O Etios 2019 chegou com algumas poucas novidades, mas adicionou mais segurança ao hatch compacto de entrada da Toyota. Além disso, pequenas alterações no visual e equipamento foram feitas.
Projetado no Japão para o mercado indiano, o hatch acabou chegando ao Brasil como uma proposta de acesso para a marca japonesa, que até então só atuava acima do segmento médio.
Sua chegada também gerou a construção de uma nova fábrica para produção de veículos compactos em Sorocaba, interior de São Paulo. O Etios hatch surgiu antes da nova geração do Toyota Yaris, sendo a solução temporária até a chegada deste.
Com linhas bem simples e funcionais, o compacto da marca japonesa é um autêntico projeto de baixo custo, focado num mercado cujo preço é essencial. Aqui, ele foi criticado inicialmente pelo extremo corte nos custos.
Desenvolvido sobre uma plataforma que foi utilizada pelo Yaris, mas bem simplificada, utilizando motores Dual VVT-i com 1.3 e 1.5 litro, tendo potências de até 98 no primeiro e até 107 cavalos no segundo.
Tendo transmissão manual de seis marchas ou automática com quatro velocidades, o Etios 2019 ganhou controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa.
O hatch também ganhou um aplique em preto brilhante, bem como máscara negra nos faróis e lanternas escurecidas. Além disso, o Etios recebeu uma nova versão para frotistas, especialmente para motoristas de aplicativo.
Essa é a opção X-STD, que fez parte de uma mudança na nomenclatura das versões, que agora inclui as versões X e X-Plus no lugar da XS, enquanto a XLS permaneceu, assim como a Platinum.
O Etios Cross saiu de cena e o hatch adotou o pacote de segurança com apoios de cabeça para todos, assim como cintos de 3 pontos em todos os lugares, mais Isofix.
A Toyota adicionou ainda rodas de liga leve aro 15 polegadas e retrovisores com repetidores de direção no Etios X-Plus. As alterações no lineup do compacto ainda não consideravam a chegada do Toyota Yaris.
Com uma faixa de preço de R$ 20.000, o Toyota Etios se posicionou abaixo do Yaris, quando esse chegou, eliminando posteriormente as versões XLS e Platinum.
Tendo recebido muitas mudanças na atualização da linha 2016, o hatch compacto teve diversas alterações desde o lançamento no Brasil, especialmente em detalhes como pintura e acabamento, alvos de críticas no começo.
Etios 2019 – detalhes
O Etios 2019 tem formas bem simples, tendo uma carroceria com 3,777 m de comprimento, que apresenta capô reto com vincos pronunciados na parte central.
Os faróis são simples e possuem máscara negra, tendo ainda na mesma lente, piscas e lanternas comuns. Já a grade é ampla e conta com acabamento em preto brilhante, bem como um recorte abrupto na parte central.
No para-choque volumoso, o Etios tem entrada de ar ampla e com acabamento preto, ganhando um acabamento na cor do carro, que corta toda a parte inferior do protetor. O hatch pode ainda contar com dois faróis de neblina.
As rodas de liga leve têm desenho esportivo, sendo de aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15, mas também vem com rodas aro 14 polegadas de aço com calotas integrais, dependendo da versão. Estas possuem pneus 175/65 R14.
Nas laterais, as maçanetas são embutidas e na cor do carro, assim como os retrovisores. A área envidraçada tem vidros climatizados e quase planos para reduzir custo. Sob as portas, saias laterais dependendo da versão.
As lanternas traseiras são verticais e têm bom volume, enquanto a vigia traseira agrega ainda limpador e lavador, bem como desembaçador. Dependendo da versão, o Etios 2019 vem com defletor de ar no teto.
O para-choque traseiro tem um formato bem quadrado e com vincos acentuados na base, sustentando ainda a placa. Já por dentro, o hatch da Toyota dispõe de um ambiente bem simples, que foi renovado com mudanças no painel.
Essas alterações ocorreram na atualização da linha 2016, agregando um conjunto que ainda é estranho para muita gente no Brasil, mas que traz um visual melhor que no produto de lançamento.
O cluster é central e possui duas telas digitais de 4,2 polegadas, as mesmas usadas no Toyota Prius, tendo velocímetro e conta-giros estilizados, bem como nível de combustível e temperatura da água.
Existem várias telas de apresentação e gráficos diversos, inclusive com histórico de consumo e calculador de gastos com combustível. O display requer algum tempo para acessar todas as funcionalidades, mas é extremamente completo.
Logo abaixo, fica a multimídia Toyota Play, que tem tela de 7 polegadas, mas peca por não ter os sistemas Apple CarPlay e Google Android Auto. No entanto, vem com CD, MP3, Bluetooth e USB.
Abaixo, ficam os comandos do ar condicionado, tendo ainda ao lado, os dois difusores de ar circulares, um sobe o outro. No lado do passageiro, o porta-luvas tem tampa que abre de cima para baixo.
O volante pode ser multifuncional com comandos de mídia e telefonia, mais computador de bordo, tendo ainda piloto automático na coluna de direção e acabamento em couro, dependendo da versão.
O habitáculo tem ainda acabamento em preto ou preto brilhante, enquanto as versões XLS e Platinum dispunham de revestimento em couro nos bancos e portas.
A alavanca de câmbio automático tem seletor com base em preto brilhante, não tendo opção de trocas manuais, nem mesmo por paddle shifts.
Elas também traziam vidros elétricos nas quatro portas, mais travamento central elétrico e retrovisores com ajustes eletrificados. Chama atenção a trava do capô no interior, que tem desenho bem rudimentar.
O Etios 2019 tem ainda abertura elétrica do porta-malas e por alavanca no caso do bocal do tanque de combustível. Na renovação da linha, o hatch ganhou cintos de 3 pontos para todos, assim como apoios de cabeça e o Isofix atrás.
Para quem vai atrás, o espaço é mediano, tendo banco com encosto inteiriço. Já o porta-malas é bem pequeno, tendo 270 litros apenas. Ele vem ainda com estepe temporário e iluminação.
Etios 2019 – versões
A Toyota apresentou no Etios 2019, uma gama ainda bem grande de versões, mesmo com a presença iminente do Yaris. Acrescentando a útil versão para frotista X-STD, a marca aposta nas vendas diretas.
Mantendo ainda a versão X, tanto automática quanto manual, o portfólio agregou o motor 1.3 nessas versões, enquanto a X-Plus valorizou mais o propulsor 1.5, pouco elogiado em relação ao 1.3.
Com este, o Etios 2019 oferecia ainda as versões XLS e Platinum, que eram mais equipadas, porém, foram retiradas na linha 2020 por causa do Yaris.
- Toyota Etios X-STD 1.3 MT
- Toyota Etios X 1.3 MT
- Toyota Etios X 1.3 AT
- Toyota Etios X-Plus 1.5 MT
- Toyota Etios X-Plus 1.5 AT
- Toyota Etios XLS 1.5 AT
- Toyota Etios Platinum 1.5 AT
Equipamentos
Toyota Etios X-STD MT – Motor 1.3 e câmbio manual de seis marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores elétricos, defletor de ar na tampa do bagageiro, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas integrais, pneus 175/65 R14, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, cintos de segurança de 3 pontos, apoios de cabeça para todos, Isofix, para-sois com espelhos, banco do motorista com ajuste de altura, abertura elétrica do porta-malas, abertura interna do bocal do tanque, antena, airbag duplo, freios ABS com EDB, chave com telecomando, lanternas escurecidas, entre outros.
Toyota Etios X 1.3 MT – Itens acima, mais controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, grade dianteira com acabamento preto brilhante e faróis com máscara negra.
Toyota Etios X 1.3 AT – Itens acima, mais transmissão automática de 4 marchas.
Toyota Etios X-Plus 1.5 MT – Itens acima, motor 1.5, além de rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 185/60 R15, retrovisores com repetidores de direção e multimídia Toyota Play com CD player, função MP3, entrada USB e Bluetooth.
Toyota Etios X-Plus 1.5 AT – Itens acima, mais transmissão automática de 4 marchas e piloto automático.
Toyota Etios XLS 1.5 AT – Itens acima, mais bancos e portas com revestimento em couro, saias laterais, faróis de neblina e detalhes exclusivos no acabamento.
Toyota Etios Platinum 1.5 AT – Itens acima, mais friso cromado na tampa traseira, molduras da grade na cor do carro, sensor de estacionamento, DVD/CD/Bluetooth/USB, câmera de ré, navegador GPS, TV digital, entre outros.
Preços
O Toyota Etios 2019 tinha preços numa boa faixa, entre R$ 47 mil e R$ 67 mil, mas interferindo bem na faixa de valores do Yaris, o que lhe fez perder as duas versões mais caras.
