quinta-feira, 25 de julho de 2019

Nissan vai cortar 12.500 empregos e reduzir portfólio em todo mundo

Nissan vai cortar 12.500 empregos e reduzir portfólio em todo mundo

A Nissan vai iniciar um duro processo de reestruturação, nada próximo do que fez quando Carlos Ghosn assumiu a montadora no começo dos anos 2000. Com queda de 94,5% no lucro líquido durante o segundo trimestre de 2019, a montadora japonesa vai cortar custos em diversos áreas para voltar a ser rentável.

Isso significará a eliminação de 12.500 empregos ao redor do mundo. No início de 2019, houve um corte de 4.800 funcionários após os lucros baixos completarem 10 anos seguidos. Agora, o novo corte representará 9% da força de trabalho da Nissan, que deverá reduzir sua produção global em 10%.

Sem dar detalhes de quais plantas e países serão afetados, a Nissan garante ainda que 10% do portfólio atual será eliminado até o final de 2022. O foco será concentrado em duas frentes. Uma com produtos globais e de grande volume. A outra será em produtos regionais, mas considerados estratégicos. Nisso podemos ter em mente que se trata de carros e SUVs compactos.

O corte de custos será necessário para se obter capital a fim de financiar projetos envolvendo a incorporação de novas tecnologias, em especial a assistência ao condutor ProPilot. A Nissan também quer aumentar a eletrificação dos produtos e entrar de vez no mercado de compartilhamento de veículos e novos negócios.

Nissan vai cortar 12.500 empregos e reduzir portfólio em todo mundo

Foram apontados diversos fatores que levaram a Nissan ao estado atual. Uma delas é a estagnação das vendas na Europa e EUA. Além disso, os mercados da Ásia apresentam queda. A guerra comercial centralizada no mercado americano também atrapalhou o desempenho da japonesa nos últimos anos.

O forte investimento na renovação dos SUVs, assim como na eletrificação e condução autônoma, fez com que a Nissan gastasse mais do que deveria para manter suas finanças em dia. No entanto, isto é um caminho sem volta, já que é o mercado de utilitários esportivos que sustenta as vendas do fabricante e os elétricos representam o futuro próximo. Ainda não se sabe se as operações da marca no Brasil e Argentina, terão algum impacto.

[Fonte: Autocar]

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Nissan vai cortar 12.500 empregos e reduzir portfólio em todo mundo é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Nissan vai cortar 12.500 empregos e reduzir portfólio em todo mundo publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário