Ambas são imprescindíveis em um automóvel, mas uma delas é usada diariamente, enquanto a outra, apenas quando há um problema. E se falharem? Então, caso seta e pisca alerta parou de funcionar, o que pode ser?
Seta e pisca alerta são muito importantes num veículo.
A primeira é chamada de repetidor ou indicador de direção, responsável por indicar aos demais motoristas, motociclistas e pedestres, do sentido em que o veículo vai virar.
Ela geralmente está junto com o conjunto ótico frontal, não necessariamente junto ao farol. Nas laterais, nos retrovisores ou para-lamas dianteiros. Na traseira, dentro das lanternas.
No caso do pisca alerta, sua função já está descrita e indica uma situação de problema com o veículo, sendo necessária sua parada no acostamento ou em lugar apropriado.
Apesar de alguns motoristas usarem o pisca alerta em frenagens fortes ou quando o trânsito para na estrada, isso é proibido, pois, o uso destina-se apenas ao carro que estiver parado.
Seta e pisca alerta parou de funcionar, o que pode ser?
Seta e pisca alerta usam o mesmo circuito elétrico, pois, ambos compartilham as luzes indicadoras de direção. Apesar disso, possuem fusíveis e relês diferentes.
Como cada um tem função específica, mas um pode interferir no funcionamento do outro. Nesse caso, um ou os dois sistemas podem parar de funcionar.
Quando geralmente ocorre o problema, as setas não funcionam, assim como o pisca alerta.
Botão do alerta
Para verificar o problema, inicialmente o recomendável é testar o botão do pisca alerta.
O motivo é que o circuito elétrico da seta passa antes pelo do alerta, assim, este com defeito, pode impedir o funcionamento dos repetidores de direção.
Note que, mesmo que eles não estejam funcionando, o painel provavelmente indicará uma luz da seta no painel como que em operação.
Por isso, é preciso estar atento. No caso, ao ligar a seta, mexa no botão do alerta para ver se o repetidor de direção volta a funcionar. Caso positivo, este botão está com problemas e precisa ser trocado.
Dependendo do carro, pode ser necessário troca o dispositivo de acionamento interno.
Relê
Se mesmo assim seta e pisca alerta não funcionam, o ideal é verificar o relê do pisca. Ele é individual, já que o alerta depende do repetidor de direção para funcionar.
Assim, se o relê da seta não estiver funcionando, nenhum dos dois atuará.
É ele que permite que a luz do pisca no painel fique acesa, mesmo com o dispositivo não funcionando na prática.
Alguns carros possuem dois relês de seta, um para cada lado de direção, mas apenas um pode queimar eventualmente, deixando o outro funcionando.
Ainda assim, é importante trocar os dois para evitar problemas na rua.
Fora isso, eles ficam no quadro de fusíveis ou na coluna de direção.
Fusível
Antes do relê, um item que pode estar queimado nas seta e pisca alerta não funcionais é o fusível de cada um deles. A queima pode indicar curto circuito ou defeito na fiação elétrica.
A troca é simples, basta verificar no painel de fusíveis, o número correspondente para seta e pisca alerta, substituindo-o (os) por novo (os) de mesma amperagem.
É importante salientar que se o fusível novo queimar imediatamente, há um curto circuito no sistema elétrico e é preciso uma assistência técnica.
Caso ocorra novo defeito após algum tempo, isso indica problemas na fiação elétrica.
Alarme
Por fim, o alarme pode não fazer seta e pisca alerta funcionarem se estiver em curto ou com mau funcionamento. Isso porque ele utiliza as mesmas lâmpadas, mas sua operação é independente do relê da seta.
Por isso, é importante verificar e providenciar o reparo apenas no alarme.
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