além disso, não precisamos de dois veículos, tendo em vista que somos, por enquanto, nós dois. Se a intenção é justamente o corte de custos, para que pagar mais um IPVA, mais outro seguro e mais outra manutenção?
Como sempre, a intenção era adquirir um veículo semi-novo com até um ano de uso (essa expressão é errada demais, puramente mercadológica, pois se é usado, como pode ser semi-novo?!?!). O único candidato que me interessava era o up! TSI.
E é aí que as coisas complicaram por longos cinco meses…
CANDIDATOS
O problema do up!, ainda mais na variante TSI, é que os usados estavam valorizadíssimos, e muitas vezes o estado do veículo não correspondia ao valor da venda.
Foram mais de cinco meses, desde de maio de 2019, que pesquisei exaustivamente se as propostas correspondessem ao preço, mas o mercado de usados, seja particular, garagem ou concessionárias, abusaram do preço da VW.
Para se ter uma ideia, havia carros com menos de um ano de uso que eram vendidos com valores de R$ 1.000,00 de diferença para o novo. “UMA FALTA DE ABSURDO!!!”. Tá pensando que meu dinheiro é raspadinha, seus fotomeliantes. Melhor comprar logo um novo, seus farofeiros!
Para piorar, o mercado também foi muito cruel com Stilo, principalmente por ser Dualogic: ninguém quis comprar temendo segurar a bomba de arcar com despesas altas com o câmbio e do teto-solar.
Nesse ponto, não lhes tiro a razão de sua opinião, não pela veracidade dos fatos, mas pela disseminação do mercado. Então, o jeito foi sofrer com isso.
Cinco meses pesquisando o up! (e tentando vender o Stilo também) e nada de encontrar um que valesse à pena.
Mas, caros leitores, atentem-se pelo seguinte prisma: enquanto passaram cinco meses à procura do up!, encontrei-me às vésperas de conhecer o novo Onix.
E é aqui que houve uma reviravolta: comecei a pesquisar sobre as características da novidade que a GM ofereceria e a cada nova leitura, agradava-me em muito as benesses que em breve estariam por vir. Logo esses cinco meses de longa espera converteriam em algo novo.
Pois bem, primeiramente, já estava no mês de setembro e, simplesmente, desistimos de comprar o up! “semi-novo”, até mesmo pelos valores que supostamente estavam divulgando do novo Onix.
Sendo assim, eu e minha esposa partimos logo para o “street fighter” (no bom sentindo, é claro) e decidimos encarar o mercado de novos, até porque também precisávamos vender o Stilo na jogada.
E é aí que o Onix Plus, Polo e Virtus também entraram na briga.
UP, ONIX PLUS, POLO OU VIRTUS?
Antes de começar, tenho um adendo: meus amigos, o mercado brasileiro está cruel demais, um surrealismo forte, principalmente quando pretendemos adquirir algo novo.
É aí que se sente na pele a força da realidade que pesa sobre o trabalhador. Nosso dinheiro está pior do que Saci Pererê com câimbra; pior do que tomar suco tang com caviar; pior que soltar pipa com linha de saco de laranja.
Tudo está caro demais! Mas como a gente “veve” no Brésil, precisamos viabilizar meios de valorizar o pouco para que ela renda muito: gastar menos em produto que possa oferecer mais.
Voltando ao assunto, sei bem que existe uma incoerência nos veículos apresentados: comparar subcompactos, sedãs e hatch não parece a coisa mais certa; mas como nossa prioridade era, inicialmente consumo e o “motorzão turbo, auuuuuuuuuuuu”, a partir do momento que decidimos comprar um carro novo, colocamos os principais concorrentes do mercado.
E foi por essa razão que o conceito de “custo x benefício” revelaria informações que facilitaria a aquisição do veículo.
Os valores abaixo foram cotados pela concessionária que ofertou o menor preço, baseado ainda na revenda do meu Stilo.
Caso o pagamento fosse em dinheiro, vivo ou morto, o valor teria algumas reduções.
up! TSI Xtreme: R$ 54.800,00
Onix Plus Turbo R$ 58.790,00
Onix Plus Premier II: R$ 76.000,00
Polo Highline completo: R$ 76.900,00
Virtus Highline completo: R$ 86.900,00
Analisando a tabela de preços, verifica-se que há uma diferença de um carro que chega a altos R$ 32.100,00; entre o up! e o Virtus; variações que corroboram a discrepância do nosso mercado brasileiro.
Outra informação valiosa é que os valores das marcas da VW variavam muito.
Para se ter ideia, havia lojas que vendiam o Polo e Virtus por salgadíssimos R$ 85.000,00 e R$ 93.000,00 respectivamente, colocando o Stilo na base do negócio. “Se é loco, cachoeira ou os caras gostam de passar graxa preta.”
O problema, depreendendo-se da análise do custo x benefício, é que o up! TSI Xtreme oferece um preço alto demais por equipamentos de menos, em comparação ao Onix Plus Turbo.
Na paleta de números, a diferença é de R$ 3.010,00; um valor considerável, certo. Mas se avaliarmos o benefício, o up! TSI Xtreme perde toda a razão de negócio: não possui câmbio automático, não tem 6 airbags, não tem controle de estabilidade, porta-malas menor, chassis menor.
O que o up! possui é o retrovisor elétrico com função tilt down, acabamento um pouquinho melhor, e uma outra coisa aqui e acolá que não consigo me lembrar.
Se a VW não tomar alguma postura à altura do concorrente, a vida do up! ficará ainda pior com o advento do novo Onix Hatch, haja vista que o sedã já é uma opção mais atraente. Com a vinda do Hatch, aí que não valerá à pena!
Agora a parte mais frustrante, na minha opinião, foi quanto ao caráter de negociação de compras. Primeiramente, das cinco concessionárias da VW que visitei, apenas uma me atendeu de forma satisfatória, como se “eu realmente fosse um ser humano que possui sentimentos, entendem, amigos!”
A VW do DF precisa urgentemente promover cursos a seus colaboradores para atendimento de melhor qualidade para o cliente, porque do jeito que está é melhor partir logo para as concessionárias do estilo Neymar: aquelas que o preço cai cai. Já dizia o rei do pop: “Nunca dê muito do seu rusbé para quem te oferece pouco biridin.”
Mas o pior ainda estava por vir: o meu Stilo, avaliado na FIPE por R$ 28.855,00 simplesmente para a VW valia a bagatela de R$ 11.000,00.
Quase tive um “infarto do pâncreas” quando avaliaram esse valor. Sei que as concessionárias pagam o usado bem abaixo da FIPE, mas também depenar exatos 61,88% da FIPE me soou como ato de arrogância, de zombaria com moá, de brincation with my face to play with the left to the right…
Sem falar que, por estratégia de negociação, quando se avalia um carro em uma rede, todas as outras concessionárias já ficavam a par do meu veículo, sabe, tipo CSI Investigação Criminal do Carro.
Ou seja, as outras nem precisavam chamar o avaliador, pois o valor era precisamente o mesmo. Acredito que eles criam uma espécie de dossiê do consumidor, sabe…
Recusei de imediato, até porque se eu ofertasse meu carro por R$ 15.000,00 na venda particular, por exemplo, não duraria dois dias a venda, mesmo que seja com câmbio Dualogic. O Stilo pode não ser um primor na rede de usados, mas o consumidor não pode ceder ao desespero e à pressa. “Seje forte!”
Em seguida, me dirigi em três concessionárias da Chevrolet. Uma delas o atendimento foi razoável, mas acima da média que a VW me tratou; contudo as outras duas me acolheram muito bem, de forma honesta e profissional, além de demonstrar interesse em cativar o comprador com facilidades na negociação.
Para minha surpresa, uma concessionária avaliou o Stilo em R$ 17.000,00; o que já melhorou um pouco, pois ao menos o carro valia mais de 50% da FIPE. Contudo, em outra, na Pedragon Colorado de Brasília/DF, avaliaram o meu carro em R$ 20.000,00 caso eu efetuasse compra do Onix Plus na versão topo de linha. Achei tentador essa proposta e decidi estudá-la com mais atenção.
Após chegar em casa, constatei a seguinte situação para a compra do carro veículo zero:
Veículo | Valor à vista | Entrada em dinheiro | Cartão de crédito | Avaliação Stilo |
up! TSI Xtreme | R$ 54.800,00 | R$ 33.800,00 | R$ 10.000,00 (10x s/j) | R$ 11.000,00 |
Onix Plus Turbo | R$ 58.790,00 | R$ 33.790,00 | R$ 8.000,00 (10x s/j) | R$ 16.000,00 |
Onix Plus Premier II | R$ 76.000,00 | R$ 41.000,00 | R$ 15.000,00 (10x s/j) | R$ 20.000,00 |
Polo Highline | R$ 78.900,00 | R$ 62.900,00 | R$ 5.000,00 (10x s/j) | R$ 11.000,00 |
Virtus Highline | R$ 86.900,00 | R$ 70.900,00 | R$ 5.000,00 (10 x s/j) | R$ 11.000,00 |
Ah, antes de fechar o negócio, já que eu e minha esposa estávamos decidido, a Pedragon Colorado ofereceu um baita café da manhã.
Meu amigos do kung-fum panda, que café dos deuses foi aquele: coxinha, sanduíche seminatural (ahahahahahah), guaraná, suco del vale, muitos quitutes saborosos.
Aposto que colocaram pílula para anestesiar o nosso raciocínio, pois além de eu comer feito um porco pronto para o abate (engordei uns dois quilos nesse dia), ainda fechei o negócio no carro mais caro. “Os caras me deram o maior bilu tetéia mesmo, sabe.”
Foi por intermédio dessa valorização no Stilo que optamos por comprar o Onix Plus Premier com o pacote adicional. O up! TSI Xtreme, embora R$ 22.000,00 mais barato, não possuía metade dos itens que o Onix Plus Premier oferece, exceto o fator consumo.
Também decidimos abrir mão do Onix Plus Turbo porque essa versão, embora seja melhor que o up!, na minha opinião, foi pelo fato de que não havia itens de conveniência que eram muito interessantes, tais como o sensor de estacionamento por câmera, carregador por indução (nós dois possuímos smartphones com essa função), retrovisores elétricos, park assist e sensor de ponto cego.
Além disso, como os caras facilitaram, e muito a compra do Onix Premier, meio que retribui a camaradagem e comprei a versão topo de linha, que ainda sim é mais barata que Polo e Virtus.
Verdade seja dita, tenho que arcar com parcelas mensais de R$ 1.500,00 para recompor o pagamento no cartão; mas esse valor não será problema algum para eu e minha esposa arcarmos, tendo em vista que estamos pagando mais, só que estamos, também, levando um carro que oferece bem mais, além de mencionar que compramos o carro à vista, zero de juros, nada de parcelas para o banco.
Contudo, fica evidente a facilidade de compra que uma e outra marca dispõe no mercado. E aí fica a pergunta: a Chevrolet adota uma postura mais agressiva ou é a VW que se encontra muito acomodada?
TEST-DRIVE
Serei bastante sucinto nessa questão.
Dos quatro carros avaliados, o que mais me agradou em dirigir foi o up! TSI Xtreme: que carrinho gostoso de dirigir, me sentia um pirralho jogador de supertrunfo em escala real! É espertinho, responsivo, seu tamanho compacto permite manobras muito rápidas, além do fator peso x potência permitir uma arrancada forte.
Por incrível que pareça, o carro que menos me agradou foi justamente o Onix Plus. No conjunto da obra, o carro é fenomenal e, certamente, não deve em nada aos seus concorrentes; só que a cabine do Virtus e do Polo acomodaram-me muito melhor que o Onix Plus.
Mas, conforme a tabela que mostrei, o preço para usufruir de toda conveniência do Polo ou Virtus era alto demais e, nas minhas condições, não justificavam o valor a pagar, em hipótese alguma.
Acredito fortemente que fiz uma escolha muito boa no Onix Plus Premier: facilidade no pagamento, valorização do meu usado, avaliações muito positivas na imprensa especializada, bem como o momento de liderança da GM no Brasil.
Vejo especialistas conseguindo um consumo de 20 km/l, sendo que nas mesmas condições do Stilo não chegaria a 12 km/l. Então, de certa forma, mesmo pagamento mais alto, não vejo motivos para escolher o up! TSI sendo que o Onix Plus encontra-se no mercado.
Para piorar a vida da VW, tão breve chegará a versão hatch do novo Onix, o que frustra ainda mais para o lado do up!
Por fim, o seguro ficou cotado para o meu perfil ficou muito bom: R$ 1.600,99 pela Porto, divido também em 10x. Para se ter uma ideia, o up! TSI ficou cotado em R$ 1.458,00; o Polo Highline em R$ 2.089,00; e, por fim, o Virtus Highline, em R$ 2.301,78.
O Stilo: altos R$ 1.997,00
Daqui a alguns meses, farei uma avaliação do meu carro, tendo em vista que ele só chegará no dia 19 de outubro de 2019.
Obrigado, Nobres Amigos!!!
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