terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Física Social: como boas ideias são disseminadas – Lições de uma nova Ciência

Alex Pentland, no livro “Física Social: como boas ideias são disseminadas – as lições de uma nova ciência” (“Social Physics: How Good Ideas Spread -The Lessons from a New Science”. New York: The Penguin Press; 2014), pergunta: de onde vêm as novas ideias? Como eles são colocados em ação? Como podemos criar estruturas sociais cooperativas, produtivas e criativas? Essas são, talvez, as questões mais críticas para qualquer sociedade, e são especialmente importantes no momento, devido à competição global, aos desafios ambientais e ao fracasso dos governos em agir.

Nos últimos séculos, vimos a cultura ocidental prosperar, em grande parte por causa dos paradigmas herdados de pensadores do Iluminismo, como Adam Smith e John Locke. Suas estruturas intelectuais ofereciam respostas para essas questões críticas.

A partir dessa base, criamos uma sociedade pluralista na qual tanto a distribuição de bens quanto as políticas de governo eram determinadas pela concorrência e pela barganha. Nossa sociedade civil aberta superou mais as sociedades centralizadas de cima para baixo. Agora, mercados livres e eleições políticas estão sendo experimentados em quase todos os países do mundo.

Nos últimos anos, no entanto, nossas vidas foram transformadas por redes capazes de combinar pessoas e computadores, permitindo uma participação muito maior e mudanças muito mais rápidas. À medida que a Internet torna nossas vidas cada vez mais conectadas, os eventos parecem se mover cada vez mais rápidos. Estamos nos afogando em informações, tanto a ponto de não sabermos em quais itens prestar atenção e quais ignorar.

Como resultado, nosso mundo às vezes parece estar à beira de ficar fora de controle, com posts nas mídias sociais como o Twitter causando colisões no mercado de ações e derrubando governos. Assim, mesmo quando o uso de redes digitais já tenha convertido o funcionamento de nossa economia, negócios, governo e política, ainda não entendemos completamente a essência fundamental dessas novas redes de relacionamento humanos via máquina digital. De repente, nossa sociedade se tornou uma combinação de humanos e tecnologia com poderes e fraquezas diferentes de todos os já vividos antes.

Infelizmente, não sabemos o que fazer sobre isso. Nossas formas de entender e administrar o mundo foram forjadas em um momento mais instável e menos conectado. Nossa concepção atual da sociedade nasceu no final do século XVIII, durante o Iluminismo, e se cristalizou em sua forma atual durante a primeira metade do século XX.

As coisas mudaram mais devagar naquela época. Geralmente, era apenas um pequeno grupo de comerciantes, políticos ou famílias ricas capazes de realmente mover as coisas. Portanto, quando pensamos sobre como administrar nossa sociedade, falamos de “mercados” e “classes políticas”, são abstrações cujos eventos movem lentamente. Então, como todos têm praticamente a mesma informação, atualmente, assim as pessoas têm tempo para agir racionalmente.

No mundo hiperconectado da velocidade da luz de hoje, essas suposições estão sendo ultrapassadas. Hoje, multidões virtuais podem se formar em minutos e geralmente consistem em milhões de pessoas de todo o mundo – e a cada novo dia pode ser um conjunto diferente de milhões de pessoas contribuindo e comentando. Não estamos mais na era das trocas financeiras com pregões físicos e convenções políticas com quartos cheios de fumaça, onde pequenos grupos de pessoas pechincham até chegarem a acordos mutuamente aceitáveis.

Para entender nosso novo mundo, devemos estender ideias econômicas e políticas familiares para incluir os efeitos desses milhões de pessoas aprendendo umas com as outras e influenciando as opiniões de cada um. Não podemos mais pensar em nós mesmos como únicos indivíduos capazes de alcançar decisões cuidadosamente consideradas; devemos incluir os efeitos sociais dinâmicos e influentes em nossas decisões individuais, além de impulsionar as bolhas econômicas, as revoluções políticas e a economia da Internet.

O próprio Adam Smith entendeu o tecido social guiar a “mão invisível” do mercado e não apenas a competição. Em seu livro Theory of Moral Sentiments, ele argumentava ser da natureza humana trocar não apenas bens, mas também ideias, assistência e favores por simpatia. Além disso, ele achava essas trocas sociais guias do capitalismo a criar soluções para o bem do mundo e da comunidade.

Smith, porém, vivia em uma época quando quase todos os moradores burgueses de uma cidade se conheciam e eram constrangidos pela pressão social a serem bons cidadãos. Sem as obrigações proporcionadas por fortes laços sociais, o capitalismo muitas vezes se torna voraz e a política se torna venenosa. Em nosso novo mundo hiperconectado, a maioria dos laços é fraca e, muitas vezes, a mão invisível não funciona mais.

O objetivo deste livro é desenvolver uma física social de modo ela ampliar o pensamento econômico e político, incluindo não apenas forças competitivas, mas também trocas de ideias, informações, pressão social e status social, a fim de explicar melhor o comportamento humano. Para conseguir isso, teremos de explicar não apenas como as interações sociais afetam as metas e decisões individuais, mas, mais importante, como esses efeitos sociais produzem a mão invisível de outra maneira misteriosa de Adam Smith. Apenas quando entendermos como as interações sociais funcionam junto com a força competitiva poderemos esperar assegurar estabilidade e justiça em nossa sociedade hiperconectada em rede.

Física Social: como boas ideias são disseminadas – Lições de uma nova Ciência publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário