terça-feira, 30 de julho de 2019

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

O Hyundai Genesis foi um sedã de luxo vendido pela marca sul-coreana em diversos mercados do mundo e chegou a ser emplacado também aqui no Brasil.

Inspirado nos luxuosos de marcas japonesas e americanas, o Hyundai Genesis foi pensado para atingir clientes ricos no mercado doméstico sul-coreano e, principalmente, nos EUA.

Teve somente duas gerações, sendo que a primeira o consagrou.

No entanto, a Hyundai insistia numa política que já havia dado errado com a Volkswagen. Considerada marca tradicional, aposta em atuar também num segmento de luxo.

Deu certo inicialmente, mas depois acabou sendo obrigada a separar seu portfólio, algo que jamais havia feito.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Isso fez com que o Hyundai Genesis nomeasse um nova marca, a Genesis. O sedã acabou virando um produto de si mesmo nesse processo.

Por aqui, o Hyundai Genesis chegou numa época em que a CAOA pensava que seria fácil converter a marca em produto de luxo, mas igualmente se enganou.

Durou pouco e hoje só pode ser encontrado no mercado de usados com preços começando na casa dos R$ 70 mil.

Feito para brigar com os alemães, o sedã nos EUA, o Hyundai Genesis gerou até um cupê com proposta mais individualista.

Hyundai Genesis

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

A Hyundai rapidamente cresceu nos primeiros anos da década de 2000. A ascensão do fabricante sul-coreano logo se fez nítida na decisão de entrar de cabeça num segmento mais premium.

A marca tinha a concepção de que sua bandeira era forte o suficiente para peitar os carros de luxo alemães sem a necessidade de uma submarca premium.

Assim, em 2007, mostrou no Salão de Nova Iorque, um conceito chamado Genesis e que tinha proposta de ser um carro verdadeiramente de luxo.

Ele rapidamente se converteu em um produto final no ano seguinte, sendo apresentado como “premium sports sedan”. O motivo era simples, o Equus seria o mais poderoso da gama.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

O Hyundai Genesis tinha a pretensão de bater (sutilmente) de frente com o BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E, além do Audi A6.

Então, diferente de modelos como o Azera, o Hyundai Genesis apostava na tração traseira como um dos fatores de compra do produto, que tinha também motor e câmbio em longitudinal.

Para convencer os ricos de que seu produto era confiável, a Hyundai divulgou que o Genesis tinha 14% a mais de rigidez que o Série 5 E60.

Também ganhou cinco estrelas no NHTSA.

Agressiva, a marca asiática adotou uma política resumida na seguinte declaração: “desempenho de um BMW Série 5 e a embalagem interior de um Série 7 ao preço de um Série 3”.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Ou seja, a Hyundai mirava mesmo na BMW para vender seu carro.

Com 4,975 m de comprimento, 1,890 m de largura, 1,480 m de altura e 2,935 m de entre eixos, o Hyundai Genesis era bem grande e espaçoso, do jeito que o americano gostava.

Seu porta-malas tinha 450 litros e outros 73 litros iam no tanque de combustível.

O projeto do Genesis, chamado internamente de BH, tinha uma boa distribuição de peso, chegando a 52% na frente e 48% atrás.

Dotado de faróis de xênon em projetor centralizado numa lente visualmente fluida, a frente do sedã tinha grade com frisos cromados que imitava suavemente asas.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Havia mais cromados nos para-choques, enquanto as lanternas traseiras eram bem grandes e cheias de LEDs individuais.

Com enormes rodas de aro 18 ou 19 polegadas, o Hyundai Genesis era bem comportado por fora, assim como os clientes gostavam.

A tampa do porta-malas era ressaltada e o protetor tinha duas saídas de escape.

Para não chamar atenção para seu logo de carro barato, a Hyundai adotou badge com asas que lembravam a Bentley.

No interior, a intenção foi impressionar.

No entanto, o habitáculo explorava um painel que lembrava o de uma minivan, enquanto o padrão de acabamento ficou meio clichê com cores de couro mais clara e detalhes escurecidos em contraste.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Parte do volante e o console tinham acabamento em madeira, mas a instrumentação analógica era simples demais.

Ainda assim, tinha multimídia com tela sensível ao toque e funcionalidades que incluíam a climatização com duas zonas de temperatura.

Nos EUA, havia o rádio-satélite SiriusXM e um navegador GPS. Câmera de ré e reprodutor de DVD faziam parte do pacote.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

O sistema de som tinha apenas 7 alto-falantes, mas havia opção da Lexicon com até 17 e mais potência sonora.

Os bancos eram em couro, sendo os dianteiros eletrificados em ajuste. O teto solar elétrico era de tamanho padrão.

O câmbio tinha seletor em escada e havia um botão de navegação do sistema de entretenimento também, a fim de atrair os clientes dos alemães.

Hyundai Genesis – motores em V

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Todo esse conjunto era impulsionado somente por motores em “V” de seis ou oito cilindros.

O Hyundai Genesis queria ir direto ao ponto com propulsores grandes e potentes.

Nisso, o menor motor era o Lambda V6 3.3 com injeção multiponto. Era o mesmo que equipava o Azera na época e tinha também 262 cavalos e 32,2 kgfm.

