Prossigo com o resumo das principais ideias do livro de autoria de Rachel Polito e Reinaldo Polito: “29 minutos para falar bem em público” (Rio de Janeiro: Sextante, 2015).
COMO EXPOR PARA APROVAR UMA PROPOSTA
- Grupos são diferentes
- Conheça os ouvintes / público-alvo
- Teste a reação da plateia
- Estabeleça a profundidade do tema
- Não confunda o tipo de resistência do grupo ao assunto com à sua pessoa
- Concorde com os pontos em comum
- Demonstre seu conhecimento
- Tranquilize os ouvintes
- Trabalhe previamente nos bastidores
- Leve o melhor possível
- Antes de apresentar uma proposta, converse pessoalmente “nos bastidores” com os envolvidos na avaliação dela. Assim, será mais fácil afastar as possíveis resistências.
- Os ouvintes apresentam características peculiares. Procure descobrir a faixa etária, o nível intelectual e o conhecimento possuído sobre o assunto. Dessa forma, será mais simples adequar a mensagem ao interesse e às características das pessoas.
- Avalie se há resistência dos ouvintes. Se ela for em relação a você, mostre conhecimento e autoridade. Se for relacionada ao assunto, inicie tocando nos pontos com os quais o público concorda. Se o problema for o ambiente, prometa ser breve na exposição.
- Não use um argumento polêmico para apoiar outro argumento polêmico.
COMO ENFRENTAR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
- Como os primeiros momentos da apresentação são os mais difíceis, saiba o que dizer no início.
- Leve um roteiro escrito como apoio. Mesmo se não forem utilizadas, as anotações deixarão você mais seguro.
- Para o tremor das mãos não ser percebido pelos ouvintes, imprima seu discurso em uma folha mais encorpada. E pegue um copo d’água com duas mãos.
- Não tenha pressa para começar. Inicie falando devagar e com volume de voz mais baixo até se sentir mais confiante.
- Se estiver muito nervoso, no princípio apoie as mãos na mesa ou no encosto da cadeira.
- Converse com colegas de trabalho ou amigos sobre o pretendido apresentar.
- Prepare-se durante o máximo de tempo possível.
COMO EVITAR TRÊS DEFEITOS NA COMUNICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
- Falta de ordenação lógica do raciocínio
- Medo de falar em público
- Descontrole da expressão corporal
- Comece, imediatamente, a combater o medo de falar em público. Ele pode ser vencido. Para enfrentá-lo, conheça o assunto com profundidade e organize bem o raciocínio, com começo, meio e fim.
- Pratique bastante para ter experiência no uso da palavra em público – aproveite todas as oportunidades para falar nas reuniões da empresa, em sala de aula, fazendo perguntas nas palestras onde você participa como ouvinte.
- Aprenda a identificar seus aspectos positivos de comunicação, descobrindo o que sabe fazer bem e quais são seus pontos fortes.
- Aprenda a dominar o corpo diante da plateia, mantendo a postura e a gesticulação, como você já faz no dia a dia.
COMO EVITAR GESTOS ERRADOS AO FALAR
- Evite a falta e o excesso de gesticulação. Entre essas duas atitudes desaconselháveis, prefira a falta ao excesso.
- Alguns gestos considerados desaconselháveis podem ser usados em certas circunstâncias.
- De maneira geral, evite falar com as mãos nos bolsos, com os braços nas costas ou cruzados na frente do corpo. Evite também fazer gestos abaixo da linha da cintura ou acima da cabeça.
- Procure não deixar as pernas muito abertas, para não tirar a elegância, ou fechadas demais, para não comprometer o equilíbrio.
- Cuidado para não se apresentar com a cabeça baixa, para não demonstrar excesso de humildade. E também não deixe a cabeça muito levantada, olhando por cima dos ouvintes, para não passar ideia de arrogância.
- Com objetivos definidos, você pode se movimentar diante dos ouvintes.
COMO RAPIDAMENTE APRENDER FALAR BEM
- Faça gestos correspondentes ao ritmo e à cadência da fala.
- Olhe para todos os lados da plateia, com moderação. Agindo assim, você observará a reação dos ouvintes e fará eles se sentirem incluídos no ambiente. E quebrará a rigidez da postura, por causa dos movimentos do seu tronco.
- Procure falar em público com as mesmas palavras usadas no dia a dia. Aprimore o vocabulário lendo e anotando as palavras não conhecidas ou de cujo significado tem dúvidas.
- Alterne o volume da voz e a velocidade da fala. Esse ritmo tornará sua comunicação mais agradável.
- A maioria das pessoas não gosta de ouvir a própria voz gravada. Se for o seu caso, não se preocupe. Com o tempo, perceberá: só ouvimos a voz gravada de uma forma diferente porque ela chega até nós pela vibração do ar e, quando falamos, a ouvimos pela ressonância óssea, produzida dentro da nossa cabeça.
PARA INTERAGIR COM OS OUVINTES
- Faça perguntas para interagir com os ouvintes. Se o assunto permitir e a circunstância for favorável, as perguntas serão um ótimo recurso de interação.
- Não faça perguntas apenas para demonstrar saber mais em relação aos ouvintes. Essa atitude passa uma imagem antipática, não credita autoridade e cria resistências no público.
- Procure sempre valorizar a resposta dos ouvintes. Você não vai elogiar uma resposta descabida, mas pode aproveitá-la em sua explicação.
- Ao valorizar uma resposta, você motivará outras pessoas a participar. Elas percebem os ouvintes serem respeitados e se sentem mais à vontade para interagir.
- Se o objetivo for motivar a participação da plateia, quanto mais simples a pergunta, melhor.
COMO NÃO REPETIR O JÁ DITO POR OUTROS PALESTRANTES
- Se o palestrante anterior “roubou” suas ideias, aproveite e faça comentários sobre o dito por ele. Dessa forma, você fará sua apresentação como se estivesse aproveitando circunstâncias nascidas no próprio ambiente.
- Se o palestrante antecipar as regras imaginadas por você sugerir, fale como elas poderiam ser quebradas. Analise bem todas as regras pretendidas utilizar por você e estude quais poderiam ser desconsideradas em determinadas circunstâncias. Este é um recurso com bons resultados.
- Tenha sempre algumas histórias de reserva. Se precisar alterar sua apresentação, esses casos extras serão muito úteis.
- Não entre no horário dos outros palestrantes. Termine no tempo determinado. Para isso, planeje sua apresentação com diferentes durações.
- Saiba, antes de iniciar, quais as etapas possíveis de ser eliminadas ou reduzidas.
29 Minutos Para Falar Bem Em Público – Parte III publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário