quarta-feira, 8 de julho de 2020

Suzuki Jimny perde espaço na Europa por conta da legislação ambiental

Suzuki Jimny perde espaço na Europa por conta da legislação ambiental

As novas regras de emissão de CO2 na Europa estão colocando alguns produtos fora do catálogo e o Suzuki Jimny é um deles. Com média de 95 g/km, as marcas deverão ficar neste limite se não quiserem pagar multas milionárias.

No caso da Suzuki, isso significará mais carros de passeio e utilitários esportivos hibridizados para ficar dentro do limite. A marca japonesa até lançou mão do Toyota RAV4 como Suzuki Across para cumprir essa meta.

Contudo, mesmo assim, alguns produtos não se encaixam nos limites, como o Suzuki Jimny, que ficará de fora de alguns mercados do continente por não atender os requisitos europeus.

Suzuki Jimny perde espaço na Europa por conta da legislação ambiental

O problema do pequenino jipe japonês é que seu conjunto mecânico tem emissão de CO2 muito acima da média. Usando o motor K15B, que é o mesmo 1.5 usado no Jimny Sierra brasileiro, ele envia à atmosfera 154 g/km com câmbio manual. Se for automático, isso vai para 170 g/km.

Mesmo com iniciativas como híbrido leve para modelos como Ignis e Swift, a Suzuki não tem como fechar a conta para encaixar o Jimny no grupo.

Suzuki Jimny perde espaço na Europa por conta da legislação ambiental

Os utilitários esportivos Vitara e S-Cross, assim como o Swift Sport, tiveram que adotar o sistema de 48 volts para um MHEV mais sofisticado, a fim de baixarem as médias.

A Suzuki diz que a economia de combustível chega a 15% e a redução na emissão alcança 25%, sendo satisfatória nesse caso. O Across utiliza a versão plug-in hybrid do RAV4 para reduzir enormemente a emissão e ajudar o portfólio da marca.

Suzuki Jimny perde espaço na Europa por conta da legislação ambiental

Já o Suzuki Jimny, infelizmente, não possui qualquer versão eletrificada, nem mesmo no Japão, onde no máximo usa um motor de três cilindros 0.66 com turbocompressor em sua versão kei car.

A única saída técnica para o Jimny seria o uso de um sistema micro híbrido de 12V ou 48V. Como isso não parece estar nos planos da Suzuki (deveria…), a saída será enquadrá-lo como um comercial leve categoria N1 na Europa, ficando assim livre do limite.

[Fonte: Autocar Índia]

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