A Volkswagen e o Sindmetau, sindicato dos metalúrgicos de Taubaté, no Vale do Paraíba, fecharam um acordo trabalhista que garantirá a produção de um novo modelo na planta paulista, de acordo com o site UOL. Pelo acordado entre as partes, a montadora se compromete a produzir um utilitário esportivo de porte menor que o T-Cross, lançado nesta semana.
O acordo foi aceito por duas assembleias dos 3.100 funcionários da VW na fábrica do Vale, retorno da data-base, aumento do auxílio-creche, renovação cláusulas da convenção coletiva, valores e reajustes definidos para a PLR e manutenção dos empregos até agosto de 2022, com possibilidade de extensão por mais 2 anos.
Comemorado pelo sindicato de Taubaté, um dia após a Ford anunciar o fechamento da fábrica de Taboão, em São Bernardo do Campo, o acordo com a Volkswagen garante não só o novo SUV pequeno, mas também duas versões do Polo, sendo uma inédita, complementando assim a produção da Anchieta.
Como seria esse SUV pequeno, menor que o T-Cross, feito em Taubaté? Não é segredo que a VW prepara um irmão menor do crossover lançado esta semana, sendo um produto feito sobre a plataforma MQB A0, em entre eixos compartilhado com o Polo, ou seja, 2,56 m.
Com essa plataforma modular, Taubaté passa a equiparar-se às plantas do ABC e do Paraná. O produto deve chegar ao mercado no próximo ano, mais provavelmente no segundo semestre, já que os carros de teste ainda não saíram em campo. Esperado, ele deve ter um visual mais focado no segmento de SUV do que simplesmente um “Polo Cross”.
Então, vem uma questão importante: E a Anchieta? Em abril de 2018, o sindicato dos trabalhadores do ABC teria fechado um acordo trabalhista com a VW, garantindo a produção de um veículo compacto que seria um utilitário esportivo, compartilhando a base com o Polo. O produto foi descrito como de grande volume pela entidade.
Na Anchieta também
Estaria a Volkswagen preparando duas linhas para o novo produto? Nesses dois casos, parece que sim, já que não se espera, pelo menos imediatamente, algo como o Taigun, que era um SUV subcompacto, apresentado há alguns anos no Brasil como conceito. O novo carro deve ter por volta de 4 m para sustentar o mesmo entre eixos do Polo.
Isso significa que o SUV pequeno da VW realmente terá um grande volume, como dito pelo sindicato do ABC. Em Taubaté, há mais um detalhe. O sindicato ainda garantiu com a empresa que, eventuais sucessores de up!, Gol e Voyage, os modelos atuais feitos lá, terão prioridade de produção no Vale.
E mais, o trio citado não deve passar de 2021, segundo a entidade. A marca alemã, no entanto, já havia apontado (na Argentina) um sucessor para o Gol, chamado A00. Então, o Sindmetau pode ter garantido um terceiro modelo para a região.
© Noticias Automotivas. A notícia VW fecha acordo sindical e fará SUV menor que o T-Cross em Taubaté é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
VW fecha acordo sindical e fará SUV menor que o T-Cross em Taubaté publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário