A guerra por potência está aberta novamente, envolvendo o segmento de carros esportivos de porte médio, no caso, os hot hatches e cupês que usam motores de quatro cilindros. A Daimler anunciou seu mais novo motor M139 2.0, que entrega nada menos que 421 cavalos. Um claro aceno para sua rival Volkswagen, que também anda escalando poder em seu EA888.
O propulsor da Mercedes-AMG vai estrear a bordo dos próximos A 45 e A 45 S, ostentando o título de quatro cilindros mais potente da história. Com potência específica acima de 210 cavalos por litro, o M139 põe lenha na fogueira de um segmento que vem experimentando raids cada vez mais agressivas em termos de cavalaria.
De acordo com a Daimler, o M139 não tem nada a ver com os propulsores anteriores do Mercedes-Benz A 45 AMG e até mesmo foi virando ao contrário, passando a ter admissão na parte frontal do carro e o turbocompressor junto ao sistema de escape atrás do bloco, perto da parede de fogo. Na imagem dá para ver que o câmbio AMG DCT deve mudar de posição também.
E nada de dois turbos para alcançar essa cifra entusiasmante, pois o M139 usa apenas um único turbocompressor twin scroll totalmente novo e feito exclusivamente para este 2.0 turbinado. Este possui um rotor de 169.000 rpm e pressão de 1,9 ou 2,1 bar, esta última no A 45 S, que é quem leva o crédito de 421 cavalos a 6.750 rpm.
Além disso, o Mercedes-AMG A 45 S terá torque de 50,8 kgfm até 5.250 rpm, enquanto o A 45 “normal” ostentará 387 cavalos e 48,8 kgfm até 5.000 rpm. A alta taxa de compressão é aliada do twin scroll para fazer o M139 alcançar níveis de força tão altos.
Outro ponto é que o novo 2.0 Turbo da AMG tem sistema de injeção eletrônica de combustível com injetores diretos na câmara de combustão para altos regimes de trabalho e bicos fixados no coletor de admissão para uma injeção indireta em baixo nível de operação.
O M139 tem ainda comandos variáveis Camtronic, câmaras de combustão de alta resistência e filtro de partículas de gasolina. A bomba d´água é elétrica, tendo gerenciamento eletrônico, enquanto o turbocompressor é resfriado por óleo, cujo radiador também tem passagem de água para seu resfriamento.
Isso demandou ainda o uso de dois grandes radiadores para resfriamento até da caixa automatizada de dupla embreagem, fora o intercooler. O processo de produção do M139 é o mesmo dos grandes V8 da AMG, com apenas um operador fazendo todo o processo (e assinando), dentro da filosofia “um homem, um motor”, algo antes exclusivo dos propulsores mais potentes da marca. E agora? Que venham os Novos VW Golf R420 e Audi RS3 Plus!
Mercedes-AMG M139 – Galeria de fotos
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