O Genesis utilizou ainda a versão com injeção direta de combustível (GDi) após 2011, ampliado a potência para 300 cavalos e o torque para 35,5 kgfm.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Como se pode ver, o torque em si era baixo para o tamanho do motor e proposta do sedã.

Então, havia o Lambda 3.8 V6 com 290 cavalos e 36,5 kgfm. Este foi o motor que chegou ao Brasil. Sua versão GDi tinha até 338 cavalos e 40,3 kgfm.

Porém, o Hyundai Genesis podia ir além disso e ainda havia duas opções maiores.

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Os motores V8 Tau tinham 4.6 litros e 366 cavalos com 44,8 kgfm na versão MPi, enquanto a GDi (de 2011 em diante) entregava 390 cavalos e até 46 kgfm.

E não parou por aí.

Compartilhando o principal motor do Eqqus, o Hyundai Genesis teve o V8 5.0 da família Tau, com injeção direta e 435 cavalos, bem como 52 kgfm.

A transmissão era sempre automática, tendo duas caixas (ZF inicialmente e Aisin depois) de seis marchas e uma de oito velocidades.

Na atualização de 2012, o Hyundai Genesis chegou de fato a ter um visual mais esportivo dada as lentes escurecidas.

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Havia uma opção de 2010, que dava ao Tau V6 4.6 uma potência de 385 cavalos sem injeção direta. Nunca teve tração nas quatro rodas nessa geração BH.

A R-Spec surgiu em 2012 com a versão V8 5.0, ostentando rodas aro 19 polegadas e um pacote mais agressivo.

Entre esse ano e o fim da primeira geração, em 2014, só tinha câmbio de oito marchas, o chamado Shiftronic.

Aqui no Brasil, o Hyundai Genesis chegou em 2012 por R$ 220 mil. O objetivo era ser o topo de linha da marca, apesar do Eqqus ter chegado na mesma época e por um preço bem superior.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Aqui, o propulsor escolhido foi o V6 3.8 de 290 cavalos.

Apesar do luxo, aqui ele foi encarado como um Hyundai apenas e as vendas não empolgaram, tanto que saiu de cena no ano seguinte.

O Azera, por sua vez, fazia bem mais sucesso por aqui.

Era vendido em nosso mercado apenas com suspensão dotadas de molas helicoidais, mas no exterior havia opção totalmente pneumática.

Hyundai Genesis – segunda geração

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Em 2015, a Hyundai revela a segunda geração do Genesis.

O sedã de luxo teve sua plataforma atualizada, como é praxe no fabricante sul-coreano.

Tendo entre eixos de 3,001 m, o Hyundai Genesis 2015 mede 4,990 m de comprimento, 1,890 m de largura e 1,480 m de altura.

A frente ficou menos fluida, porém, mais consistente. O conjunto ótico passou a ser full LED e ganhou vigias laterais nas colunas C. As lanternas ficaram menos e ganharam feixes de LED.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Os para-choques ficaram mais limpos, especialmente o traseiro, que manteve os escapes integrados, agora retangulares.

Por dentro, o Hyundai Genesis 2015 não ousou tanto e manteve o layout de multimídia com tela central ladeada por difusores de ar.

O acabamento em madeira no conjunto ficou até mais acentuado. A instrumentação analógica parecia fazer uma ligação com o passado.

No console central, até um relógio analógico “clichê” estava presente. Sem empolgar, o ambiente era o mais sóbrio possível.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Batizada de geração DH, esta vinha com opção de tração nas quatro rodas e eliminou de vez os motores MPi, mantendo as versões GDi de Lambda V6 3.3 e 3.8, assim como o V8 Tau 5.0. O 4.6 foi retirado definitivamente.

Estes agora têm 282, 315 e 425 cavalos, respectivamente. Entretanto, a Hyundai adicionou um V6 3.0 GDi de 257 cavalos.

O câmbio automático de oito marchas foi mantido sem alterações.

Virando marca

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Apesar de seguir fielmente a proposta da geração anterior, o Hyundai Genesis mais recente sofreu uma pressão maior por ainda estar ligado diretamente à marca popular.

Por fim, vendo que uma marca premium em separado teria mais poder de manobra para rivalizar com os alemães, a Hyundai criou em 2015 a marca Genesis Motor.

Oficialmente agora divisão de luxo do grupo Hyundai, ela tem um time de executivos internacionais, incluindo o designer-chefe da Kia, Peter Schreyer.

Estranhamente, o primeiro modelo não foi o próprio Hyundai Genesis, mas o G90, um modelo maior e destinado como sucessor do Equus.

Hyundai Genesis: detalhes, motores, equipamentos (das 2 gerações)

Só então, no ano seguinte, é que o modelo ex-Hyundai passou a ser denominado Genesis G80. O sedã ganhou um facelift e poucas alterações físicas.

Um irmão menor, o G70, tem como alvo os alemães A4, Série 3 e Classe C, mas o G80 manteve seu alvo nos equivalentes maiores, ficando o G90 para A8, Série 7 e Classe S.

O Hyundai Genesis Coupe teve apenas uma geração que durou oito anos e não entrou na linha da Genesis Motor, sendo eliminado em 2016.

 

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