quarta-feira, 24 de julho de 2019

Novo Toyota Rush tem potencial mundial e pode gerar próximo Yaris

Novo Toyota Rush tem potencial mundial e pode gerar próximo Yaris

O Novo Toyota Rush – nome que provavelmente se tornará comum daqui em diante – é cotado para ser o primeiro SUV compacto da marca japonesa para diversos mercados. Baseado no conceito DN-Trec da Daihatsu, o pequenino tem potencial para ir muito além do Mercosul e Sudeste Asiático.

Feito sobre a plataforma DNGA, uma variante simplificada e compacta da TNGA (GA-L na Lexus), o Novo Rush deverá ter uma proposta mais consistente que o SUV que sustenta esse nome atualmente, a terceira geração do famoso Daihatsu Terios, que foi vendido aqui nos anos 90 e que virou um utilitário maior (agora mais minivan) com versões de 5 e 7 lugares, mas com chassi.

Novo Toyota Rush tem potencial mundial e pode gerar próximo Yaris

O Novo Toyota Rush, como dizem os japoneses, deverá chegar ao mercado nipônico já em novembro, mas provavelmente nem seja feito no Japão, podendo ser importado da Tailândia, Filipinas ou Malásia, onde o custo de produção é menor. Por lá, o porte de 3,98 m do conceito de 2015 pode seguir livremente, afinal, o Hyundai Venue também vai pelo mesmo caminho.

Na Índia, a Toyota está seguindo um curso diferente com a Maruti Suzuki, com compartilhamento de produtos e o Novo Rush não parece ter espaço com os SUVs compactos da parceria indo-nipônica. Mas aqui no Brasil, a coisa é diferente. A marca não tem um utilitário compacto para brigar no segmento que mais cresce.

Novo Toyota Rush tem potencial mundial e pode gerar próximo Yaris

O projeto 740B será o futuro desse modelo por aqui, que provavelmente seguirá o T-Cross local, partindo para um tamanho maior que o equivalente japonês. Podemos assim esperar algo entre 4,20 m e 4,30 m com entre-eixos ampliado. Simpático, o SUVinho deverá ser feito em Sorocaba e certamente no lugar do Etios, evitando assim um novo aumento na capacidade local.

A plataforma até poderia ser a do Etios para poupar despesas, mas a DNGA pode fazer algo melhor, ser a base para o próximo Yaris. Mesmo sendo novo por aqui, esta geração é uma atualização na Tailândia e o compacto precisa evoluir para competir com os rivais na Ásia, cada vez mais fortes.

Novo Toyota Rush tem potencial mundial e pode gerar próximo Yaris

Com essa base DNGA, a Toyota pode dar á luz ao Novo Yaris em alguns anos, seguindo a trajetória do Rush a partir de 2021. Nisso, o uso de motores aspirados como o 1.5 Dual VVT-i dará lugar a um mais moderno de três cilindros 1.0 Turbo derivado do atual 1KR-FE aspirado, visto na Europa. 

Com apenas 110 cavalos e um torque na casa de 17 kgfm, além de CVT, seria suficiente para Rush e Yaris andarem com mais desenvoltura por aqui. Na Europa e EUA, o novo SUV compacto pode ainda servir-se da TNGA-B, que será a base do Yaris 2020 europeu.

Com DNGA (ou TNGA-B) em Sorocaba e TNGA do Corolla em Indaiatuba, a Toyota manteria simplificada sua gama com duas bases que compartilham componentes e peças, reduzindo ainda mais os custos de produção e desenvolvimento.

[Fonte: Autoblog/Best Car]

© Noticias Automotivas. A notícia Novo Toyota Rush tem potencial mundial e pode gerar próximo Yaris é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Novo Toyota Rush tem potencial mundial e pode gerar próximo Yaris publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário