O Peugeot 2008 2020 decidiu se atualizar e esperar pela próxima geração, que deve chegar por aqui nos próximos três anos.
Para fazer a diferença, a marca francesa optou por “padronizar” os preços e acrescentar o câmbio automático no 1.6 THP.
Como este ainda não está na frota da PSA, a saída foi avaliar a versão Griffe 1.6 EAT, que também traz novidades, embora não mecânicas.
Custando R$ 89.990, esta é a segunda opção mais cara do 2008 2020, ostentando o motor EC5M de até 118 cavalos, acrescido do obrigatório câmbio de seis marchas.
A proposta é equilibrada, embora o preço ainda seja indesejável.
De qualquer forma, as mudanças foram bem-vindas e o mercado poderá aproveitar a oportunidade de ter esse interessante SUV por mais algum tempo.
Por fora…
Por fora, o Peugeot 2008 2020 ganhou um nariz mais alto e acentuado, onde a grade preta com o nome da marca em baixo-relevo, destaca o leão cromado.
Os faróis chanfrados continuam sendo a marca do Peugeot 2008.
Eles são dotados de luzes diurnas em LED, causando bom impacto visual, especialmente à noite.
Desses faróis, nascem vincos bem acentuados que cortam a parte inferior do para-choque e foram inspirados nos dentes do felino.
Semelhantes às do Peugeot 3008, as molduras pretas laterais reforçam a proposta do carro.
Nelas, faróis de neblina circulares completam o conjunto ótico. A grade inferior foi redesenhada, ficando mais retangular.
Nas laterais, saias de rodas protegidas e retrovisores em preto brilhante com repetidores de direção.
A mesma cor também é vista nas barras longitudinais no teto.
Na traseira, as lanternas em LED formam um “C” nas laterais e mantêm-se bem elevadas. O protetor preto e proeminente completa o conjunto.
O Peugeot 2008 Griffe 2020 preserva o teto panorâmico, um dos diferenciais do produto.
Novas, as rodas de liga leve aro 16 polegadas ficaram bem mais bonitas. O teto alto atrás é criativo.
Por dentro…
No interior, o Peugeot 2008 Griffe 2020 continua com o bom acabamento dos bancos com mescla interessante de couro e tecido, sempre na cor marrom.
O painel em “tungstênio” se harmoniza com esse ambiente.
Confortáveis, os bancos só não garantem melhor acomodação para quem vai atrás por causa do espaço reduzido.
Diferente da nova geração, o 2008 nacional não cresceu e os 2,542 m de entre eixos são sentidos facilmente.
O vidro panorâmico no teto ajuda a diluir essa característica com uma bela distração com o exterior.
O i-Cockpit continua sendo uma das mais geniais criações da marca.
O volante Sportdrive é pequeno e levíssimo, lembra um kart. Já o cluster largo e vistoso, no alto, parece de um carro esportivo.
No 2008, assim como no 208 e na dupla de SUVs mais caros, você olha por cima da direção. Esta, por sinal, abusa do cromado na base, sendo muito bem-sucedida nisso.
A multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play tem uma boa tela, mas o conector USB poderia ficar mais abaixo.
Pelo menos não atrapalha a visão do display.
O ar condicionado dual zone é um padrão da Peugeot que gostaríamos de ver em mais carros por aí…
Já o seletor de marchas do EAT6 é bem pequeno, mas devidamente cromado. O freio de mão como um manete, é uma excentricidade do 2008.
A persiana do teto é elétrica, acionada ali perto. Sim, em sol forte, deixa parte do brilho passar, como reclamam alguns donos.
Falta luz interna em LED, de leitura e para quem vai atrás. Um pecado num carro com essa proposta. Os para-sóis também mandam lembranças…
O porta-luvas é gigante, enquanto o porta-malas agora tem 402 litros com estepe fino, mas não é perceptível a alteração.
O banco inteiriço é outra falha que não ajuda a ampliar o bagageiro.
Por ruas e estradas…
Sem um Puretech 1.2 Turbo, qualquer intenção com o EC5M realmente não empolga. De qualquer forma, o propulsor “VTi” do Peugeot 2008 2020 recebeu melhorias.
Em tempos de downsizing, que traz o melhor de dois mundos, o SUV poderia ter embarcado nessa. Isso deve ficar para a próxima geração.
Então, na realidade local, o EC5M cumpre o básico em desempenho. Para o dia a dia das grandes cidades, ele é até aceitável.
Seus 115 cavalos com gasolina e 118 cavalos obtidos no etanol, aparecem com 5.750 rpm. Normal.
Entretanto, o torque unificado de 16,1 kgfm aparece todo há 4.750 rpm no etanol, o que é bem alto. Na gasolina, surge aos 4.000 rpm.
Isso significa que o motor será mais exigido em subidas, ultrapassagens, saídas rápidas e retomadas.
Com relações de marcha focadas no conforto e no consumo, o crossover tende a ser modesto em performance, embora agradável dentro da cidade.
As mudanças de marcha são suaves e as reduções, pontuais.
As duas marchas a mais em relação ao antigo, pouparam o motor (e o bolso do proprietário).
Por ter força apenas lá em cima, o giro se eleva demais para coisas do cotidiano, irritando com o ronco alto do propulsor.
Acima de 3.000 rpm, já há com o que se incomodar.
Nas situações citadas acima, ele passa facilmente de 4.000 rpm, mas não corresponde na resposta.
Moderadamente, o 2008 1.6 EAT cumpre sua missão, trocando por volta dos 2.000 rpm e obtendo ganhos importantes em consumo.
Para se explorar o conjunto e ter algum desempenho melhor, as marchas operadas manualmente até ajudam.
No modo Sport, mais giro alto e algum ganho também, mas nada especial.
Interessante é que, operando o controle de cruzeiro (com limitador), os modos Eco e Sport são desligados.
Quando se desativa o piloto automático, eles retornam à operação.
O modo Eco corta muito do pouco que já tem, mas funciona ao poupar combustível.
Confortável ao guiar, o Peugeot 2008 Griffe 1.6 EAT6 2020 fez bons 11,5 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.
Pelas características apresentadas, está muito bom.
Rodando a 110 km/h, o utilitário esportivo mantém 2.600 rpm, o que ajuda muito no conforto e na frugalidade.
Na estrada, ele se comporta bem, apesar da falta de força quando se exige mais desempenho. É por isso que existe o 1.6 THP por mais R$ 10.000…
Com direção ultraleve, mas bem ajustada em velocidade, o 2008 agrada ao volante.
A suspensão tem ajuste para o conforto e isso ajuda na hora de passar por caminhos ruins…
Em curvas mais acentuadas, existe inclinação mais acentuada do conjunto, mas nada que desabone o carro.
No entanto, o curso da suspensão não é tão longo, então, alguns buracos e depressões (como lombadas apagadas, por exemplo) criam um efeito indesejado.
Os pneus largos (205/60) ajudam no conforto e na estabilidade. A boa visibilidade, especialmente à noite, é outro ponto positivo.
Os freios são pontuais e cumprem sua missão.
Por você…
O Peugeot 2008 2020 é uma atualização lógica de um produto que demorou algum tempo a chegar por aqui.
Tem um bom acabamento, mesmo que simplificado para o Brasil, mas falha em detalhes como as luzes, por exemplo.
O fechar de portas também não agrada, é seco e alto.
O bagageiro é apenas mediano, mas suficiente. Já o espaço interno fica devendo atrás.
Ainda assim, traz um cluster elevado que agrada, bem como volante gostoso de manusear. O teto panorâmico continua sendo uma das coisas mais legais nele, mesmo não abrindo.
O pacote de equipamentos de conforto e segurança é bom.
Como havia mimos demais no passado da Peugeot, sente-se falta de coisas como retrovisores com rebatimento elétrico, por exemplo.
É atraente por fora e corresponde ao mesmo por dentro.
O preço está na média do mercado, mas para quem paga R$ 90 mil, pagar R$ 100 mil pode trazer mais benefícios no 1.6 THP.
Com diferença de R$ 10 mil, melhor ir logo à opção desejável.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Peugeot 2008 Griffe 1.6 EAT6 2020
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, flex
Cilindrada – 1.587 cm³
Potência – 115/118 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 16,1 kgfm a 4.000/4.750 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Automática de 6 marchas com mudanças manuais
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 12,4 segundos (etanol)
Velocidade máxima – 186 km/h (etanol)
Rotação a 110 km/h – 2.600 rpm
Consumo urbano – 14,3 km/litro
Consumo rodoviário – 11,5 km/litro
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 205/60 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.159 mm
Largura – 1.739 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.583 mm
Entre eixos – 2.542 mm
Peso em ordem de marcha – 1.248 kg
Tanque – 55 litros
Porta-malas – 402 litros
Preço: R$ 89.990 (versão avaliada)
Peugeot 2008 Griffe 1.6 EAT6 2020 – Galeria de fotos
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