sexta-feira, 19 de julho de 2019

Músicas nos Filmes de Pedro Almodóvar: Fase Experimental

 

Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão (1980)

Ver artigo principal: Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón

“Pepi, Luci, Bom e Outras Tipas do Grupo”/”Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão” foi baseado em sua fotonovela “Ereções Gerais”, publicada anteriormente na revista El Víbora (O Viper). Pepi, Luci, Bom… consiste em uma série de esboços vagamente ligados ao invés de uma trama completamente formada. Ele segue as aventuras dos três personagens do título: Pepi, que quer se vingar do policial corrupto que a estuprou, Luci, uma dona de casa masoquista, e Bom, uma cantora de punk rock lésbica.

 

Labirinto de Paixões (1982)

Ver artigo principal: Laberinto de pasiones

“Labirinto de paixões” é uma comédia maluca sobre identidades múltiplas, um dos assuntos favoritos de Almodóvar. O enredo segue as aventuras de dois personagens sexualmente loucos: Sexilia, uma estrela pop apropriadamente chamada de ninfomaníaca, e Riza, filho homossexual do líder de um país fictício do Oriente Médio. Seus destinos prováveis são encontrar um ao outro, superar suas orientações sexuais e viver felizes para sempre em uma ilha tropical.

Maus Hábitos (1983)

Ver artigo principal: Entre tinieblas

Em Entre tinieblas/Maus hábitos, Almodóvar propõe uma profanação do sagrado, mostrando a instituição católica convento como um recinto de adoradoras do pecado. O sagrado, como aquilo que é separado para a reverência, perde o seu lugar e se imiscui na vivência diária, tida como pecaminosa pelos ditames oficiais da Igreja Católica.

O Que Fiz Eu para Merecer Isto? (1984)

Ver artigo principal: ¿Qué he hecho yo para merecer esto?

Foi inspirado nas comédias espanholas preto e branco do final dos anos 1950 e início dos anos 1960. É um conto sobre a luta de uma dona de casa chamada Gloria e sua família desestruturada: seu marido violento que trabalha como motorista de táxi, seu filho mais velho, um traficante de drogas, o filho mais novo que vende seu corpo para os pervertidos locais, e a avó que odeia a cidade e só quer voltar para sua aldeia rural.

Matador (1986)

Ver artigo principal: Matador (filme)

“Matador” é uma história sombria e complexo que se centra na relação entre um toureiro e uma advogada criminal que só pode experimentar satisfação sexual se relacionando com o assassinato. O filme oferece o desejo como uma ponte entre a atracção sexual e a morte. Trata-se de uma das obras mais obscuras da Almodóvar.[carece de fontes]

A Lei do Desejo (1987)

Ver artigo principal: A Lei do Desejo

Em “A Lei do Desejo”, a narrativa segue três personagens principais: um diretor de cinema gay que embarca em um novo projeto, sua irmã, uma atriz transexual e um stalker reprimido assassino obsessivo. Foi o primeiro filme feito em sua própria produtora, a El Deseo, que ampliou a independência estética do diretor.

Músicas nos Filmes de Pedro Almodóvar: Fase Experimental publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário