quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Citroën Ami One Concept é elétrico e dispensa licença para dirigir

Citroën Ami One Concept é elétrico e dispensa licença para dirigir

A Citroën está focando seus esforços na mobilidade urbana no mercado europeu. No Salão de Genebra, a marca parisiense está revelando seu conceito Ami One, que é um pequeno veículo elétrico e de baixa velocidade. O produto será importante para deslocamentos dentro da cidade, ainda mais com emissão zero e dimensões que facilitam seu estacionamento em quase qualquer lugar.

Com 2,5 m de comprimento, 1,5 m de altura e 1,5 m de largura, o Citroën Ami One Concept pesa somente 425 kg e tem propulsão puramente elétrica, mas com velocidade limitada a 45 km/h. Isso permite que pessoas sem habilitação possa guia-lo em muitos lugares do mundo, onde legislações locais não exigem uma carteira de motorista padrão.

Citroën Ami One Concept é elétrico e dispensa licença para dirigir

Aqui no Brasil, porém, existe a ACC – Autorização para Condução de Ciclomotores – que não é exatamente o caso desse conceito, embora sua velocidade esteja dentro das limitações impostas pela lei. De qualquer forma, o Citroën Ami One Concept é um equivalente ao Renault Twizy, que já circula no país em acordos da marca francesa com empresas e órgãos públicos, incluindo montagem na Itaipu Binacional.

Citroën Ami One Concept é elétrico e dispensa licença para dirigir

No caso do Citroën Ami One Concept, as baterias de lítio dão autonomia de 100 km e tempo de recarga completa de 2 horas. O pequenino francês tem ainda um alerta sonoro de aproximação, que se tornou lei na União Europeia para carros elétricos. Pensado para ser compartilhado, o veículo tem espaço para duas pessoas com assentos modulares e de aspecto mais simples.

Citroën Ami One Concept é elétrico e dispensa licença para dirigir

Para acessa-lo, o usuário utiliza um QR Code para desbloquear as portas e iniciar a viagem, que é exibida automaticamente numa tela digital de 5 polegadas. O Citroën Ami One Concept tem ainda HUD colorido e comandos de voz via Bluetooth. A navegação pedida pelo cliente será exibida na instrumentação e basta guia-lo até lá. Ainda não há possibilidade de condução autônoma, mas isso deverá ocorrer na próxima década, liberando completamente um usuário que não sabe dirigir.

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