O compacto estava dentro do esperado em termos de valores, ainda mais por não ser um carro 1.0, algo que a concorrência explora muito entre estes preços.
Nos valores apresentados, o câmbio automático ainda exerce a psicológica diferença de R$ 5 mil em relação ao câmbio manual, algo que já vem sendo praticado no mercado há mais de 10 anos.
O conforto oferecido, contudo, favorece a compra, visto que deixou de ser um equipamento de “luxo” ou para “deficientes”. Aliás, sobre pessoas com limitações motoras, o Etios 2019 se enquadrava totalmente no programa PCD.
- Toyota Etios X-STD MT – R$ 47.270
- Toyota Etios X 1.3 MT – R$ 48.400
- Toyota Etios X 1.3 AT – R$ 53.440
- Toyota Etios X-Plus 1.5 MT – R$ 54.920
- Toyota Etios X-Plus 1.5 AT – R$ 59.960
- Toyota Etios XLS 1.5 AT – R$ 64.440
- Toyota Etios Platinum 1.5 AT – R$ 67.690
Etios 2019 – motor
O Etios 2019 é equipado com os motores Dual VVT-i 1.3 e 1.5, ambos de quatro cilindros com bloco e cabeçote em alumínio. O hatch da Toyota possui dois propulsores de construção tradicional, como é a especialidade da marca.
Com duplo comando de válvulas variável no cabeçote, os dois motores servem tanto ao Etios quanto ao Yaris no Brasil. No 1.3, o volume é de 1.329 cm3 e com quatro válvulas por cilindro, o propulsor tem 13:1 de taxa de compressão.
Equipado com injeção eletrônica multiponto e tecnologia flex com pré-aquecimento do combustível, entregando 88 cavalos na gasolina e 98 cavalos no álcool, ambos a 5.600 rpm.
No torque, o 1.3 do Etios entrega 12,5 kgfm a gasolina e 13,1 kgfm no etanol, obtidos em 4.000 rpm. Já com motor 1.5, a taxa de compressão é a mesma e o volume chega a 1.476 cm3.
O propulsor dispõe de 102 cavalos na gasolina e 107 cavalos com álcool, igualmente a 5.600 rpm. Também com 4.000 rpm, os torques chegam 14,3 kgfm no primeiro e 14,7 kgfm no segundo combustível.
Os dois propulsores trabalham com transmissão manual de seis velocidades com embreagem de acionamento hidráulico, enquanto a opção automática tem caixa com quatro velocidades e conversor de torque.
Com relações longas, a transmissão automática do Etios 2019 tem uma programação tem posições D (Drive), 3, 2 e L. Estas três últimas, são limitações de marcha para ganhar performance, redução para aclives e declives acentuados.
Etios 2019 – Desempenho
O Etios 2019 é um carro compacto de desempenho mediano, dada a pouca força disponível nos dois motores aspirados da Toyota. Naturalmente, o hatch com câmbio manual tem melhor aproveitamento da energia disponível.
Esta opção, com seis marchas, permite alcançar velocidades mais altas, mas com aceleração ainda contida. No automático de 4 marchas, as relações são bem longas, mas tendo desempenho um pouco melhor, semelhante ao do 1.3 manual.
O Etios 1.3 automático é o que tem pior resultado na aceleração. Como o produto não terá um futuro tão longo, já que o Yaris praticamente dominou o segmento de compactos da Toyota, esses motores deverão ser mantidos no irmão maior.
Ainda assim, a Toyota vai apostar em hibridização nos próximos anos e a limitação de emissão de CO2 pode comprometer a presença dessa dupla no Brasil.
- Toyota Etios 1.3 MT – 11,8 segundos e 170 km/h
- Toyota Etios 1.3 AT – 12,5 segundos e 170 km/h
- Toyota Etios 1.5 MT – 11,1 segundos e 173 km/h
- Toyota Etios 1.5 AT – 11,8 segundos e 173 km/h
Etios 2019 – Consumo
O Etios 2019 é um carro frugal, mas poderia ser mais. O hatch de inspiração indiana recebera melhoramentos na atualização de 2016 para ficar mais eficiente.
Com câmbio manual de seis marchas, os motores 1.3 e 1.5 chegam juntos a quase 10 km/l na estrada. Bem que poderia fazer uns 11 km/l ou mais, mas os propulsores aspirados exigem mais giros altos para manterem o vigor.
Na gasolina, porém, o compacto é bem mais econômico, tendo médias acima de 12 km/l na cidade e além de 14 km/l na estrada, o que é bom.
Já no câmbio automático, o Etios não fica muito atrás, mesmo sendo uma caixa, cujo conversor de torque rouba potência e aumento o consumo. Mesmo assim, com álcool, manteve-se entre 8 e 9 km/l, tanto na cidade quanto em estrada.
Quando abastecido com gasolina, o Etios 2019 consegue fazer entre 12 e 13 km/l nos dois ambientes, o que também é muito para para oi conjunto oferecido.
- Toyota Etios 1.3 MT – 8,6/9,8 km/l e 12,6/14,2 km/l
- Toyota Etios 1.3 AT – 8,2/9,2 km/l e 11,8/13,3 km/l
- Toyota Etios 1.5 MT – 8,3/9,8 km/l e 12,4/14,1 km/l
- Toyota Etios 1.5 AT – 8,1/9,2 km/l e 11,9/13,2 km/l
Etios 2019 – manutenção e revisão
A Toyota possui um serviço de pós-venda de excelência, sendo um dos mais elogiados e premiados do setor nos últimos anos, dando muita atenção aos clientes, mesmo os do segmento de entrada, como no caso do Etios 2019.
Isso fez com que a marca conseguisse uma ótima imagem no mercado, com valorização de produto, inclusive. Com revisões a cada 10.000 km, o compacto pode ainda visitar a assistência técnica a cada 12 meses, se preferir.
O bom da Toyota é que ela não diferencia carroceria, sendo hatch ou sedã, nem motorização, com ambos os motores tendo o mesmo custo ao longo de 60.000 km, que é de R$ 3.231,19, sendo um dos mais baixos do mercado.
Inúmeros itens são inspecionados na revisão, assim como substituídos os essenciais para a manutenção das condições de rodagem. Também são indicados outros itens, mas de desgaste natural, como pastilhas, discos e pneus, por exemplo.
Com ampla rede de concessionárias, a Toyota ainda oferece serviços rápidos, assim como pintura, funilaria e reparos elétricos. Tendo uma oficina moderna e profissionais altamente treinados, a rede promete bom atendimento.
Revisão | 10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total |
1.3 | R$ 267,19 | R$ 531,00 | R$ 429,00 | R$ 810,00 | R$ 429,00 | R$ 765,00 | R$ 3.231,19 |
1.5 | R$ 267,19 | R$ 531,00 | R$ 429,00 | R$ 810,00 | R$ 429,00 | R$ 765,00 | R$ 3.231,19 |
Ficha técnica
O Etios 2019 é um carro subcompacto em carroceria hatchback com estrutura em aço estampado, tendo recebido boa pontuação no Latin NCAP, mas não ao nível dos competidores mais fortes.
Com 4 estrelas, o compacto da Toyota ficou devendo maior segurança, mas não está ruim. Sua suspensão é McPherson na frente, tendo barra estabilizadora atrás do eixo, como no Honda Fit de primeira geração.
Atrás, o eixo é de torção, simples e robusto. O Etios tem um tanque de 45 litros, suficiente para suas pretensões. Seu entre-eixos é menor que o do Etios Sedan, tendo 2,460 m contra 2,550 m do sedã.
Baixo e largo, o Toyota Etios é um projeto que antecipou para o mercado brasileiro o Yaris atual, que deve ser substituído por uma nova geração para mercados emergentes, construída sobre a plataforma TNGA (GA-B).
Motor | 1.3 | 1.5 |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1329 | 1476 |
Válvulas | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 13:1 | 13:1 |
Injeção eletrônica | Indireta Flex | Indireta Flex |
Potência máxima | 88/98 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol) | 102/107 a 5.600 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 12,5/13,1 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol) | 14,3/14,7 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 6 marchas ou automática de 4 marchas | Manual de 6 marchas ou automática de 4 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Aço, aro 14 polegadas | Aço ou Liga leve, aro 15 polegadas |
Pneus | 175/65 R14 | 185/60 R15 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 3.777 | 3.777 |
Largura (mm) | 1.695 | 1.695 |
Altura (mm) | 1.510 | 1.510 |
Entre eixos (mm) | 2.460 | 2.460 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 270 | 270 |
Tanque de combustível (L) | 45 | 45 |
Carga (Kg) | 400 | 400 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 945 (MT), 965 (AT) | 1.003 (MT), 1.008 (AT) |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,33 | 0,33 |
Etios 2019 – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário