sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Tcheca Tatra deverá produzir caminhões no Paraná

Tcheca Tatra deverá produzir caminhões no Paraná

A montadora Tatra, da República Tcheca, deverá abrir uma linha de produção de caminhões em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná.

A intenção da empresa foi anunciada pelo governo do estado e prevê investimento de R$ 102 milhões até 2026 na fábrica, que deverá empregar 300 empregados de forma direta.

Esta instalação será servida por um maquinário incorporado da DAF, marca holandesa que pertence à americana Paccar. Esta, por sua vez, possui uma parceria técnica com o grupo GSG Aerospace, que controla a Tatra.

Tcheca Tatra deverá produzir caminhões no Paraná

Com processo CKD, os caminhões da Tatra serão bem focados no segmento de mineração e florestal, mas a empresa quer também entrar no mercado de defesa e militar.

Estes modelos da Tatra possuem tração 6×6 ou 8×8, sendo assim aptos a trabalhar em condições bem ruins no fora de estrada. A meta da marca tcheca é produzir 225 caminhões por ano em 2022 e subir até 800/ano em 2025.

A Tatra enxerga uma oportunidade no negócio, indicando que esse tipo de veículo não é produzido atualmente no país. A empresa deve aderir ao programa de incentivos fiscais do governo paranaense.

Tcheca Tatra deverá produzir caminhões no Paraná

Fundada em 1850, a Tatra é uma das montadoras mais antigas do mundo e tem seu nome em homenagem às Montanhas Trata, no que era a antiga Tchecoslováquia.

A companhia começou produzindo carruagens, passando para vagões ferroviários até iniciar com os primeiros automóveis ainda no século 19. Até os anos 30, a Tatra produziu carros de luxo e chegou a fazer um V12 refrigerado a ar.

Foi nessa época que a Tatra teria influenciado tanto Hitler quanto Porsche por causa de seu design incomum, que acabou inspirando a criação do Kdf-Wagen, que conhecemos hoje como Volkswagen Fusca.

Tcheca Tatra deverá produzir caminhões no Paraná

Farto é que a Tatra chegou a processar a VW por conta de direitos de propriedade, cancelados na invasão alemã da Tchecoslováquia, mas retomados após a Segunda Guerra, tendo a Volkswagen desembolsado 1 milhão de marcos alemães de forma extrajudicial.

Nos anos seguintes, a Tatra produziu carros como o modelo 613 e o 700, ambos com um V8 3.5 refrigerador ar, montado na traseira. Seu design incomum e sua mecânica única duraram até 1999.

[Fonte: Automotive Business]

© Noticias Automotivas. A notícia Tcheca Tatra deverá produzir caminhões no Paraná é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Tcheca Tatra deverá produzir caminhões no Paraná publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário