Apresentação do Professor Wilson Cano no site: https://www.wilsoncano.com.br/
Poderia parecer estranho que, doze anos após me aposentar, e mais recentemente, depois de ter passado por “pesada” cirurgia no pâncreas e por um enfarte, tenha decidido fazer um site pessoal. Não foram essas, contudo, as principais razões de minha decisão.
O principal motivo que me levou a isto é a quase escuridão em que estamos vivendo nestas últimas quatro décadas neste país. Entendamos bem: não se trata de instalar e ligar poderosos holofotes para que as coisas fiquem mais claras! Para isso, precisaríamos de uma enorme quantidade deles, coisa aliás, rara, nos dias atuais.
O que estou aqui tentando fazer, contudo, é acender mais uma “lamparina” nessas trevas! É, modestamente, contribuir com maior acesso ao conhecimento de nossa economia nacional, de seu subdesenvolvimento, da explosiva e má formação de suas economias urbana e regional e dos crassos erros cometidos em suas políticas púbicas, fatos que hoje têm sido pouco e mal debatidos no país, notadamente na universidade, no sindicato e na mídia.
Outra, bem mais simples e prática, é poder dar acesso gratuito ao acervo que estou incluindo neste site, os principais resultados que obtive ao longo dos últimos 60 anos, com as várias pesquisas que fiz, leituras, reflexões, viagens, aulas, conferências, simpósios, entrevistas e escritos.
A disponibilização desse acervo também procura atender, em parte, a pedidos – muitas vezes impedidos de satisfazer: cópias de textos de acesso mais difícil, da curta vida de algumas revistas e de editoras de economia, dificultando o trabalho de estudantes e de pesquisadores. Creio também a bibliografia contida nos textos deste acervo constitui um bom auxílio e estímulo a jovens pesquisadores que estão estudando alguma das temáticas ali contempladas.
O acervo de livros é de fácil acesso dada a quantidade deles, e apenas um dos que escrevi (Introdução à Economia, hoje em 3ª. Ed.), ainda está dependendo de contrato editorial e por isso não pode ser disponibilizado no momento.
O acervo de artigos tem um índice em ordem alfabética, e outro cronológica. Em ambos constará, antes do título de cada texto, as iniciais das temáticas principais tratadas em cada texto:
- Economia Brasileira (EB)
- Economia Internacional (EI)
- Economia Latinoamericana (EL)
- Diversas (D)
- Economia Regional (R)
- Urbanização (U)
- Teoria e/ou Economia Política (T)
Um pequeno número deles conterá a sigla TNP (textos não publicados).
Esse acervo totaliza, neste momento, 116 textos que julguei mais importantes e há cerca de 10 outros que ainda não consegui recuperar. Excluí dezenas de outros, por seu reduzido tamanho ou menor relevância. À medida que eu produzir novos textos, os incorporarei a este acervo.
Deste site também fará parte o programa completo com Notas de Aula (cerca de 100 p.) da disciplina Desenvolvimento Econômico ministrada pelo autor no doutorado do IE da Unicamp, tão logo eu corrija a versão de 2017.
Do conteúdo total do acervo, parte ainda está sendo catalogada e selecionada, e será inserida brevemente, o mesmo ocorrendo com alguns títulos com direitos autorais ainda não liberados. Esse material constitui centenas de Conferências, Seminários, Entrevistas, Prefácios, e Aulas Magnas, algumas em texto e outras em vídeo.
Ao incluir neste site a possibilidade de um diálogo com o leitor ou consulente, pretendo, com isso, colaborar para que tenhamos também, mais um dos hoje raros canais para debater democraticamente a complexa crise que nos envolve. Colaborar, sempre que possível, denunciando as muitas mentiras e engodos com que a maioria dos “ilustrados” tenta, “da Colônia à República” nos enganar.
O espaço do diálogo terá um título acima, sobre a Palavra do Autor (contendo opiniões, respostas, sugestões e novas informações), e outro, abaixo, Palavra do Usuário (para indagações, comentários e sugestões).
Créditos:
Foto de fundo: Gustavo Albano (Bancos de areia formam praias no Lago Verde dos Muiraquitãs em Alter do Chão) em http://www.guiaviajarmelhor.com.br/17-fotos-de-alter-do-chao-para-se-apaixonar-de-vez-pela-amazonia/
Foto Wilson Cano: Olga Vlahou, Revista Carta Capital (11 de julho de 2008)
Criação do site: Mônica Padua e Wilson Cano
Site do meu orientador na Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado: Wilson Cano publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário